Uniplac - Graduação - Educação Física - Recreação II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Andreia Munalli Pereira Borssatto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Recreação II

0-20333

2

40


EMENTA

Elaboração de projetos e organização de eventos recreativos. Práticas extensionistas integradoras e

 

articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Aplicar conhecimentos teóricos/práticos sobre recreação nos diferentes campos de atuação do bacharel em Educação Física., incentivando a visão crítica e postura atuante dos acadêmicos ao elaborar e desenvolver projetos na área, bem como, promover condições de reflexão e desenvolvimento de atividades dessa natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Desenvolver recursos pedagógicos para o trato com o jogo e brincadeira nos campos de atuação da Educação Física. 2. Sistematizar aspectos metodológicos da Recreação. 3. Oportunizar o planejamento e gerenciamento de uma atividade com jogos e brincadeiras que envolva a comunidade acadêmica, coadunando com o processo de formação humana na perspectiva dialética que envolve o fazer o pensar sobre o fazer. 4. Identificar os contextos de intervenção profissional; 5. Demostrar conhecimentos sobre as diferentes atividades da recreação; 6. Adquirir conhecimentos referentes a organização de eventos e projetos recreativos; 7. Demonstrar atitudes positivas em relação ao meio escolhido para a execução do projeto de atividades recreativas. 8. Participar ativamente nas atividades das práticas extensionistas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação profissional
1.1. Escolas
1.2. Clubes
1.3. Parques
1.4. Festas
1.5. Hotéis, Resorts e afins
1.6. Meios de transporte
1.7. Hospitais
1.8. Asilos
1.9. Outros

14

2

Recreação e lazer para populações especiais
2.1. Idosos
2.2. Gestantes
2.3. Portadores de necessidades especiais
2.4. Outros

6

3

Eventos de recreação
3.1. Colônias de férias;
3.2. Gincanas
3.3. Torneios Esportivos
3.4. Outros.

10

4

Administração e Organização de Eventos / Empreendedorismo me Recreação
4.1. Elaboração de Projetos de Recreação
4.2. Logística e organização para realização de Eventos de Recreação
4.3. Realização de Eventos de Recreação
4.3. Feedback pós evento realizado

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

As unidades 3 e 4 estão diretamente relacionadas ao cumprimento das horas das práticas extensionistas.


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas/conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação profissional.

ATITUDES

Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de professores, participação dinâmica nas atividades práticas fazendo uso do uniforme do curso (e demais roupas/acessórios necessários).

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75%

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa - Avaliação 01

Todas

2.0

A definir

Avaliação 02

a definir

A definir

Avaliação 03

a definir

A definir

Avaliação 04

a definir

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DIAS, Cleber; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Organização de atividades de lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536513317.

2

RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521848.

3

TAKATSU, Mayra Mika. Jogos de recreação. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522122486.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRUSTOLIN, Gisela Maria; LOPES, Carolina Gontijo. Técnicas e práticas de lazer. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521893.

2

CAVALLARI, Vania Maria. Recreação em ação. 2.ed.rev.atual. e ampl. São Paulo: Icone Editora, 2011. ISBN 9788527408723.

3

GALVÃO, André Luiz Braun; SILVA, Giszele Cristiane da. Serviços logísticos: organização e montagem de eventos. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536511023.

4

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 6.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2000. 164 p. (Coleção Fazer/lazer) 20383 ISBN 853080351-5

5

WAICHMAN, Pablo; GALLARDO, Jorge Peres. Tempo livre e recreação: um desafio pedagógico. 4. ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 158 p. (Coleção Fazer/lazer) ISBN 853080482-1

6

FERREIRA, Vanja. Educação física: recreação, jogos e desportos. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2010. 80 p. ISBN 8573322322.

7

MATIAS, Marlene (org.). Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos: culturais, sociais e esportivos. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788520449035.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática