PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Sonimary Nunes Arruda, Caroliny Nunes Arruda, Vanessa Cruz Correa |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem II |
0-19880 |
4º |
8 |
160 |
EMENTA |
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Fundamentos teórico-práticos do cuidado de enfermagem: Semiologia e semiotécnica de enfermagem na atenção terciária de saúde. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar o acadêmico para o cuidado integral de enfermagem ao ser humano, com base na semiologia e semiotécnica,com vistas a uma postura ética e profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar e aplicar as medidas de Biossegurança e Controle de Infecção Hospitalar; Identificar características anatômicas e fisiológicas do ser humano através do exame físico Adquirir conhecimentos sobre o cuidado integral de enfermagem nas eliminações vesicais (utilização de cateter vesical de demora e de alívio) Adquirir conhecimentos sobre Mecânica Corporal e Higiene e Conforto Adquirir conhecimentos sobre o cuidado integral de enfermagem nas eliminações intestinais (enemas, impactação fecal, cuidados com estomias) Aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) Desenvolver o cuidado integral e humanizado de enfermagem ao ser humano hospitalizado com base nos fundamentos teórico práticos adquiridos, pautado em princípios éticos e técnico científicos. Adquirir habilidades e domínio teórico-prático na punção venosa de jugular externa Adquirir habilidades e domínio teórico-prático na punção arterial para gasometria |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução Á Disciplina |
4 |
2 |
Exame Físico Do Adulto |
30 |
3 |
Cuidados De Enfermagem Nas Eliminações Vesicais- Sondagem Vesical |
16 |
4 |
Cuidado Integral De Enfermagem Nas Eliminações Intestinais |
12 |
5 |
Atividade Extra-Classe Em LPP |
16 |
6 |
Atividades Práticas Supervisionadas Nos Serviços De Saúde |
80 |
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TOTAL DE HORAS |
158 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Estudos de caso/ Estudos Dirigidos Participação ativa das atividades e discussões Correlação teórico-prática nas discussões e na execução dos procedimentos em ambiente simulado e em campo de prática ( APSSS) Avaliação teórica Avaliação teórico-prática em LPP |
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HABILIDADES |
Participação das discussões Desenvolvimento de atividades práticas nos LPPs e na APSSS com crescimento nas aptidões técnicas e destreza manual, respeito a semiotécnica do procedimento. Iniciativa, tomada de decisão, comunicação clara, assertiva e empática em LPP e APSSS Durante avaliações escritas demonstrar domínio da escrita gramatical e ortográfica correta, letra legível. |
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ATITUDES |
Participação ativa nas atividades desenvolvidas em sala de aula,LPP e APSSS Evitar consultas em material não permitido durante avaliações escritas. Iniciativa em buscar e trazer informações, novidades de conteúdos trabalhados e expor ao grupo Assiduidade, Pontualidade, Respeito e Comprometimento; Desenvolvimento de postura ética nas APSSS, com os colegas, orientadores, professores e profissionais dos campo de prática Atitude ética no desempenho das atividades práticas com os pacientes e família |
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OUTRAS |
O aluno deverá 16 horas de atividades extra curriculares em LPP. A participação em estudos extra-classe no LPP é obrigatória e deverá ser comprovada através de assinatura de presença no instrumento próprio sem rasuras . E DEVERÁ SER ENTREGUE A PROFESSORA DA DISCIPLINA ATÉ DATA PREVISTA EM CRONOGRAMA DA DISCPLINA. O não cumprimento da carga horária implicará em decréscimo da nota em 0,5 . |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 – prática LPP – sondagem vesical de demora |
3 |
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1.0 |
26/09/2024 |
x |
03/10/2024 |
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Avaliação 2 – Teórico prática LPP – todas as práticas |
1,2,4 |
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1.5 |
07/11/2024 |
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Avaliação 4 – Roda de Conversa – SAE e experiências de Cuidado |
1,2 |
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0.5 |
28/11/2024 |
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Avaliação 5 – Avaliação escrita individual – todos os conteúdos |
1,2,3 |
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|
2.0 |
07/11/2024 |
x |
21/11/2024 |
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Avaliação 6- seminário de mobilização e transferência |
1,2,3 |
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1.0 |
14/11/2024 |
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APSSS |
1,2,3,4 |
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3.0 |
A definir |
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Integrativa |
1,2,3,4 |
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0 |
06/11/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
POTTER, Patricia A et al. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595151734. |
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2 |
PETENUSSO, Marcio; KRIEGER, Denise. Manual de saúde para manuseio de sondas, drenos e cateteres. São Paulo: Yendis, 2016. ISBN 9788544705742. |
|||||||||||
3 |
BRUNNER, Lillian Sholtis; SUDDARTH, Doris Smith. Brunner & Suddarth, Manual de enfermagem médico-cirúrgica. 14. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788527735162. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Griffin. Procedimentos e Intervenções de Enfermagem |
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2 |
BARROS, Alba Lucia Bottura Leite de; LOPES, Juliana de Lima; MORAIS, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos (org.). Procedimentos de enfermagem para a prática clínica. Porto Alegre: ArtMed, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582715727. |
|||||||||||
3 |
SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Brunner e Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2005. 2419 p. ISBN 8527710579 |
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4 |
GIOVANI, Arlete M. M et al. Procedimentos de enfermagem IOT-HC-FMUSP. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788520448205. |
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5 |
NASCIMENTO, Alexandra Bulgarelli do. Conhecimento e métodos do cuidar em enfermagem. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029729. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |