PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Bruna Andersen Pereira de Jesus |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Microbiologia Geral e Imunologia |
0-19280 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Morfologia, citologia e fisiologia das bactérias e fungos. Morfologia e dependência metabólica dos vírus. Fenômenos genéticos das bactérias e vírus. Ecologia geral dos microrganismos. Agentes antimicrobianos. Imunidade inata e adaptativa. Imunidade celular e humoral. Tecidos e órgãos. Linfóides. Antígeno. Anticorpo. Cooperação celular. Sistema fagocitário mononuclear. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os aspectos morfológicos, fisiológicos, citológicos de bactérias, vírus e fungos. Conhecer o mecanismo de Imunidade inata a adaptativa e as reações de hipersensibilidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Reconhecer as bactérias em relação a sua forma, princípios de nutrição, crescimento, obtenção de energia, alteração genética, influências ambientais, as características macro e microscópicas e os mecanismos dos agentes antimicrobianos. Compreender o metabolismo, patogênese e a ecologia dos fungos. Compreender as características dos vírus e os mecanismos de patogenicidade viral. Conhecer a Imunidade inata e adaptativa. Conhecer dos mecanismos de defesa do organismo com a finalidade de proteção contra doenças infecciosas. Compreender os mecanismos de Hipersensibilidade, o aparecimento de efeitos sistêmicos durante o processo inflamatório. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino. Introdução à Bacteriologia Básica. Morfologia, citologia, fisiologia, metabolismo e genética bacterianos. Microbiota normal de pele e mucosas. Mecanismos de patogenicidade bacteriana e defesas do hospedeiro. Cultura bacteriana. Antibióticos. |
20 |
2 |
Micologia: Biologia geral dos fungos. |
12 |
3 |
Virologia. Biologia geral dos vírus. Características físico-químicas dos vírus. Principais viroses de interesse clínico (rubéola, caxumba, sarampo, hepatite, AIDS, raiva, citomegalovírus). Vírus patogênicos. Vírus carcinogênicos. |
20 |
4 |
Imunologia (Infecção e resistência). |
20 |
5 |
CONTEÚDO TEÓRICO-PRÁTICO: |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação do desempenho dos acadêmicos será realizada através de provas escritas, e/ou laboratorial e estudos dirigidos. Domínio de conteúdo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Estabelecer correlação entre a teoria e prática. Identificar problemas e formular questionamentos pertinentes. Comunicação ativa no grupo. Desempenho nas apresentações de trabalhos e debates. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse; Responsabilidade; Autonomia nos trabalhos individuais; Observação; Participação na elaboração nos trabalhos dirigidos, seminários e nos exercícios em aula e participação durante as aulas teóricas e práticas. Pontualidade e assiduidade registrada em diário de classe, o respeito ao professor e aos colegas. Em relação ao uso de computador, celular, tablet: somente deverão ser usados para fins didáticos. Devem permanecer em modo silencioso. Nas avaliações (provas, seminários etc.), os aparelhos devem ser desligados. |
|||||||||||
OUTRAS |
Caso o aluno perca alguma prova escrita, amparados na legalidade dos fatos, poderão recorrer ao protocolo e solicitar parecer favorável por parte da professora e da coordenação de curso. A data da 2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
06/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 3 |
4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminários |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Trabalhos em sala e relatórios de aulas práticas |
Todas |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Desenvolvimento e participação nas aulas |
Todas |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MURRAY, Patrick R. Microbiologia clínica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 392p. ISBN 9788527716864. |
|||||||||||
2 |
BLACK, Jacquelyn G. Microbiologia: fundamentos e perspectivas. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2002. 829 p. ISBN 8527706989. |
|||||||||||
3 |
ROITT, Ivan; RABSON, Arthur. Imunologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 181p. ISBN 9788527708357. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
TORTORA, Gerard J; FUNKE, Berdell R; CASE, Christine L. Microbiologia. 12. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582713549. |
|||||||||||
2 |
KONEMAN, Elmer W.; WINN, Washington C et al. Koneman diagnóstico microbiológico: texto e atlas colorido. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 1565p. ISBN 9788527713771. |
|||||||||||
3 |
RIEDEL, Stefan et al. Microbiologia médica de Jawetz, Melnick & Adelberg. 28. Porto Alegre: ArtMed, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786558040170. |
|||||||||||
4 |
ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv. Imunologia: celular e molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 564 p. ISBN 9788535222449 |
|||||||||||
5 |
ZAITZ, Clarisse. Compendio de micologia médica. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 1 recurso online. ISBN 978-85-277-1962-9. |
|||||||||||
obs:Ao final do semestre não será feito qualquer ajuste de nota. Média final para aprovação: 7,0. Em caso de dúvida relacionado a matéria ou conteúdo específico da aula entrar em contato com a professora via e-mail ou classroom. Evite faltar, pois isso compromete o desenvolvimento no decorrer do semestre e dificulta o entendimento do conteúdo. |
Para a atenticação do plano de ensino |