PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
PROFESSOR |
Paulo Roberto Alves Falk |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Futsal |
0-18060 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fundamentos Técnicos/Táticos e aspectos metodológicos do Futsal. Arbitragem. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao futuro profissional um conhecimento abrangente sobre o futsal possibilitando sua atuação na iniciação esportiva refletindo sobre as dimensões sociais do futsal, bem como estimular a prática da modalidade consciente e espontânea, utilizando métodos de ensinos apropriados nas aulas de Educação Física, iniciação esportiva, em categorias de base ou no futsal profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Conhecer o histórico, origem e evolução do futsal. 2- Assimilar os elementos físicos, técnicos e as estatísticas que trazem embasamento às práticas do futsal no Brasil e no mundo. 3- Assimilar os elementos táticos, psicológicos que trazem embasamento às práticas do futsal no Brasil e no mundo. Aplicar os sistemas de jogo e os esquemas táticos em relação aos oponentes estabelecendo estratégias e conceitos de jogo. 4- Apresentar conhecimento sobre as regras do jogo, arbitragem, e preenchimento de súmulas; entender e aplicar o planejamento e organização de uma equipe de futsal, seja na iniciação esportiva, em escolinhas ou em equipes de rendimento; 5- Conhecer o mercado de trabalho do futsal e suas ramificações, como gerenciamento de equipes, programas de treinamento de atletas de futsal em academias, reabilitação de atletas e escolinhas de futsal. 6- Apresentar conhecimento sobre a organização de eventos esportivos de futsal |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Conceitos 1.1 Histórico: apresentação, origem, evoluções. |
02 |
2 |
2.1 Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do futsal. |
18 |
3 |
3 Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do futsal. |
28 |
4 |
4. Regras e arbitragem. |
08 |
5 |
5. O mercado de trabalho no futsal e as possibilidades de atuação. |
4 |
6 |
1. Organização e eventos |
12 |
7 |
Aplicação da Atividade Prática Extraclasse |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio e compreensão dos métodos de treinamento de equipes de futsal. Assimilar conhecimentos organizacionais para formar uma equipe responsável pela gestão de equipes. Obter os atributos necessários e amplos para o sucesso na área. Ter consciência sobre a responsabilidade na formação de futuros atletas e talentos do futsal. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Relacionar atividades que auxiliem o desenvolvimento de habilidades e fundamentos do futsal. Identificar e vivenciar os fundamentos e regras do futsal e suas aplicabilidades. Aplicar treinamentos integrados dos aspectos físicos, técnicos e táticos do futsal. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Abertura ao diálogo e discussão. Participação efetiva em Seminários, cursos e congressos para atualização do conhecimento. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa 01 |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Prova Teórica I |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – Prova Prática I |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 - Prova Teórica II |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 05 – Prova Prática II |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BELLO JÚNIOR, Nicolino. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1998. 170 p. 13993 ISBN 857332047-8 |
|||||||||||
2 |
COSTA, Claiton Frazzon. Futsal: aprenda a ensinar. Florianópolis: Visual Books, 2003. 134 p. ISBN 857502131-1 |
|||||||||||
3 |
APOLO, Alexandre. Futsal: metodologia e didática na aprendizagem. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2004. 134 p. ISBN 858670276-5 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
: ROGÉRIO MELO • LEONARDO MELO. ENSINANDO FUTSAL. 1a. SPRINT 2006 |
|||||||||||
2 |
SANTANA, Wilton Carlos de; REIS, Heloisa Helena Baldy dos. Futsal Feminino: perfil e implicações pedagógicas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, p.45-50. |
|||||||||||
3 |
SANTOS FILHO, José Laudier Antunes dos. Manual de futsal. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1998. 235 p. 13881 ISBN 857332063X |
|||||||||||
4 |
FERREIRA, Ricardo Lucena. Futsal e a iniciação. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1998. 103 p. 13882 ISBN 8585031751 |
|||||||||||
5 |
FONSECA, Gerard Maurício. Futsal: Treinamento para goleiros. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2001. 177 p. 23837 ISBN 8573320680 |
|||||||||||
6 |
GONÇALVES, Patrick da Silveira. Metodologia do futebol e do futsal. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028753. |
|||||||||||
7 |
POLITO, Luis Felipe Tubagi; FIGUEIRA JUNIOR, Aylton José; BRANDÃO, Maria Regina Ferreira. Manual de treinamento do futsal contemporâneo. Barueri: Manole, 2019. 1 recurso online. ISBN 9786555768527. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |