Uniplac - Graduação - Educação Física - Seminário de Trabalho Integrativo I - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/2

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Seminário de Trabalho Integrativo I

0-19275

40

EMENTA

Práticas esportivas no contexto da Serra Catarinense. Estrutura e apresentação de trabalhos

científicos. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

OBJETIVO GERAL

Conhecer as práticas esportivas realizadas na Serra Catarinense em seus diferentes contextos, a fim de aproximar os (as) acadêmicos (as) aos possíveis campos de atuação do profissional de Educação Física.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estabelecer levantamento de dados acerca das práticas esportivas realizadas na Serra Catarinense; - Ressaltar as práticas esportivas realizadas em escolas da Serra Catarinense; - Destacar as práticas esportivas realizadas em academias, clubes e outros espaços na Serra Catarinense; - Possibilitar conhecimentos teórico/metodológicos inerentes a elaboração de trabalhos científicos; - Utilizar as normas básicas da ABNT nas diversas atividades acadêmicas; - Promover a aproximação dos (as) acadêmicos (as) nos possíveis campos de atuação profissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

UNIDADE I - 1. Práticas esportivas no contexto da Serra Catarinense. Estrutura
1.1 Conceitos de esporte;
1.2 Classificação dos esportes;
1.3 Práticas esportivas desenvolvidas nas escolas/clubes/academias da Região Serrana de Santa Catarina;
1.4 Atribuições/funções desempenhadas por profissionais de Educação Física nas práticas esportivas.

16

2

UNIDADE II - 2. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos.
3.1 Tipos e estrutura de trabalhos didáticos e científicos;
3.2 Estrutura do relatório descritivo.

10

3

UNIDADE III - 3. - Aproximação do aluno nos diferentes campos de atuação profissional
3.1 - Roteiro de observação;
3.2 - Problematização das observações realizadas.

04

4

UNIDADE IV – 4 - Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

10

TOTAL DE HORAS

40 h

Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca ou internet; - Trabalho em grupo; - Seminário para socialização das buscas na biblioteca ou internet; - Saída a campo; - Produção de texto.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do relatório descritivo.

HABILIDADES

- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

- Responsabilidade em relação às tarefas individuais e em grupo. - Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. - Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos.

OUTRAS

- Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa

TODAS

21/11/2024

Avaliação 02 - Produção de texto (trabalho de pesquisa)

15/08/2024

22/08/2024

Avaliação 03 – Prova escrita

12/09/2024

Avaliação 04 - Elaboração do relatório descritivo

03/10/2024

10/10/2024

Avaliação 05 – Seminário (saída a campo)

07/11/2024

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 354 p. ISBN 978-85-97-02656-6.

2

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; FERNANDES, Valdir; PACHECO, Roberto C. S. Ensino, pesquisa e inovação: desenvolvendo a interdisciplinaridade. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788520455371.

3

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 419 p. ISBN 8573079444

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CANO, Márcio Rogério de Oliveira; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. 1 recurso online.

2

CARLAN, Paulo. O esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma pratica pedagógica. Ijuí: Unijuí, 2018. 1 recurso online.

3

MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3.ed.rev.e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

4

ROSE JUNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online.

5

ALENTINA, Della; NATALI, Eduardo. Fundamentos históricos da educação física e do esporte. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura