PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
PROFESSOR |
Paulo Roberto Alves Falk |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Handebol |
0-18047 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fundamentos Técnicos/Táticos e aspectos metodológicos do Handebol. Arbitragem. |
OBJETIVO GERAL |
Abordar e analisar os aspectos sobre a história, os conceitos e os métodos de treinamento do Handebol. Explorar os fundamentos do Handebol e estimular o seu aperfeiçoamento técnico. Desenvolver no graduando a formação necessária para se desenvolver dentro da modalidade acerca das táticas e das técnicas do Handebol. Promover o entendimento das regras, bem como das teorias atuais sobre estratégia e treinamentos do esporte de alto rendimento. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer a origem do Handebol e sua evolução ao longo do tempo. Reconhecer as alternativas do Handebol e o seu mercado de trabalho, nas possibilidades de treinamento, condicionamento e recuperação de atletas. Explorar os fundamentos do jogo nas dimensões esportivas de iniciação, lazer e rendimento. Proporcionar o diálogo e prática na construção de métodos que proporcionem o desenvolvimento de atletas, equipes e da modalidade de Handebol. Debater e aplicar exercícios e atividades relacionadas ao desenvolvimento dos fundamentos que constituem o esporte coletivo, especificamente do Handebol. Reconhecer os sistemas táticos básicos e as movimentações ofensivas e defensivas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Conceitos |
4 |
2 |
1. Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do handebol. |
36 |
3 |
3. Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do handebol. |
10 |
4 |
4. Regras e arbitragem. |
10 |
5 |
5. Orientação sobre planejamento e organização de eventos de handebol. |
12 |
6 |
Aplicação da Atividade Prática Extraclasse - Planejamento e organização de eventos e/ou treinamentos de equipes de handebol. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio e compreensão dos métodos de treinamento de equipes de Handebol Assimilar conhecimentos organizacionais para formar uma equipe responsável pelo treinamento de equipes de Handebol. Obter os atributos necessários e amplos para o sucesso na área. Ter consciência sobre a responsabilidade na formação de futuros atletas e talentos do Handebol. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Relacionar atividades que auxiliem o desenvolvimento de habilidades e fundamentos do Handebol Identificar e vivenciar os fundamentos e regras do handebol e suas aplicabilidades. Aplicar treinamentos integrados dos aspectos físicos, técnicos e táticos do Handebol. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Abertura ao diálogo e discussão. Participação efetiva em Seminários. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova teórica I |
1,2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalho Teórico-Prático |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Prática I |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Prática II |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SANTOS, Rogério dos. Handebol: 1000 exercícios. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2007. 347 p. ISBN 8573320397 |
|||||||||||
2 |
SIMÕES, Antonio Carlos. Handebol defensivo: conceitos técnicos e táticos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2008. 254 p. ISBN 9788576550570. |
|||||||||||
3 |
FRANKE, Rodrigo de Azevedo. Metodologia do handebol. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026735. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GRECO, Pablo Juan. Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. Barueri: Phorte Editora Ltda, 2012. 356p. ISBN 9788576553410 |
|||||||||||
2 |
SANTOS, ANA LÚCIA PADRÃO DOS. MANUAL DE MINIHANDEBOL : PROGRAMA DE INICIAÇÃO AO HANDEBOL PARA CRIANÇAS ENTRE 6 E 10 ANOS. PHORTE 2003 |
|||||||||||
3 |
DUBLASIEVICZ;RICARDO MARIANO. Atividades Recreativas para Aprendizado do Handebol na Escola. Sprint |
|||||||||||
4 |
MANUAL DE HANDEBOL : TREINAMENTO DE BASE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. PHORTE 2002 |
|||||||||||
5 |
SILVA, Marco Antônio F. da. Handebol: regras ilustradas, técnicas e táticas. São Paulo: Editora Tecnoprint S/a, 1983. 143 p. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |