Uniplac - Graduação - Educação Física - Estágio Supervisionado IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Oliveira Machado Fernandes Junior


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Supervisionado IV

0-20330

2

40


EMENTA

Estágio de observação na atuação do profissional de Educação Física que atua com gestão, cultura

e lazer. Estágio de observação na atuação do professor de Educação Física na educação infantil e

no ensino especial.


OBJETIVO GERAL

Subsidiar por meio dos fundamentos teóricos e metodológicos os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a observação e compreensão do Estágio, nos campos da gestão, cultura e lazer. Bem como nos contextos da Educação Infantil e no Ensino Especial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos diferentes espaços de atuação no Bacharel e Licenciatura; 2. Observar, compreender e vivenciar os diferentes espaços de estágio afetos à ementa; 3. Elaborar plano/roteiro de Observação; 4. Analisar e compreender o processo desenvolvido, dialogando com os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais (dentre outras) que envolvem os diferentes processos de atuação nos campos de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Observação, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Estágio de Observação da prática profissional em gestão, cultura e lazer; e na Educação Infantil e no Ensino Especial.
1.1 Aspectos introdutórios acerca das ações a serem realizadas nos campos de estágios.

6

2

Prática de Observação e Compreensão do Estágio nas áreas de gestão, cultura e lazer; e na Educação Infantil e no Ensino Especial.
2.1 Aspectos fundamentais a serem observados no estágio nas áreas de gestão, cultura e lazer; e na Educação Infantil e no Ensino Especial.
2.2 Observação nos diversos locais/campos de estágio;
2.3 Definição dos campos de estágio;
2.4 Organização de convênios e contratos;
2.5 Elaboração dos Roteiros de Observação;
2.6 Discussões e troca de experiências sobre os aspectos observados no estágio.

26

3

Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados da observação do Estágio.
3.1 Orientações sobre o relatório;
3.2 Entrega dos documentos e roteiro de observação;
3.2 Seminário Final – Apresentação oral/reflexiva dos Relatórios.

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; Saídas à Campo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado.

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita.

ATITUDES

Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Leituras e pesquisas

1,2,3

x

x

x

19/08/2024

Avaliação 02 – Prática de Estágio

1,2,3

x

x

x

3

22/10/2024

Avaliação 03 – Relatório de Estágio

1,2,3,

x

x

x

4

11/11/2024

Avaliação 04 – Apresentação Oral – Seminário Final

1,2,3

x

x

x

2

25/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; UNIFIEO, Centro Universitário. Desenvolvimento do pensamento crítico-criativo e os estágios curriculares na área da educação física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, p.37-43.

2

PALMA, Deborah Duarte et al. Gestão do esporte e lazer. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902432.

3

PRIESS, Fernando Guilherme et al. Educação física na educação infantil. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901459.

4

ALVES, Maria Luiza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani; VENDITTI JÚNIOR, Rubens (org.). Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola. Curitiba: Appris, 2019. 196 p. ISBN 978-85-473-3024-8.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

5009783

2

CAYRES-SANTOS, Suziane Ungari; BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo; GONÇALVES, Patrick da Silveira. Prática pedagógica da educação física no contexto escolar. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Educação física). ISBN 9786556900629.

3

FALKENBACH, Atos Prinz. Inclusão: perspectivas para as áreas da educação física, saúde e educação. Jundiaí: Fontoura, 2010. 152 p. ISBN 9788587114624

4

CARREIRO, Eduardo Augusto. Educação física no ensino superior: gestão da educação física e esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. 1 recurso online. ISBN 978-85-277-1956-8.

5

SIQUEIRA, Marco Antonio. Marketing Esportivo. São Paulo: Saraiva, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788502223837.

obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCIELO; Google Acadêmico dentre outros.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática