PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Oliveira Machado Fernandes Junior |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado IV |
0-20330 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estágio de observação na atuação do profissional de Educação Física que atua com gestão, cultura e lazer. Estágio de observação na atuação do professor de Educação Física na educação infantil e no ensino especial. |
OBJETIVO GERAL |
Subsidiar por meio dos fundamentos teóricos e metodológicos os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a observação e compreensão do Estágio, nos campos da gestão, cultura e lazer. Bem como nos contextos da Educação Infantil e no Ensino Especial. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos diferentes espaços de atuação no Bacharel e Licenciatura; 2. Observar, compreender e vivenciar os diferentes espaços de estágio afetos à ementa; 3. Elaborar plano/roteiro de Observação; 4. Analisar e compreender o processo desenvolvido, dialogando com os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais (dentre outras) que envolvem os diferentes processos de atuação nos campos de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Observação, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estágio de Observação da prática profissional em gestão, cultura e lazer; e na Educação Infantil e no Ensino Especial. |
6 |
2 |
Prática de Observação e Compreensão do Estágio nas áreas de gestão, cultura e lazer; e na Educação Infantil e no Ensino Especial. |
26 |
3 |
Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados da observação do Estágio. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; Saídas à Campo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Leituras e pesquisas |
1,2,3 |
x |
x |
x |
|
19/08/2024 |
|
|
||||
Avaliação 02 – Prática de Estágio |
1,2,3 |
x |
x |
x |
3 |
22/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação 03 – Relatório de Estágio |
1,2,3, |
x |
x |
x |
4 |
11/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 04 – Apresentação Oral – Seminário Final |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2 |
25/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; UNIFIEO, Centro Universitário. Desenvolvimento do pensamento crítico-criativo e os estágios curriculares na área da educação física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, p.37-43. |
|||||||||||
2 |
PALMA, Deborah Duarte et al. Gestão do esporte e lazer. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902432. |
|||||||||||
3 |
PRIESS, Fernando Guilherme et al. Educação física na educação infantil. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901459. |
|||||||||||
4 |
ALVES, Maria Luiza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani; VENDITTI JÚNIOR, Rubens (org.). Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola. Curitiba: Appris, 2019. 196 p. ISBN 978-85-473-3024-8. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
5009783 |
|||||||||||
2 |
CAYRES-SANTOS, Suziane Ungari; BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo; GONÇALVES, Patrick da Silveira. Prática pedagógica da educação física no contexto escolar. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Educação física). ISBN 9786556900629. |
|||||||||||
3 |
FALKENBACH, Atos Prinz. Inclusão: perspectivas para as áreas da educação física, saúde e educação. Jundiaí: Fontoura, 2010. 152 p. ISBN 9788587114624 |
|||||||||||
4 |
CARREIRO, Eduardo Augusto. Educação física no ensino superior: gestão da educação física e esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. 1 recurso online. ISBN 978-85-277-1956-8. |
|||||||||||
5 |
SIQUEIRA, Marco Antonio. Marketing Esportivo. São Paulo: Saraiva, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788502223837. |
|||||||||||
obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCIELO; Google Acadêmico dentre outros. |
Para a atenticação do plano de ensino |