Uniplac - Graduação - Educação Física - Organização e Administração Desportiva - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Mara Shirley Rossi


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Organização e Administração Desportiva

0-20332

4

80


EMENTA

Estrutura organizacional e administrativa da Educação Física e dos esportes. Projetos esportivos e

recreativos. Sistemas de disputa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o

perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar os conhecimentos necessários para organizar e administrar eventos esportivos, recreativos ou de outra natureza, qualitativamente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 Apreender as formas corretas de organizar competições (torneios, campeonatos, gincanas clubes e/ou outras entidades); 2 Elaborar projetos esportivos visando a execução, a busca e a manutenção de patrocínios; 3 Compreender os vários sistemas de disputa utilizados em competições (processos eliminatórios, de rodízio, combinados, entre outros) e saber quando utilizar cada um deles; 4 Estabelecer relações e diferenciações sobre a correta utilização das diversas formas de disputa de competições; 5 Elaborar o projeto e realizar qualitativamente todas as etapas de uma competição ou evento esportivo e/ou recreativo; 6 Compreender o funcionamento das estruturas organizacionais esportivas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Planejamento e organização de projetos esportivos/recreativos

2.1 Estrutura de projetos esportivos/recreativos;
2.2 Organização e realização de evento esportivo/recreativo (torneio, campeonato, gincana, ou outro):
2.2.1 Atribuições e Formação de Comissão Central Estrutura organizacional e administrativa da Educação Física e dos Esportes.

20

2

Organizadora (CCO) e organograma;
2.2 Elaboração de regulamentos geral e técnico do evento;
2.2.3 Solenidades de abertura e encerramento;
2.2.4 Organização e realização de congresso técnico;
2.2.5 Busca de patrocínio.

20

3

Sistemas de disputa:

3.1 Torneios e campeonatos;

3.2 Processos eliminatórios:
3.2.1 Eliminatória simples;
3.2.2 Eliminatória de consolação;
3.2 3 Eliminatória bagnall wild;
3.2.4 Eliminatória dupla.

3.3 Processos de rodízio:
3.3.1 Rodízio simples;
3.3.2 Rodízio duplo;
3.3.3 Rodízio em séries/grupos;
3.3.4 Quadro de controle de competições.

3.4 Processos combinados.

3.5 Processos em escala.

3.6 Playoffs.

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX; SE; EI; TP; TG; OEER


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos devem demonstrar que adquiriram os conhecimentos básicos da disciplina através: - da participação ativa em sala de aula; - do domínio teórico/prático na apresentação de trabalhos e resolução de problemas; - da apresentação de um projeto de evento esportivo/recreativo, de acordo com as exigências técnicas; - da organização, execução e administração de um evento esportivo ou recreativo; - da elaboração de regulamentos e relatórios para o evento; - da utilização correta das diversas formas de disputa de competições.

HABILIDADES

- Capacidade de compreensão, análise e síntese; - Apresentação das atividades teórico/práticas com propriedade (utilização de termos técnicos da disciplina); - Demonstração de atitudes condizentes com o espaço universitário e de um curso de formação de profissionais; - Apresentar domínio na aplicabilidade dos conteúdos práticos da disciplina; - Organizar qualitativamente projetos, competições, chaves, tabelas, horários de jogos; - Administrar qualitativamente atividades relacionadas à área esportiva.

ATITUDES

- Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva; - Demonstração de atitudes éticas e solidárias nas relações com os seus pares; - Participação ativa nas atividades teórico/práticas realizadas; - Comprometimento com a organização e administração do evento esportivo e/ou recreativo; - Assiduidade, pontualidade e responsabilidade na entrega das atividades solicitadas; - Participação ativa nas atividades desenvolvidas.

OUTRAS

- Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. - Empreendedorismo, busca de patrocínio, participação em cursos extracurriculares. - Provas escritas; - Estudo e produção de regulamentos e relatórios; - Organização de eventos esportivos/recreativos; - Elaboração de projeto esportivo; - Busca de patrocínio; - Exercícios específicos em sala de aula; - Participação ativa nas atividades da disciplina; - Assiduidade; pontualidade; - Comprometimento e responsabilidade na entrega dos trabalhos.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1, 2, 3

x

x

x

2.0

A definir

Prova Escrita

1, 2

x

x

x

1.5

26/09/2024

x

01/10/2024

Prova Escrita 2

3

x

x

x

2.5

14/11/2024

x

19/11/2024

Elaboração de Projeto

1

x

x

x

1.0

03/09/2024

Evento Esportivo

1, 2, 3

x

x

x

2.5

A definir

Atividades em sala

1, 2, 3

x

x

x

0.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DORTA, Lurdes Oliveira. Fundamentos em técnicas de eventos. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. (Tekne). ISBN 9788582602553.

2

MATIAS, Marlene (org.). Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos: culturais, sociais e esportivos. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788520449035.

3

MALLEN, Cheryl; ADAMS, Lorne J. Gestão de eventos esportivos, recreativos e turísticos: dimensões teóricas e práticas. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520448526.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CARDIA, Wesley. Marketing esportivo e administração de arenas. São Paulo: Atlas, 2014. 1 recurso online.

2

YANES, Adriana Figueiredo. Cerimonial, protocolo e etiqueta em eventos. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online.

3

POIT, Davi Rodrigues. Organização de eventos esportivos. 4.ed. Jundiaí: D.R. Port, 2006. Número de chamada: 796.09 P756o

4

SIQUEIRA, Marco Antonio. Marketing esportivo: uma visão estratégica e atual. São Paulo: Saraiva, 2014. Número de chamada: 796.0688 S563m

5

VANCE, Patricia de Salles; NASSIF, Vânia Maria Jorge; MASTERALEXIS, Lisa Pike. Gestão de esporte: casos brasileiros e internacionais. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática