PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Luciana Genuino Machado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cotidiano de Enfermagem |
0-18086 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Reflexão e contribuição à transformação das práticas a partir da compreensão do processo criativo e do uso imaginário na prática profissional de enfermagem. Enfrentamento das questões inerentes a prática assistencial. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar ao estudante construir um novo olhar do processo criativo e do uso imaginário no desenvolvimento da prática cotidiana da enfermagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Favorecer a reflexão do acadêmico para que desenvolva o compromisso de que sua prática assistencial esteja aberta a novos conhecimentos e referenciais; - Estimular o debate e a reflexão do acadêmico na prática assistencial de enfermagem de modo humanizado; - Proporcionar o conhecimento do compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Cuidado Humano: Conceitos básicos |
2 |
2 |
Compreensão e interpretação da comunicação |
6 |
3 |
Perspectivas do cuidar/cuidado e do cuidador; |
8 |
4 |
Os relacionamentos no cotidiano da |
8 |
5 |
A família e a Enfermagem; |
8 |
6 |
Análise do processo criativo e da imaginação na |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
36 h |
|
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARSPD – Aula Remota e Síncrona utilizando plataforma digital-ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; PAL – Palestra; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
(Conhecimento) Comunicar-se de forma clara e objetiva oralmente e por escrito Visão sistêmica do conteúdo e coordenada de todo processo Raciocínio Lógico Capacidade de análise e síntese |
|||||||||||
HABILIDADES |
(Psicomotora) Postura Corporal Organização Usar a Criatividade Ter senso investigativo |
|||||||||||
ATITUDES |
Autocontrole, Comprometimento, Responsabilidade, Proatividade, Ética e Qualidade nas Relações Interpessoais. |
|||||||||||
OUTRAS |
Pontualidade e frequência às aulas e atividades programadas. Leitura prévia da bibliografia indicada. Contribuição pertinente ao debate. Atitude ética perante o grupo. Curiosidade intelectual. 2 Avaliações Individuais com 1 Recuperação por Avaliação; 1 Teatro; Trabalhos, Produções de Textos: Individual e em Grupo; 1 Avaliação Integrativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1, 2, 3, 4, 5. |
x |
x |
x |
1.0 |
06/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 1 Escrita |
1, 2 |
x |
x |
x |
2.5 |
07/10/2024 |
x |
14/10/2024 |
||||
Avaliação 2 Escrita |
3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
04/11/2024 |
x |
11/11/2024 |
||||
Avaliação 03 (Teatro em grupo) |
4 |
x |
x |
x |
2.5 |
18/11/2024 |
|
|
||||
Participações |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
25/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ELSEN, Ingrid; MARCON, Sonia Silva; SILVA, Mara Regina Santos da. O viver em família e sua interface com a saúde e a doença. 2.ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2004. 397 p. ISBN 8576280116 |
|||||||||||
2 |
SILVA, Maria Júlia Paes da. Qual o tempo do cuidado@p0: humanizando os cuidados de enfermagem. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, Loyola editora, 2004. 180 p. ISBN 8515029987 |
|||||||||||
3 |
WALDOW, Vera Regina. Cuidar: expressão humanizadora de enfermagem. Petrópolis: Editora Vozes, 2006. 190 p. (Série Enfermagem) ISBN 8532633110 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ARANTES, Ana Claudia Quintana. A morte é um dia que vale a pena viver. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016. |
|||||||||||
2 |
NASCIMENTO, Maria Inês Corrêa. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. |
|||||||||||
3 |
PARKES, Colin Murray. Luto: estudos sobre a perda na vida adulta. 2.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1998. 290p. ISBN 9788532306395 |
|||||||||||
4 |
SILVA, Maria Júlia Paes da. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. 10.ed. São Paulo: Não Cadastrada, 2015. 133 p. |
|||||||||||
5 |
SOUSA, Francisca Georgina Macêdo de; KOERICH, Magda Santos. Cuidar-cuidado: reflexões contemporâneas. Florianópolis: Papa-Livro, 2008. |
|||||||||||
6 |
WALDOW, Vera Regina. O cuidado na saúde: as relações entre o eu, o outro e o cosmos. Petrópolis: Editora Vozes, 2004 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |