Uniplac - Graduação - Enfermagem - Cotidiano de Enfermagem - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Luciana Genuino Machado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cotidiano de Enfermagem

0-18086

2

40


EMENTA

Reflexão e contribuição à transformação das práticas a partir da compreensão do processo

criativo e do uso imaginário na prática profissional de enfermagem. Enfrentamento das

questões inerentes a prática assistencial.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar ao estudante construir um novo olhar do processo criativo e do uso imaginário no desenvolvimento da prática cotidiana da enfermagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Favorecer a reflexão do acadêmico para que desenvolva o compromisso de que sua prática assistencial esteja aberta a novos conhecimentos e referenciais; - Estimular o debate e a reflexão do acadêmico na prática assistencial de enfermagem de modo humanizado; - Proporcionar o conhecimento do compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Cuidado Humano: Conceitos básicos

2

2

Compreensão e interpretação da comunicação
como instrumento à prática assistencial em
Enfermagem.

6

3

Perspectivas do cuidar/cuidado e do cuidador;
As dimensões e espaços do cuidado humano
na Enfermagem;
Perspectiva do cuidado e não cuidado;
A ética do cuidar;
A estética do cuidar;
Enfrentamento das questões relacionadas a
assistência de Enfermagem.

8

4

Os relacionamentos no cotidiano da
Enfermagem;
O cotidiano de Enfermagem nas organizações
de enfermagem hospitalar e saúde coletiva;

8

5

A família e a Enfermagem;
A dimensão psicológica da dor x perda x luto.

8

6

Análise do processo criativo e da imaginação na
prática assistencial de Enfermagem.

4

 

TOTAL DE HORAS

36 h


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARSPD – Aula Remota e Síncrona utilizando plataforma digital-ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; PAL – Palestra; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

(Conhecimento) Comunicar-se de forma clara e objetiva oralmente e por escrito Visão sistêmica do conteúdo e coordenada de todo processo Raciocínio Lógico Capacidade de análise e síntese

HABILIDADES

(Psicomotora) Postura Corporal Organização Usar a Criatividade Ter senso investigativo

ATITUDES

Autocontrole, Comprometimento, Responsabilidade, Proatividade, Ética e Qualidade nas Relações Interpessoais.

OUTRAS

Pontualidade e frequência às aulas e atividades programadas. Leitura prévia da bibliografia indicada. Contribuição pertinente ao debate. Atitude ética perante o grupo. Curiosidade intelectual. 2 Avaliações Individuais com 1 Recuperação por Avaliação; 1 Teatro; Trabalhos, Produções de Textos: Individual e em Grupo; 1 Avaliação Integrativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1, 2, 3, 4, 5.

x

x

x

1.0

06/11/2024

Avaliação 1 Escrita

1, 2

x

x

x

2.5

07/10/2024

x

14/10/2024

Avaliação 2 Escrita

3,4

x

x

x

2.0

04/11/2024

x

11/11/2024

Avaliação 03 (Teatro em grupo)

4

x

x

x

2.5

18/11/2024

Participações

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

25/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ELSEN, Ingrid; MARCON, Sonia Silva; SILVA, Mara Regina Santos da. O viver em família e sua interface com a saúde e a doença. 2.ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2004. 397 p. ISBN 8576280116

2

SILVA, Maria Júlia Paes da. Qual o tempo do cuidado@p0: humanizando os cuidados de enfermagem. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, Loyola editora, 2004. 180 p. ISBN 8515029987

3

WALDOW, Vera Regina. Cuidar: expressão humanizadora de enfermagem. Petrópolis: Editora Vozes, 2006. 190 p. (Série Enfermagem) ISBN 8532633110


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARANTES, Ana Claudia Quintana. A morte é um dia que vale a pena viver. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.

2

NASCIMENTO, Maria Inês Corrêa. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

3

PARKES, Colin Murray. Luto: estudos sobre a perda na vida adulta. 2.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1998. 290p. ISBN 9788532306395

4

SILVA, Maria Júlia Paes da. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. 10.ed. São Paulo: Não Cadastrada, 2015. 133 p.

5

SOUSA, Francisca Georgina Macêdo de; KOERICH, Magda Santos. Cuidar-cuidado: reflexões contemporâneas. Florianópolis: Papa-Livro, 2008.

6

WALDOW, Vera Regina. O cuidado na saúde: as relações entre o eu, o outro e o cosmos. Petrópolis: Editora Vozes, 2004

obs:

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