PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Giovanna Dall'Olivo da Luz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas em Educação e Saúde |
0-19882 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Histórico das concepções de educação em saúde. Fundamentos teóricos e metodológicos para a prática educativa em saúde. Educação popular e movimentos sociais. Métodos de ensino aprendizagem. Políticas públicas de educação em saúde do escolar. Atuação do enfermeiro como educador em saúde no ambiente escolar. Práticas extensionistas. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos do curso de enfermagem a construção de conhecimentos teórico-metodológicos da área da educação, visando instrumentalizá-los e capacitá-los a planejarem e executarem ações educativas em saúde de forma ética e condizente com os princípios da saúde e de enfermagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Propiciar o conhecimento dos conceitos de Educação em Saúde, bem como, as origens e desenvolvimento das principais concepções pedagógicas que orientam a prática educativa. - Estimular o desenvolvimento do pensamento crítico em relação à ação-reflexão educativa. - Propiciar o conhecimento sobre a função da educação na sociedade a partir de uma leitura crítico-reflexiva do contexto sociocultural, político e econômico, visando o desenvolvimento de uma postura crítica frente à realidade do sistema de saúde. -Promover estratégias para o conhecimento e reflexão sobre as Tendência Pedagógicas da educação com ênfase na Metodologia da Problematização para aplicação no processo de cuidado em enfermagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade de Aprendizagem 1: |
8 |
2 |
Unidade de Aprendizagem 2: |
8 |
3 |
Unidade de Aprendizagem 3: |
8 |
4 |
Unidade de Aprendizagem 4: |
12 |
5 |
Unidade de Aprendizagem 5: |
12 |
6 |
Unidade de Aprendizagem 6: |
16 |
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TOTAL DE HORAS |
64 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Objetiva-se que o aluno através do conhecimento adquirido seja capaz de compreender sobre os processos educativos em saúde, desde a essência a sua aplicabilidade dentro da formação e atuação do enfermeiro. Espera-se o desenvolvimento da capacidade de elaboração de projetos, ações e cuidados de educação em saúde, utilização assertiva das metodologias existentes e pertinência de aporte teórico em bases científicas. |
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HABILIDADES |
Espera-se o desenvolvimento do respeito, maturidade e ética no que tange a convivência grupal das ações de trabalho e produção. Postura ativa e participativa, cumprimento de horários e dinâmicas propostas, assim como prazos pré-estabelecidos. Participações pertinentes nas discussões apresentadas. Desenvolvimento de raciocínio lógico, objetividade, coerência, capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades praticadas. |
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ATITUDES |
Comprometimento, responsabilidade social e consciência da importância da sua ação como futuro profissional para a melhoria da vida do outro e de si mesmo. Cooperação e socialização do saber produzido. Respeito e maturidade para a convivência em grupos. Participação e postura ética-política frente às diferentes atividades desenvolvidas durante as aulas. Responsabilidade e comprometimento com a formação profissional e da interação com o contexto da futura profissão. |
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OUTRAS |
Será verificada através do raciocínio lógico, objetividade, coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas. Participação ativa do aluno tendo como atividades básicas: a) Participação das discussões em sala; b) Realização de atividades escritas com cumprimento dos prazos; c) Interação com a turma e com o professor no ambiente virtual; d) Elaboração da ação de educação em saúde; e) Elaboração e desenvolvimento das atividades pedagógicas de recuperação. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1-2-3-4-5-6 |
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1.0 |
06/11/2024 |
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Avaliação 01 (Seminário) |
4 |
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1.5 |
A definir |
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Avaliação 02 (PROVA) |
1-2-3 |
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2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 03 (PROVA) |
5 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 04 (Material Expositivo) |
1-2-3-4-5-6 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
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Atividade Prática Extraclasse (Projeto de Extensão) |
6 |
|
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|
3.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MATIELLO, Aline Andressa et al. Comunicação e educação em saúde. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901190. |
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2 |
PINNO, Camila et al. Educação em saúde. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029910. |
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3 |
SANTOS, Álvaro da Silva; PASCHOAL, Vânia Del’Arco (org.). Educação em saúde e enfermagem. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. (Enfermagem). ISBN 9786555762235. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BACICH, Lilian. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788584291168 |
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2 |
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento: revista e ampliada. 2. Porto Alegre: Penso, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788563899835. |
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3 |
BERTAGLIA, Barbara. Métodos e técnicas de ensino. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522123520. |
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4 |
CASTORINA, José A; CARRETERO, Mario. Desenvolvimento cognitivo e educação: o início do conhecimento, V.1. 1. Porto Alegre: Penso, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788565848718. |
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5 |
PELICIONI, Maria Cecília Focesi; MIALHE, Fábio Luiz. Educação e promoção da saúde: teoria e prática. 2. Rio de Janeiro: Santos, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788527734745. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |