Uniplac - Graduação - Enfermagem - Enfermagem em Saúde Coletiva (DI) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem - Bacharelado Par042/22

PROFESSOR

Silvia Regina Moraes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Enfermagem em Saúde Coletiva (DI)

0-19278

2

40


EMENTA

Políticas públicas de saúde.  Reforma Sanitária. Sistema Único de Saúde. Condições ambientais e sanitárias.


OBJETIVO GERAL

- Compreender a natureza humana na dimensão biológica, social e política relacionando aspectos de Saúde;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar formas de organização social, e os modos de sobrevivência, a partir de aspectos históricos, sociais e políticos; - Favorecer o processo de integração da realidade social com o contexto profissional; - Conhecer a história das políticas públicas de saúde e o contexto da assistência à saúde na região serrana; - Reconhecer a determinação das relações das políticas públicas nas condições de saúde e doença da população. - Identificar os condicionantes e determinantes biológicos ambientais, sociais, políticos e culturais das necessidades de saúde. - Reconhecer-se como ser humano susceptível aos determinantes do processo saúde doença;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do plano de ensino e proposta de trabalho.
Conceituação política e políticas públicas de saúde.

4

2

- Políticas Públicas de saúde:
a. Período pré 30: anterior à reforma Carlos Chagas;
b. Período de 30 a 50: Era de Vargas;
c Período Desenvolvimentista: anos 50 e 60;
d. A Saúde nos vinte anos de ditadura;
e. O Período da Nova República: a luta pela Reforma Sanitária

10

3

- Política do Sistema Único de Saúde/SUS;
- Política do Agente Comunitário de Saúde/ACS;
- Política da Estratégia Saúde da Família/ESF.

10

4

- Políticas Públicas de Saúde na Atenção Básica:
- Política de atenção à saúde da criança e adolescente.
- Política de atenção à saúde da mulher.
- Política de atenção à saúde do homem.
- Política de atenção à saúde do idoso.

10

5

- Saneamento básico e ambiental e suas relações com a saúde.

6

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliações escritas, nos debates em aula, nos trabalhos em grupo e seminário.

HABILIDADES

Escrita utilizando ideias e conceitos utilizados na disciplina. Clareza conceitual. Argumentação bem desenvolvida utilizando os conhecimentos trabalhados na disciplina. Articulação dos conhecimentos trabalhados na disciplina com outros conhecimentos.

ATITUDES

Serão avaliados a assiduidade, pontualidade, responsabilidade, participação nas aulas, tanto voluntariamente como quando solicitado pelo professor, Participação durante as Atividades com equilíbrio emocional em situações difíceis, respeito com todos os quais se relaciona e postura ética.

OUTRAS

Participação e presença/assiduidade

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação I

1 e 2

2

27/08/2024

x

17/09/2024

Avaliação II

3

2.0

05/11/2024

x

19/11/2024

Avaliação III- Seminário

4

3

26/11/2024

Avaliação IV - participação, entrega trabalho em dia

todas

2

26/11/2024

Avaliação Integrativa

tidas

1

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CZERESNIA, Dina. Promoção da saúde : conceitos, reflexões, tendências. Fundação Instituto Osvaldo Cruz ISBN 8575410245

2

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Reflexões sobre a construção do Sistema Único de Saúde (SUS): um modo singular de produzir política pública. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.26, n.87 , p. 132-146, set. 2006.

3

SANTOS, Elizabeth Moreira dos; NATAL, Sonia. Dimensão sócio-histórica: unidades didático-pedagógicas : políticas públicas de saúde atitude social em avaliação. Rio de Janeiro: Abrasco, 2005. 159 p. (Série Ensinando Avaliação)


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Maria Fátima de. A cor-agem do PSF. São Paulo: Editora Hucitec, 2001. 127 p. (Saúde em Debate) ISBN 852710577-2 Número de Chamada: 614.58981 S729c

2

PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005. 842 p. (Coleção Ambiental) ISBN 8520421881

3

SANTOS, Elizabeth Moreira dos(ORG.)NATAL, Sonia(ORG.). Dimensão sócio-histórica : unidades didático-pedagógicas : políticas públicas de saúde atitude social em avaliação. v.1. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2005.

4

TARRIDE, Mário Iván. Saúde pública: uma complexidade anunciada. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1998.

5

RAIBNITZ, Kenya Schimidt, HORR, Lidvina e SOUZA, Maria de Lourdes de (Org). As Políticas de Educação e de Saúde e a Enfermagem. Módulo 2. Florianópolis: UFSC, 1999.

obs:

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