PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Daianne Machado Barboza |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fisiologia Humana |
0-19279 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Organização funcional do corpo humano, sistema muscular, sensorial, nervoso, cardíaco, circulatório, linfático, respiratório, renal, digestivo, endócrino e reprodutor. Interrelacionando as variações da normalidade e patologias, de forma a possibilitar a fundamentação de uma visão sistêmica e global do ser humano pelo profissional enfermeiro. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao discente, o reconhecimento dos princípios fundamentais de manutenção da homeostasia e funcionamento dos sistemas orgânicos, bem como e sua aplicação na área da enfermagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar os princípios de integração no sistema orgânico e principais mecanismos de ajustes; Identificar os principais fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam a homeostase; Descrever os principais mecanismos de transporte de substâncias no organismo; Identificar e descrever as principais funções do sistema nervoso central e periférico; Reconhecer a integração entre o sistema endócrino e demais sistemas e manutenção da taxa de metabolismo basal; Descrever as principais funções do sistema cardiovascular; Descrever o processo de digestão e absorção de nutrientes; Reconhecer o processo de hematose; Identificar os mecanismos de filtração, absorção, secreção e excreção renal; Identificar as funções do sistema reprodutor. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino |
32 |
2 |
Fisiologia do Sistema Vascular |
24 |
3 |
Fisiologia do Sistema Digestivo |
24 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, EaD – Ensino à Distância, TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio de conceitos estudados e aplicação dos conhecimentos através de provas, trabalhos e atividades em sala/remota. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Considerar as habilidades de raciocínio do acadêmico. Desempenho nas apresentações de trabalhos e debates. Participação ativa nas aulas. Busca espontânea pelo conhecimento. Domínio do conteúdo. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade. Pontualidade. Participação com interesse. |
|||||||||||
OUTRAS |
Os exercícios de fixação serão realizados em sala de aula todo término da aula, não sendo permitido envio posterior. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Teórica I |
1 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Teórica II |
2 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Teórica III |
3 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Integrativa |
1,2,3 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Exercício de Fixação |
1,2,3 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Participação e Interesse |
1,2,3 |
|
|
|
0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DAVIES, Andrew; BLAKELEY, Asa G. H.; KIDD, Cecil; MCGEOWN, J. G.; ESBERARD, Charles Alfred. Fisiologia humana. Porto Alegre: Artmed, 2002. 980 p. |
|||||||||||
2 |
GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 1115 p. ISBN 9788535216417. |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Nívea Cristina Moreira. Anatomia e fisiologia humana. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014. 120 p. (Série eixos Ambiente e saúde). ISBN 978-85-365-0626-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FOX, Stuart Ira. Fisiologia humana. 7. São Paulo Manole 2007 1 recurso online ISBN 9788520449905 |
|||||||||||
2 |
SHERWOOD, Lauralee. Fisiologia humana das células aos sistemas. São Paulo Cengage Learning 2018 1 recurso online ISBN 9788522126484. |
|||||||||||
3 |
MAURER, Martin H. Fisiologia humana ilustrada. 2. São Paulo Manole 2014 1 recurso online ISBN 9788520449509 |
|||||||||||
4 |
KAWAMOTO, Emilia Emi. Anatomia e fisiologia na enfermagem. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2016 1 recurso online ISBN 9788527729154 |
|||||||||||
5 |
AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. 5. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2018 1 recurso online ISBN 9788527734028. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |