PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
PROFESSOR |
Cristina Sutil |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Educação Física Adaptada |
0-18050 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Tipos de deficiências. Atividades físicas e desportivas adaptadas. Adaptação de materiais e espaço físico. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar conhecimentos de Educação Física Adaptada apresentando subsídios técnicos-pedagógicos para o desenvolvimento de atividades físicas, esportivas e de lazer de pessoas com deficiência no âmbito do ensino especial e inclusivo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a necessidade das atividades físicas para as pessoas com deficiência como componente de Qualidade de Vida; - Conhecer conceitos básicos, objetivos e os contextos da Educação Física Adaptada; - Reconhecer os recursos materiais, humanos e pedagógicos existentes no contexto da Educação Física Adaptada; - Reconhecer as causas e as características básicas associadas às deficiências física, intelectual, auditiva visual e múltipla; - Reconhecer os equipamentos e os espaços físicos implementados no âmbito do ensino especial e do ensino inclusivo; - Programar atividades físicas esportivas, recreativas e educacionais para pessoas com deficiências. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Histórico. Conceitos e objetivos da Educação Física Adaptada. |
06 |
2 |
Recursos materiais, humanos e pedagógicos. |
08 |
3 |
Causas e as características básicas da DF, DI, DA e DV. |
06 |
4 |
Causas e características básicas das deficiências e ou incapacidades temporárias. |
06 |
5 |
Processos inclusivos no contexto da Educação Física. |
08 |
6 |
Implementação de equipamentos e espaço. Programa de atividades físicas adaptadas. |
06 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Disciplina com atividades de extensão e com carga horária extraclasse |
Estratégias:Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aulas Expositiva e Expositiva-dialogada; Dinâmicas de grupo envolvendo: Perguntadores e Respondentes sobre assuntos relacionados ao conteúdo programático; Vivências práticas n campus; Vivências de extensão; Leitura indicada e leitura por interesse com estudo dirigido; Estudos de caso: Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Utilização de recursos audiovisuais; Criação de material audiovisual para apresentação; Mapa conceitual; Trabalho com apresentação em grupos e apresentação de materiais alternativos; Prova individual modelo ENADE; Planejamento e Execução do VII Seminário de Educação Física Adaptada e participação com atividades práticas em oficinas no XII Seminário de Inclusão através da Associação dos Deficientes visuais-ADEVIPS. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdo a serem trabalhados durante o semestre. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01: Trabalho em grupos: Vivências |
1,4,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Projeto: VII Seminário de Educação Física Adaptada |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03-Trabalho em grupos: Apresentação com recurso audiovisual e exposição de materiais alternativos |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 – Prova individual |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Educação física inclusiva e esportes adaptados. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Educação física). ISBN 9786556900612. |
|||||||||||
2 |
CANALES, Lindsay K; LYTLE, Rebecca K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520444993. |
|||||||||||
3 |
SILVA, Juliano Vieira da. Educação física adaptada. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026414. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ARAÚJO, Paulo Ferreira. Desporto adaptado no Brasil. São Paulo: Phorte, 2011. Número de chamada: 796.0456 A658d |
|||||||||||
2 |
GREGUOL, Márcia; COSTA, Roberto Fernandes da. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 3.ed.rev. e ampl. São Paulo: Manole, 2013. |
|||||||||||
3 |
MAZINI FILHO, Mauro Lúcio et al. Grupos especiais: prescrição de exercício físico: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. 1 recurso online. ISBN 9786557830420. |
|||||||||||
4 |
ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. |
|||||||||||
5 |
VENDITTI JÚNIOR, Rubens. Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola . Appris, 2019. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |