PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Silvia Regina Moraes |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Teorias de Enfermagem (DI) |
0-19881 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Teorias de enfermagem. Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE): Método científico, planejamento e avaliação da assistência de enfermagem. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar o aluno, frente as teorias de enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem, compreendendo-as como método científico de aplicação do conhecimento em enfermagem, visando prepará-lo para o planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Refletir sobre as bases teórico-filosóficas que consolidam a identidade profissional do enfermeiro; - Identificar o objeto de trabalho, a finalidade profissional e os instrumentos de trabalho do enfermeiro; - Compreender a sistematização da assistência de enfermagem como método científico de trabalho do enfermeiro, nos diversos contextos assistenciais; - Estimular o planejamento de ações de enfermagem de forma sistemática, por meio da aplicação do processo de enfermagem; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Apresentação da disciplina e do plano de ensino. |
8 |
2 |
Introdução ao estudo das Teorias de Enfermagem: Processo Histórico; |
6 |
3 |
Componentes funcionais e estruturais de uma teoria e bases conceituais. |
4 |
4 |
Teoria das Necessidades Humanas Básicas - Wanda de Aguiar Horta. |
8 |
5 |
Teoria Ambientalista: Florence Nightingale. |
8 |
6 |
Teoria das Relações Interpessoais - Joyce Travelbee. |
8 |
7 |
Teoria do Autocuidado - Dorothea Elisabeth Orem. |
8 |
8 |
Teoria Transcultural do Cuidado - Madeleine Leininger. |
8 |
9 |
Teoria do Cuidado Transpessoal - Jean Watson. |
4 |
10 |
Teoria: Uma Abordagem Sócio humanista para um modo de fazer o trabalho de Enfermagem - BEATRIZ BEDUSCHI CAPELLA. |
8 |
11 |
Sistematização do cuidado em enfermagem - conceitos e aproximações teóricas |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A verificação da aprendizagem será feita com base na qualidade científica e metodológica dos trabalhos apresentados, sendo que todos os conteúdos serão considerados para fins de avaliação, em análise processual, por meio de provas, seminários e atividades de leitura e síntese, bem como a pertinência das contribuições individuais dos alunos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Serão consideradas habilidades de: comunicação, capacidade de síntese, trabalho em grupo, organização pessoal, lógica, capacidade criativa, interação em grupo., |
|||||||||||
ATITUDES |
Serão consideradas como atitudes essenciais durante as atividades: pontualidade e assiduidade, interesse e participação em sala de aula e nas atividades propostas, iniciativa, responsabilidade, respeito com o docente e colegas, postura ética e trabalho em equipe. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação e presença/assiduidade. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação I |
1,2 e 3 |
|
|
|
2 |
19/08/2024 |
x |
09/09/2924 |
||||
Avaliação II |
5,6 e 7 |
|
|
|
2 |
14/10/4 |
x |
04/11/2024 |
||||
Avaliação Semínário |
4 |
|
|
|
3 |
25/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação Sistematização |
11 |
|
|
|
3 |
18/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação Integrativa |
todas |
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ALFARO-LEFEVRE, Rosalinda. Aplicação do processo de enfermagem: promoção do cuidado colaborativo. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 283 p. ISBN 8536300965 |
|||||||||||
2 |
HORTA, Wanda de Aguiar. Processo de enfermagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1979. 99 p. (Enfermagem Essencial). ISBN 851212190-4. |
|||||||||||
3 |
LEOPARDI, Maria Tereza. Teorias em enfermagem: Instrumento para a prática. Florianópolis: Papa-Livro, 1999. 226 p. 22299 ISBN 857291067-0 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CARRARO, Telma Elisa. Enfermagem e assistência: resgatando Florence Nightingale. 2.ed. Goiânia: AB, 2001 |
|||||||||||
2 |
CARRARO, Telma Elisa. No caleidoscópio histórico Florence Nightingale: Texto e Contexto, Florianópolis, p.90-101. |
|||||||||||
3 |
CHAVES, Lucimara Duarte; SOLAI, Cibele Andres. SAE: sistematização da assistência de enfermagem: considerações teóricas e aplicabilidade. São Paulo: Martinari, 2015. |
|||||||||||
4 |
JUALL, Lynda. Manual de diagnósticos de enfermagem. 10.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. |
|||||||||||
5 |
SOUSA, Francisca Georgina Macêdo de; KOERICH, Magda Santos. Cuidar-cuidado: reflexões contemporâneas. Florianópolis: Papa-Livro, 2008. 109 p. ISBN 9788572911405 |
|||||||||||
6 |
WALDOW, Vera Regina. Cuidado humano: O resgate necessário. 3.ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |