PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Seminário de Trabalho Integrativo I |
0-19275 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Práticas esportivas no contexto da Serra Catarinense. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as práticas esportivas realizadas na Serra Catarinense em seus diferentes contextos, a fim de aproximar os (as) acadêmicos (as) aos possíveis campos de atuação do profissional de Educação Física. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Estabelecer levantamento de dados acerca das práticas esportivas realizadas na Serra Catarinense; - Ressaltar as práticas esportivas realizadas em escolas da Serra Catarinense; - Destacar as práticas esportivas realizadas em academias, clubes e outros espaços na Serra Catarinense; - Possibilitar conhecimentos teórico/metodológicos inerentes a elaboração de trabalhos científicos; - Utilizar as normas básicas da ABNT nas diversas atividades acadêmicas; - Promover a aproximação dos (as) acadêmicos (as) nos possíveis campos de atuação profissional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I - 1. Práticas esportivas no contexto da Serra Catarinense. Estrutura |
16 |
2 |
UNIDADE II - 2. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos. |
10 |
3 |
UNIDADE III - 3. - Aproximação do aluno nos diferentes campos de atuação profissional |
04 |
4 |
UNIDADE IV – 4 - Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca ou internet; - Trabalho em grupo; - Seminário para socialização das buscas na biblioteca ou internet; - Saída a campo; - Produção de texto. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do relatório descritivo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Responsabilidade em relação às tarefas individuais e em grupo. - Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. - Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa |
TODAS |
x |
x |
x |
2.0 |
19/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 02 - Produção de texto (trabalho de pesquisa) |
I |
x |
x |
x |
2.0 |
13/08/2024 |
x |
27/08/2024 |
||||
Avaliação 03 – Prova escrita |
II |
x |
x |
x |
2.0 |
11/09/2024 |
|
|
||||
Avaliação 04 - Elaboração do relatório descritivo |
III |
x |
x |
x |
2.0 |
01/10/2024 |
x |
15/10/2024 |
||||
Avaliação 05 – Seminário (saída a campo) |
IV |
x |
x |
x |
2.0 |
05/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 354 p. ISBN 978-85-97-02656-6. |
|||||||||||
2 |
PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; FERNANDES, Valdir; PACHECO, Roberto C. S. Ensino, pesquisa e inovação: desenvolvendo a interdisciplinaridade. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788520455371. |
|||||||||||
3 |
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 419 p. ISBN 8573079444 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CANO, Márcio Rogério de Oliveira; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. 1 recurso online. |
|||||||||||
2 |
CARLAN, Paulo. O esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma pratica pedagógica. Ijuí: Unijuí, 2018. 1 recurso online. |
|||||||||||
3 |
MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3.ed.rev.e atual. São Paulo: Saraiva, 2008. |
|||||||||||
4 |
ROSE JUNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. |
|||||||||||
5 |
VALENTINA, Della; NATALI, Eduardo. Fundamentos históricos da educação física e do esporte. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |