Uniplac - Graduação - Educação Física - Educação Física Adaptada - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Cristina Sutil


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Educação Física Adaptada

0-18050

2

40


EMENTA

Tipos de deficiências. Atividades físicas e desportivas adaptadas. Adaptação de materiais e espaço físico.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar conhecimentos de Educação Física Adaptada apresentando subsídios técnicos-pedagógicos para o desenvolvimento de atividades físicas, esportivas e de lazer de pessoas com deficiência no âmbito do ensino especial e inclusivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a necessidade das atividades físicas para as pessoas com deficiência como componente de Qualidade de Vida; - Conhecer conceitos básicos, objetivos e os contextos da Educação Física Adaptada; - Reconhecer os recursos materiais, humanos e pedagógicos existentes no contexto da Educação Física Adaptada; - Reconhecer as causas e as características básicas associadas às deficiências física, intelectual, auditiva visual e múltipla; - Reconhecer os equipamentos e os espaços físicos implementados no âmbito do ensino especial e do ensino inclusivo; - Programar atividades físicas esportivas, recreativas e educacionais para pessoas com deficiências.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Histórico. Conceitos e objetivos da Educação Física Adaptada.

06

2

Recursos materiais, humanos e pedagógicos.

08

3

Causas e as características básicas da DF, DI, DA e DV.

06

4

Causas e características básicas das deficiências e ou incapacidades temporárias.

06

5

Processos inclusivos no contexto da Educação Física.

08

6

Implementação de equipamentos e espaço. Programa de atividades físicas adaptadas.

06

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Disciplina com atividades de extensão e com carga horária extraclasse


Estratégias:Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aulas Expositiva e Expositiva-dialogada; Dinâmicas de grupo envolvendo: Perguntadores e Respondentes sobre assuntos relacionados ao conteúdo programático; Vivências práticas n campus; Vivências de extensão; Leitura indicada e leitura por interesse com estudo dirigido; Estudos de caso: Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Utilização de recursos audiovisuais; Criação de material audiovisual para apresentação; Mapa conceitual; Trabalho com apresentação em grupos e apresentação de materiais alternativos; Prova individual modelo ENADE; Planejamento e Execução do VII Seminário de Educação Física Adaptada e participação com atividades práticas em oficinas no XII Seminário de Inclusão através da Associação dos Deficientes visuais-ADEVIPS.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdo a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF.

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01: Trabalho em grupos: Vivências

1,4,6

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 02 – Projeto: VII Seminário de Educação Física Adaptada

4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 03-Trabalho em grupos: Apresentação com recurso audiovisual e exposição de materiais alternativos

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04 – Prova individual

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Educação física inclusiva e esportes adaptados. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Educação física). ISBN 9786556900612.

2

CANALES, Lindsay K; LYTLE, Rebecca K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520444993.

3

SILVA, Juliano Vieira da. Educação física adaptada. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026414.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARAÚJO, Paulo Ferreira. Desporto adaptado no Brasil. São Paulo: Phorte, 2011. Número de chamada: 796.0456 A658d

2

GREGUOL, Márcia; COSTA, Roberto Fernandes da. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 3.ed.rev. e ampl. São Paulo: Manole, 2013.

3

MAZINI FILHO, Mauro Lúcio et al. Grupos especiais: prescrição de exercício físico: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. 1 recurso online. ISBN 9786557830420.

4

ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online.

5

VENDITTI JÚNIOR, Rubens. Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola . Appris, 2019.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática