PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
PROFESSOR |
Mara Shirley Rossi |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado IV |
0-18059 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estágio de prática profissional nas instituições de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Fundamentar teórico-metodologicamente os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a compreensão e vivências de Estágio no campo da reabilitação e manutenção da saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto às instituições de saúde; 2. Vivenciar/intervir nos diferentes espaços de estágio (clínicas, postos de saúde, hospitais, entre outros), a partir da observação e contextualização da realidade em questão; 3. Elaborar plano de trabalho/intervenção; 4. Avaliar o processo desenvolvido, tendo como base os referenciais teórico-práticos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais que envolvem o processo de atuação no campo de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Estágio, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estágio de prática profissional em Educação Física na área da reabilitação e manutenção da saúde. |
02 |
2 |
Prática de Estágio em Instituições de saúde. |
34 |
3 |
Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados do Estágio. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; |
|||||||||||
HABILIDADES |
Boa atuação na intervenção, condizente com as necessidades do público de estágio, oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Elaboração Referencial Teórico |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Plano de Trabalho de Estágio |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prática de Estágio |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório de Estágio |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminário Final |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003 |
|||||||||||
2 |
PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598. |
|||||||||||
3 |
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática@p0 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 200 p. ISBN 9788524918872. |
|||||||||||
4 |
ORSINI, Marcos. Reabilitação nas doenças neuromusculares: abordagem interdisciplinar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 1 recurso online. ISBN 978-85-277-2179-0. |
|||||||||||
5 |
SCHENKMAN, Margaret L et al. Neurociência clínica e reabilitação. Barueri: Manole, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788520452059. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GAIO, Roberta. Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2008. |
|||||||||||
2 |
LIEBENSON, Craig. Treinamento funcional na prática desportiva e reabilitação neuromuscular. Porto Alegre: ArtMed, 2017. (Recurso online) |
|||||||||||
3 |
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019 |
|||||||||||
4 |
MAGEE, David J.; ZACHAZEWSKI, James E.; QUILLE, William S. Prática da reabilitação musculoesquelética princípios e fundamentos científicos. São Paulo: Manole, 2013. (Recurso online) |
|||||||||||
5 |
MIRANDA, S.; ABRANTES, F. Ginástica para gestantes. Rio de Janeiro: Sprint, 2010. (Recurso online) |
|||||||||||
6 |
ORSINI, Marcos. Reabilitação nas doenças neuromusculares abordagem interdisciplinar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. (Recurso online) |
|||||||||||
7 |
SPENCE, J. David. Acidente vascular cerebral prevenção, tratamento e reabilitação. Porto Alegre: AMGH, 2013 (Recurso online) |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |