PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Suian de Liz Gonzaga dos Santos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cuidado de Enfermagem à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal |
0-18078 |
6º |
6 |
120 |
EMENTA |
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Características e cuidados de enfermagem no ciclo gravídico- puerperal. Características e cuidados de enfermagem ao do recém – nascido. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar o estudante com conhecimento técnico e científico para prestar o cuidado integral humanizado de enfermagem à mulher/família/comunidade durante o Ciclo Gravídico Puerperal, e ao recém nascido sadio e/ou com intercorrências comuns. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Planejar e executar o cuidado integral humanizado de enfermagem à gestante/puérpera/recém-nascido/família/comunidade; - Instrumentalizar o aluno para a prevenção, identificação e combate à violência obstétrica. - Executar procedimentos de enfermagem, aplicando os conhecimentos técnico-científicos necessários para o cuidado integral; - Identificar os sinais de presunção, probabilidade e de certeza da gestação; - Utilizar a nomenclatura obstétrica e realizar a classificação da gestante conforme antecedentes obstétricos; - Realizar cálculos de Idade Gestacional e Data Provável do Parto; - Identificar as fases do ciclo gestatório normal - Identificar as características específicas da gestante - Conhecer e acompanhar o calendário vacinal da gestante de acordo com o Ministério da Saúde; - Conhecer e interpretar os resultados dos exames laboratoriais de acompanhamento da gestante preconizados pelo Ministério da Saúde; - Conhecer os métodos auxiliares de acompanhamento da gestação; - Conhecer e compreender os ritos que envolvem o Processo de Gestação/parto/puerpério; - Identificar cuidados humanizados à gestante/família/comunidade durante o trabalho de parto - Reconhecer métodos de controle e avaliação da DU e BCF nos diferentes períodos do parto; - Reconhecer indicações e preparo, controle e avaliação da infusão de ocitocina e demais medicamentos utilizados rotineiramente no Centro Obstétrico; - Acompanhar parto normal sem distócia; - Prestar os cuidados imediatos do RN; - Prestar cuidado integral de enfermagem à puérpera de acordo com a evolução dos fenômenos puerperais; - Prestar cuidado integral de enfermagem ao RN sadio e nas intercorrências mais comuns - Reconhecer a fisiologia da lactação; - Realizar o cuidado integral preparando à gestante/família/comunidade para a promoção do Aleitamento Materno Exclusivo; - Realizar consulta de enfermagem pré-natal e puerperal; - Desenvolver atividades educativas visando o apoio e promoção ao aleitamento materno e cuidados com a puérpera e com o RN. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Considerações sobre a saúde materno infantil no Brasil. |
3 |
2 |
Ciclos sexuais e ovarianos |
3 |
3 |
Características do ciclo gravídico-puerperal |
9 |
4 |
Cuidado integral de Enfermagem à gestante/família/comunidade durante o Pré-natal |
9 |
5 |
A Promoção do Aleitamento Materno |
9 |
6 |
Cuidado Integral humanizado à gestante/família no trabalho de parto |
9 |
7 |
Cuidado Integral de Enfermagem ao Recém nascido sem intercorrências |
6 |
8 |
Cuidado Integral de Enfermagem à Puérpera/família/comunidade no puerpério |
6 |
9 |
Alto Risco em Obstetrícia - principais patologias da gestação: Sífilis, Diabetes gestacional, Pré-eclâmpsia, Eclâmpsia, Síndrome de Hellp, Trabalho de Parto Prematuro, Amniorrexe prematura, Abortamento, Placenta prévia e Descolamento prematuro de placenta, HIV na gestação e parto, Patologias do líquido Amniótico, Prolapso de Cordão, Sofrimento Fetal Agudo |
6 |
10 |
PROJETO DE EXTENSÃO:O Cuidado Integral à Gestante/recém-nascido/família/comunidade durante o pré-natal, parto, puerpério. |
60 |
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TOTAL DE HORAS |
120 h |
Obs.: as estratégias elencadas podem sofrer alterações de acordo com a necessidade. Caso sejam utilizadas estratégias não previstas no plano de ensino, elas serão acordadas previamente entre o professor e os estudantes |
Estratégias:AED - aula expositiva dialogada APSSS - Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde – CCS, Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto Hospitalar. SAE - Aplicação do Processo de Enfermagem com a gestante/família/comunidade baseado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Aguiar Horta DC - discussão circular ED - estudo dirigido EX - exercícios de fixação LPP - aula prática em laboratório de práticas profissionais LTA - leitura de textos de apoio complementares aos assuntos abordados. Podem ser sugeridas pelo professor ou pelos estudantes REV - revisão de conteúdos de disciplinas afins SEM - seminário desenvolvido a partir das vivências em APSSS VD - vídeos educativos |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os conteúdos serão avaliados através de avaliações teóricas escritas presenciais, avaliações orais e avaliações teórico-práticas presenciais em APSSS, avaliações individuais presenciais nos trabalhos em grupo; estudos individuais; estudos dirigidos; estudos de caso; seminários. Durante as Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde o estudante será avaliado através de sua capacidade de associação dos conteúdos teóricos com a prática assistencial. O estudante deverá realizar o cuidado integral humanizado de enfermagem baseado em princípios éticos e técnico-científicos adquiridos individualmente ou em grupo durante todos os momentos de suas atividades práticas. |
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HABILIDADES |
Nas Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde, o aluno será acompanhado pelo supervisor durante a execução do cuidado integral nas situações de simulação realística no CCS e às Gestantes/famílias/comunidade nos campos de prática, onde será possível verificar a capacidade de associação dos conteúdos, sendo que o grau de exigência será solicitado de forma progressiva, conforme as oportunidades oferecidas e vivenciadas pelo aluno. A avaliação do aluno se dará de forma individualizada, mesmo durante as atividades realizadas em grupo. Ao final do semestre o aluno deve estar apto a: - Planejar e executar o cuidado integral humanizado de enfermagem à gestante/puérpera/recém-nascido/família/comunidade; - Identificar, denunciar e prevenir a violência obstétrica durante todo o ciclo gravídico-puerperal; - Executar procedimentos de enfermagem, aplicando os conhecimentos técnico-científicos necessários ao cuidado integral; - Identificar os sinais de presunção, probabilidade e de certeza da gestação; - Utilizar a nomenclatura obstétrica e realizar a classificação da gestante conforme antecedentes obstétricos; - Realizar cálculos de Idade Gestacional e Data Provável do Parto; - Identificar as fases do ciclo gestatório normal; - Identificar as características específicas da gestante; - Conhecer e acompanhar o calendário vacinal da gestante de acordo com o Ministério da Saúde; - Conhecer e interpretar os resultados dos exames laboratoriais de acompanhamento da gestante preconizados pelo Ministério da Saúde; - Conhecer os métodos auxiliares de acompanhamento da gestação; - Conhecer e compreender os ritos que envolvem o Processo de Gestação/parto/puerpério; - Identificar cuidados humanizados à gestante/família/comunidade durante o trabalho de parto - Reconhecer métodos de controle e avaliação da DU e BCF nos diferentes períodos do parto; - Reconhecer indicações e preparo, controle e avaliação da infusão de ocitocina e demais medicamentos utilizados rotineiramente no Centro Obstétrico; - Identificar diferentes modalidades de parto normal sem distócia; - Prestar os cuidados imediatos do RN; - Prestar cuidado integral de enfermagem à puérpera de acordo com a evolução dos fenômenos puerperais; - Prestar cuidado integral de enfermagem ao RN sadio e nas intercorrências mais comuns; - Reconhecer a fisiologia da lactação; - Realizar o cuidado integral preparando à gestante/família/comunidade para a promoção do Aleitamento Materno Exclusivo; - Realizar consulta de enfermagem pré-natal e puerperal; - Desenvolver atividades educativas visando o apoio e promoção ao aleitamento materno e cuidados com a puérpera e com o RN |
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ATITUDES |
O estudante deve agir de forma Ética e cidadã. Serão avaliados a assiduidade, pontualidade, responsabilidade, participação em sala de aula, tanto voluntariamente como quando solicitado pelo professor, Participação durante as Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde, humanização no atendimento, interesse, companheirismo, sinceridade, comprometimento, equilíbrio emocional em situações difíceis, zelo pelos materiais e equipamentos, respeito com todos os quais se relaciona, apresentação pessoal, uniforme e material de bolso e postura ética. |
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OUTRAS |
A disciplina desenvolverá uma Avaliação Integrativa Interdisciplinar, na perspectiva operatória individual. Será avaliada a participação do estudante em Atividades complementares através de atividades extraclasse da seguinte forma: Estudos nos Laboratórios de Prática Profissional, estágios voluntários ou extracurriculares, participação em grupos de pesquisa e extensão e participação em eventos científicos. ATIVIDADES EXTRA-CLASSE: A carga horária mínima total é de 12 horas desenvolvidas no segundo semestre de 2024. Serão consideradas apenas as atividades devidamente comprovadas. – 12 horas de Estudos Extraclasse no LPP: A participação em estudos extraclasse nos laboratórios de práticas profissionais deverá ser comprovada através de assinatura de presença na ficha impressa da disciplina (FICHA ATIVIDADES EXTRA-CLASSE NO LPP), assinado pelo funcionário ou monitor que liberou o material solicitado. Serão consideradas apenas as atividades devidamente comprovadas. A carga horária mínima total é de 12 horas e deverá ser cumprida até o último dia que antecede a data de início das APSSS de cada estudante, de acordo com cronograma da disciplina. O professor supervisor do campo de CCS fará a conferência através da ficha que será entregue no primeiro dia de APSSS no CCS. A atividade extraclasse tem o valor atribuído de 0,5 (zero vírgula cinco) pontos. Receberá esta pontuação somente o aluno que tiver cumprido a carga horária total mínima de 12 horas. - OBSERVAÇÃO: Serão aceitos até 4 horas em eventos científicos ou participação em grupos de pesquisa e/ou extensão na área da saúde (neste caso fica obrigatório 8 horas no LPP e 4 horas em evento científico ou grupo de pesquisa/extensão) A participação em grupos de pesquisa e/ou extensão, deverá ser comprovada através de declaração assinada pelo professor responsável pelo grupo. - Os estágios extracurriculares e voluntários deverão ser comprovados através de declaração assinada e carimbada pelo responsável da instituição e pelo enfermeiro que o acompanhou. - A participação em eventos científicos deverá ser comprovada através da apresentação de cópia do certificado até a data em que os comprovantes da carga horária de LPP forem entregues |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
1 a 9 |
x |
|
x |
1.0 |
06/11/2024 |
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CÁLCULO IG E DPP |
3 |
x |
|
x |
1.0 |
02/09/2024 |
|
|
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AVALIAÇÃO TEÓRICA INDIVIDUAL |
1 A 8 |
x |
|
x |
2.0 |
11/11/2024 |
x |
02/12/2024 |
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SEMINÁRIO GESTAÇÕES DE ALTO RISCO |
9 |
x |
|
x |
1.0 |
18/11/2024 |
x |
25/11/2024 |
||||
AVALIAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA |
1 A 10 |
x |
x |
x |
1.5 |
21/10/2024 |
|
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ESTUDOS EXTRACLASSE |
1 A 10 |
x |
|
x |
0.5 |
23/09/2024 |
|
|
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APSSS |
10 |
x |
x |
x |
3.0 |
05/12/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. 199 p. ISBN 853340355-0 |
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2 |
MONTENEGRO, Carlos Antonio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Rezende Obstetrícia fundamental. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1002 p. ISBN 978-85-277-3257-4. |
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3 |
ZUGAIB, Marcelo (ed.). Zugaib Obstetrícia. 4. Barueri: Manole, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788520458105. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LARA, Sonia Regina Godinho de; CESAR, Mônica Bimbatti Nogueira (coord.). Enfermagem em obstetrícia e ginecologia. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788520454756. |
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2 |
CHAVES NETTO, Hermógenes; SÁ, Renato Augusto Moreira de. Obstetrícia básica. São Paulo: Editora Atheneu, 2007. 890 p. ISBN 97885737899545. |
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3 |
SOUZA, Alex Sandro Rolland; LIMA, Marcelo Marques Souza. Medicina fetal. 2. Rio de Janeiro: MedBook, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786557830772. |
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4 |
LEBOYER, Frederic. Nascer sorrindo. 14.ed. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 1999. 153 p. ISBN 85111705-4 |
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5 |
CUNNINGHAM, F. Gary et al. Obstetrícia de Williams. 25. Porto Alegre: AMGH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786558040064. |
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6 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada. Brasília: Minitério Da Educação Esplanada Dos Ministérios, 2006. 160 p. (Manual Técnico) ISBN 8533408854 |
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obs:Publicações do Ministério da Saúde e demais publicações de interesse da disciplina, disponíveis na internet: BRASIL, Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Cadernos de Atenção Básica, 32. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_recem_nascido_v1.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido: Método Canguru: manual técnico. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_humanizada_metodo_canguru_manual_3ed.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/07/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Aten%C3%A7%C3%A3o-Integral-%C3%A0-Sa%C3%BAde-da-Crian%C3%A7a-PNAISC-Vers%C3%A3o-Eletr%C3%B4nica.pdf BRASIL. Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde Coordenação Geral de Gestão de Tecnologias em Saúde Coordenação de Gestão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais – Brasília: Conitec, 2020. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-prevencao-da-transmissao-vertical-do-hiv-sifilis-e-hepatites-virais/ BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Gestação de alto risco: manual técnico. 5 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 301 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_tecnico_gestacao_alto_risco.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de Notificação e Investigação: Toxoplasmose gestacional e congênita. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_notificacao_toxoplasmose_gestacional.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 184 p. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/cab-no-23-saude-da-crianca-aleitamento-materno-e-alimentacao-complementar/ SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Saúde. Protocolo regional da rede de atenção ao pré-natal e puerpério da Serra Catarinense. Lages (SC), 2021 (edição revisada). UNICEF. Daphne Rattner (org.) Assistência ao parto e nascimento: uma agenda para o século 21. 1 ed. Brasília: Unicef/ReHuNa, 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1348126 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção técnica para prevenção, avaliação e conduta nos casos de abortamento. 1 ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. 69p. O estudante poderá realizar buscas de artigos, resumos, dissertações, teses referentes à saúde materno infantil também através da internet (site do Ministério da Saúde, bases de dados como SCIELO, LILACS, MEDLINE, etc) Estão disponíveis na Biblioteca Central Trabalhos de Conclusão de Curso da Enfermagem, na área materno infantil. Os periódicos listados a seguir estão disponíveis na Biblioteca Central para consulta e podem fazer parte das leituras complementares sugeridas durante as aulas: RADIS Cadernos de Saúde Pública Vida e Saúde Nursing Up date Revista da Escola de Enfermagem da USP Saúde em Debate Revista Latino Americana de Enfermagem Revista Gaúcha de Enfermagem Revista Brasileira de Enfermagem Journal Advanced Nursing Revista Texto e Contexto RECENF - Revista técnico-científica de enfermagem Conhecer em Enfermagem Saúde Coletiva Revista Brasileira de Medicina |
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