PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Silvia Regina Moraes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Enfermagem em Saúde Coletiva (DI) |
0-19278 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Políticas públicas de saúde. Reforma Sanitária. Sistema Único de Saúde. Condições ambientais e sanitárias. |
OBJETIVO GERAL |
- Compreender a natureza humana na dimensão biológica, social e política relacionando aspectos de Saúde; |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar formas de organização social, e os modos de sobrevivência, a partir de aspectos históricos, sociais e políticos; - Favorecer o processo de integração da realidade social com o contexto profissional; - Conhecer a história das políticas públicas de saúde e o contexto da assistência à saúde na região serrana; - Reconhecer a determinação das relações das políticas públicas nas condições de saúde e doença da população. - Identificar os condicionantes e determinantes biológicos ambientais, sociais, políticos e culturais das necessidades de saúde. - Reconhecer-se como ser humano susceptível aos determinantes do processo saúde doença; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino e proposta de trabalho. |
4 |
2 |
- Políticas Públicas de saúde: |
10 |
3 |
- Política do Sistema Único de Saúde/SUS; |
10 |
4 |
- Políticas Públicas de Saúde na Atenção Básica: |
10 |
5 |
- Saneamento básico e ambiental e suas relações com a saúde. |
6 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações escritas, nos debates em aula, nos trabalhos em grupo e seminário. |
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HABILIDADES |
Escrita utilizando ideias e conceitos utilizados na disciplina. Clareza conceitual. Argumentação bem desenvolvida utilizando os conhecimentos trabalhados na disciplina. Articulação dos conhecimentos trabalhados na disciplina com outros conhecimentos. |
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ATITUDES |
Serão avaliados a assiduidade, pontualidade, responsabilidade, participação nas aulas, tanto voluntariamente como quando solicitado pelo professor, Participação durante as Atividades com equilíbrio emocional em situações difíceis, respeito com todos os quais se relaciona e postura ética. |
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OUTRAS |
Participação e presença/assiduidade |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação I |
1 e 2 |
|
|
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2 |
27/08/2024 |
x |
17/09/2024 |
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Avaliação II |
3 |
|
|
|
2.0 |
05/11/2024 |
x |
19/11/2024 |
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Avaliação III- Seminário |
4 |
|
|
|
3 |
26/11/2024 |
|
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Avaliação IV - participação, entrega trabalho em dia |
todas |
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2 |
26/11/2024 |
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Avaliação Integrativa |
tidas |
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1 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CZERESNIA, Dina. Promoção da saúde : conceitos, reflexões, tendências. Fundação Instituto Osvaldo Cruz ISBN 8575410245 |
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2 |
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Reflexões sobre a construção do Sistema Único de Saúde (SUS): um modo singular de produzir política pública. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.26, n.87 , p. 132-146, set. 2006. |
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3 |
SANTOS, Elizabeth Moreira dos; NATAL, Sonia. Dimensão sócio-histórica: unidades didático-pedagógicas : políticas públicas de saúde atitude social em avaliação. Rio de Janeiro: Abrasco, 2005. 159 p. (Série Ensinando Avaliação) |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Maria Fátima de. A cor-agem do PSF. São Paulo: Editora Hucitec, 2001. 127 p. (Saúde em Debate) ISBN 852710577-2 Número de Chamada: 614.58981 S729c |
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2 |
PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005. 842 p. (Coleção Ambiental) ISBN 8520421881 |
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3 |
SANTOS, Elizabeth Moreira dos(ORG.)NATAL, Sonia(ORG.). Dimensão sócio-histórica : unidades didático-pedagógicas : políticas públicas de saúde atitude social em avaliação. v.1. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2005. |
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4 |
TARRIDE, Mário Iván. Saúde pública: uma complexidade anunciada. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1998. |
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5 |
RAIBNITZ, Kenya Schimidt, HORR, Lidvina e SOUZA, Maria de Lourdes de (Org). As Políticas de Educação e de Saúde e a Enfermagem. Módulo 2. Florianópolis: UFSC, 1999. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |