Uniplac - Graduação - Educação Física - Handebol - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Paulo Roberto Alves Falk


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Handebol

0-18047

4

80


EMENTA

Fundamentos Técnicos/Táticos e aspectos metodológicos do Handebol. Arbitragem.


OBJETIVO GERAL

Abordar e analisar os aspectos sobre a história, os conceitos e os métodos de treinamento do Handebol. Explorar os fundamentos do Handebol e estimular o seu aperfeiçoamento técnico. Desenvolver no graduando a formação necessária para se desenvolver dentro da modalidade acerca das táticas e das técnicas do Handebol. Promover o entendimento das regras, bem como das teorias atuais sobre estratégia e treinamentos do esporte de alto rendimento. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a origem do Handebol e sua evolução ao longo do tempo. Reconhecer as alternativas do Handebol e o seu mercado de trabalho, nas possibilidades de treinamento, condicionamento e recuperação de atletas. Explorar os fundamentos do jogo nas dimensões esportivas de iniciação, lazer e rendimento. Proporcionar o diálogo e prática na construção de métodos que proporcionem o desenvolvimento de atletas, equipes e da modalidade de Handebol. Debater e aplicar exercícios e atividades relacionadas ao desenvolvimento dos fundamentos que constituem o esporte coletivo, especificamente do Handebol. Reconhecer os sistemas táticos básicos e as movimentações ofensivas e defensivas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Conceitos
1.1 Histórico: apresentação, origem, evoluções.

4

2

1. Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do handebol.
1.1 Posição Base.
1.2 Apreensão da bola.
1.3 Recepção.
1.4 Progressões.
1.5 Passes.
1.6 Arremessos
1.7 Fintas
1.8 Treinamento de atletas de Desportos Coletivos - Handebol

36

3

3. Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do handebol.
3.1 Movimentos básicos de defesa e ataque.
3.2 Sistema de jogo ofensivos e defensivos.
3.3 Planejamento de treinos.

10

4

4. Regras e arbitragem.
4.1 Regras Oficiais.
4.2 Confecção de súmulas.
4.3 Noção de arbitragem.

10

5

5. Orientação sobre planejamento e organização de eventos de handebol.

12

6

Aplicação da Atividade Prática Extraclasse - Planejamento e organização de eventos e/ou treinamentos de equipes de handebol.

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio e compreensão dos métodos de treinamento de equipes de Handebol Assimilar conhecimentos organizacionais para formar uma equipe responsável pelo treinamento de equipes de Handebol. Obter os atributos necessários e amplos para o sucesso na área. Ter consciência sobre a responsabilidade na formação de futuros atletas e talentos do Handebol.

HABILIDADES

Relacionar atividades que auxiliem o desenvolvimento de habilidades e fundamentos do Handebol Identificar e vivenciar os fundamentos e regras do handebol e suas aplicabilidades. Aplicar treinamentos integrados dos aspectos físicos, técnicos e táticos do Handebol. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos.

ATITUDES

Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas.

OUTRAS

Abertura ao diálogo e discussão. Participação efetiva em Seminários.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

todas

x

x

x

2.0

A definir

Prova teórica I

1,2

2.0

A definir

x

A definir

Trabalho Teórico-Prático

1,2,3,4

x

x

x

2.0

A definir

Prova Prática I

2,3

x

x

x

2.0

A definir

Prova Prática II

todas

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SANTOS, Rogério dos. Handebol: 1000 exercícios. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2007. 347 p. ISBN 8573320397

2

SIMÕES, Antonio Carlos. Handebol defensivo: conceitos técnicos e táticos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2008. 254 p. ISBN 9788576550570.

3

FRANKE, Rodrigo de Azevedo. Metodologia do handebol. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026735.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GRECO, Pablo Juan. Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. Barueri: Phorte Editora Ltda, 2012. 356p. ISBN 9788576553410

2

SANTOS, ANA LÚCIA PADRÃO DOS. MANUAL DE MINIHANDEBOL : PROGRAMA DE INICIAÇÃO AO HANDEBOL PARA CRIANÇAS ENTRE 6 E 10 ANOS. PHORTE 2003

3

DUBLASIEVICZ;RICARDO MARIANO. Atividades Recreativas para Aprendizado do Handebol na Escola. Sprint

4

MANUAL DE HANDEBOL : TREINAMENTO DE BASE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. PHORTE 2002

5

SILVA, Marco Antônio F. da. Handebol: regras ilustradas, técnicas e táticas. São Paulo: Editora Tecnoprint S/a, 1983. 143 p.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática