PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Oliveira Machado Fernandes Junior |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Esportes Coletivos III (Voleibol) |
0-20329 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Aspectos metodológicos do voleibol a nível escolar e de iniciação desportiva. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os aspectos constitutivos da modalidade esportiva, com base nas dimensões teóricas e metodológicas sobre os fundamentos técnicos e táticos do voleibol, bem como sobre a sua aplicação em contextos de ensinar, organizar, coordenar e treinar a modalidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Contextualizar a construção histórica do voleibol; - Reconhecer aspectos técnicos e táticos da modalidade; - Desenvolver atividades para treinamento técnico e tático do voleibol; - Interpretar e aplicar as regras do voleibol; - Compreender os sistemas de jogo e sua utilização em diferentes situações; - Compreender e aplicar conhecimentos de arbitragem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Apresentação da Disciplina e Plano de Ensino; |
8 |
2 |
Fundamentos Técnicos: |
10 |
3 |
Fundamentos Táticos: |
10 |
4 |
Regras e Arbitragem. |
8 |
5 |
Aplicação da Atividade Prática Extraclasse. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: campeonato. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Capacidade de reconhecer aspectos metodológicos relacionados ao voleibol, diagnosticar problemas e apontar soluções para dificuldades técnicas e táticas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Desenvolver programas de treinamento de voleibol para diferentes faixas etárias. Reconhecer sistemas de jogo em todos os níveis de performance. Diagnosticar possíveis dificuldades e apontar soluções em praticantes para a melhora do desempenho. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nas atividades teóricas e práticas pertinentes a disciplina. Empenho e pró atividade nas atividades discentes. Responsabilidade. Entrega de trabalhos nos prazos previstos. Pontualidade e Assiduidade. |
|||||||||||
OUTRAS |
* Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. * A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa 01 |
6 |
x |
|
|
2 |
11/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 02 |
1 |
x |
|
|
3 |
26/08/2024 |
|
|
||||
Avaliação 03 |
2 |
x |
x |
x |
3 |
16/09/2024 |
|
|
||||
Avaliação 04 |
3 |
x |
x |
x |
2 |
28/10/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BIZZOCCHI, Carlos “Cacá”. Voleibol: a excelência na formação integral de atletas. Barueri: Manole, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788520462454. |
|||||||||||
2 |
PESSOA, André Eduardo; BERTOLLO, Mauro; CARLAN, Paulo. Voleibol. Ijuí: Unijuí, 2009. 142p. ISBN 9788574297897 |
|||||||||||
3 |
MARCHI JÚNIOR, Wanderley; CARON, Ana Elisa Guginski. Introdução ao ensino do voleibol. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2019. 287 p. ISBN 9788559729146. |
|||||||||||
4 |
PRIESS, Fernando Guilherme; GONÇALVES, Patrick da Silveira; SANTOS, Ana Paula Maurilia dos. Metodologia do voleibol. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595027053. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BORSARI, José Roberto. Voleibol: aprendizagem e treinamento : em todos os níveis um desafio constante : volei de praia, volei quarteto, futevolei, minivolei. 4.ed.ampl.e atual. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2010. 172p. ISBN 9788512362700 |
|||||||||||
2 |
SHONDELL, Don; REYNAUD, Cecile. A bíblia do treinador de voleibol. Porto Alegre: Artmed, 2008. 352 p. ISBN 9788536305349 |
|||||||||||
3 |
BOJIKIAN, João Crisóstomo Marcondes; BOJIKIAN, Luciana Perez. Ensinando voleibol. 5. ed.rev. e ampl. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2012. 134 p. ISBN 9788576553618 |
|||||||||||
4 |
BIZZOCCHI, Carlos "cacá". O voleibol de alto nível: da iniciação a competição. 4.ed.rev. e ampl. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2013. 335p. ISBN 9788520435557 |
|||||||||||
5 |
MÜLLER, Antonio José. Voleibol: desenvolvimento de jogadores. Florianópolis: Visual Books, 2009. 152p. ISBN 9788575022535 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |