Uniplac - Graduação - Educação Física - Seminário de Trabalho Integrativo II - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/2

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Seminário de Trabalho Integrativo II

4

80

EMENTA

Campos emergentes de atuação do profissional de Educação Física. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

OBJETIVO GERAL

Realizar levantamento, análise e caracterização de campos emergentes de atuação do profissional de Educação Física, visando à realização da pesquisa e a elaboração do artigo científico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Realizar a coleta e a análise de dados da pesquisa; - Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados à elaboração do artigo científico; - Elaborar o artigo científico na área de intervenção do profissional de Educação Física, visando a produção e socialização do conhecimento; - Utilizar as normas da ABNT para elaboração do artigo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

UNIDADE I – 1. Continuação da pesquisa (Desenvolvimento da pesquisa).
1.1. Elaboração do referencial teórico;
1.2. Coleta de dados da pesquisa;
1.3. Análise de dados da pesquisa;
1.4. Escrita do relatório da pesquisa.1.

40

2

UNIDADE II – 2 - Artigo científico.
2.1 Estrutura de artigo científico;
2.2 Elaboração do artigo científico.

28

3

UNIDADE III - Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.
3.1 Formatação do artigo científico.

12

TOTAL DE HORAS

80 h

Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Saída a campo; - Produção de textos; - Trabalho de pesquisa na internet e/ou na biblioteca; - Trabalho Integrado e em Grupo; - Estudo de Texto; - Aula em Laboratório.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Produção de textos referentes a elaboração do referencial teórico, coleta e análise dos dados da pesquisa. Elaboração do artigo científico.

HABILIDADES

- Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; - Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

- Compreensão e utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração do projeto de pesquisa; - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega das etapas do projeto/artigo.

OUTRAS

- Submissão do projeto de pesquisa ao CEP da UNIPLAC. - Apresentação do trabalho na Mostra Científica.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação 01 - Avaliação Integrativa

TODAS

19/11/2024

Avaliação 02 - Elaboração do Referencial teórico

06/08/2024

Avaliação 03 - Coleta e análise de dados

03/09/2024

10/09/2024

Avaliação 05 – Elaboração do artigo científico

II e III

08/10/2024

05/11/2024

Avaliação 06 - formatação de acordo com as normas da ABNT

II e III

19/11/2024

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 419 p. ISBN 8573079444

2

PEREIRA, Júlio Cesar Rodrigues. Análise de dados qualitativos: estrtégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp editora, 2004. 151 p. ISBN 8531405238

3

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamento da Metodologia Cientifica. 7. São Paulo Atlas 2011

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MARCONI, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações.... 6.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2001.

2

BARBANTI, Valdir José; BENTO, Jorge Olímpio; MARQUES, Antônio Teixeira; AMADIO, Alberto Carlos. Esporte e atividade física: interação entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2002.

3

COÊLHO, Ronaldo Sérgio de Araújo. ABC do trabalho acadêmico e científico. Curitiba: Editora Juruá, 2012.

4

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2010.

5

SAMPIERI, Roberto Hernández. Metodologia da pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2013.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura