Uniplac - Graduação - Educação Física - Esportes Coletivos III (Voleibol) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Oliveira Machado Fernandes Junior


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Esportes Coletivos III (Voleibol)

0-20329

2

40


EMENTA

Aspectos metodológicos do voleibol a nível escolar e de iniciação desportiva. Práticas

extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Conhecer os aspectos constitutivos da modalidade esportiva, com base nas dimensões teóricas e metodológicas sobre os fundamentos técnicos e táticos do voleibol, bem como sobre a sua aplicação em contextos de ensinar, organizar, coordenar e treinar a modalidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Contextualizar a construção histórica do voleibol; - Reconhecer aspectos técnicos e táticos da modalidade; - Desenvolver atividades para treinamento técnico e tático do voleibol; - Interpretar e aplicar as regras do voleibol; - Compreender os sistemas de jogo e sua utilização em diferentes situações; - Compreender e aplicar conhecimentos de arbitragem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Apresentação da Disciplina e Plano de Ensino;
- Contextualização da Disciplina no Currículo do Curso de Educação Física;
- História e evolução do Voleibol;
- Aprendizagem do Voleibol de Acordo com os Modelos de Iniciação Esportiva.

8

2

Fundamentos Técnicos:
- Jogos Pré-Desportivos/Iniciação ao Voleibol;
- Mini Voleibol;
- Metodologia do Ensino dos Fundamentos Técnicos (Toque, Manchete, Ataque, Bloqueio, Saque);
- Relação entre a aprendizagem do Voleibol e as Etapas do Desenvolvimento Motor.

10

3

Fundamentos Táticos:
- Sistemas de Jogo (6x0, 4x2 simples, 4x2 com infiltração, 5x1, 3x3);
- Modelos de Recepção, Posicionamentos de Ataque, Coberturas.

10

4

Regras e Arbitragem.

8

5

Aplicação da Atividade Prática Extraclasse.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: campeonato.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de reconhecer aspectos metodológicos relacionados ao voleibol, diagnosticar problemas e apontar soluções para dificuldades técnicas e táticas.

HABILIDADES

Desenvolver programas de treinamento de voleibol para diferentes faixas etárias. Reconhecer sistemas de jogo em todos os níveis de performance. Diagnosticar possíveis dificuldades e apontar soluções em praticantes para a melhora do desempenho.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades teóricas e práticas pertinentes a disciplina. Empenho e pró atividade nas atividades discentes. Responsabilidade. Entrega de trabalhos nos prazos previstos. Pontualidade e Assiduidade.

OUTRAS

* Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. * A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa 01

6

x

2

11/11/2024

Avaliação 02

1

x

3

26/08/2024

Avaliação 03

2

x

x

x

3

16/09/2024

Avaliação 04

3

x

x

x

2

28/10/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BIZZOCCHI, Carlos “Cacá”. Voleibol: a excelência na formação integral de atletas. Barueri: Manole, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788520462454.

2

PESSOA, André Eduardo; BERTOLLO, Mauro; CARLAN, Paulo. Voleibol. Ijuí: Unijuí, 2009. 142p. ISBN 9788574297897

3

MARCHI JÚNIOR, Wanderley; CARON, Ana Elisa Guginski. Introdução ao ensino do voleibol. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2019. 287 p. ISBN 9788559729146.

4

PRIESS, Fernando Guilherme; GONÇALVES, Patrick da Silveira; SANTOS, Ana Paula Maurilia dos. Metodologia do voleibol. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595027053.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BORSARI, José Roberto. Voleibol: aprendizagem e treinamento : em todos os níveis um desafio constante : volei de praia, volei quarteto, futevolei, minivolei. 4.ed.ampl.e atual. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2010. 172p. ISBN 9788512362700

2

SHONDELL, Don; REYNAUD, Cecile. A bíblia do treinador de voleibol. Porto Alegre: Artmed, 2008. 352 p. ISBN 9788536305349

3

BOJIKIAN, João Crisóstomo Marcondes; BOJIKIAN, Luciana Perez. Ensinando voleibol. 5. ed.rev. e ampl. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2012. 134 p. ISBN 9788576553618

4

BIZZOCCHI, Carlos "cacá". O voleibol de alto nível: da iniciação a competição. 4.ed.rev. e ampl. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2013. 335p. ISBN 9788520435557

5

MÜLLER, Antonio José. Voleibol: desenvolvimento de jogadores. Florianópolis: Visual Books, 2009. 152p. ISBN 9788575022535

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática