PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Jorge Antunes dos Santos, André Roberto Faria |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cuidado de Enfermagem ao Adulto e Idoso Crítico |
0-18085 |
8º |
6 |
120 |
EMENTA |
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Cuidado de Enfermagem ao adulto, idoso e família em situações críticas. Cuidado de Enfermagem em UTI e EMG. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver junto aos acadêmicos, competências, habilidades, conhecimento e atitudes necessárias no cuidado de enfermagem ao paciente grave nas situações de urgência/emergência e cuidado intensivo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
*Conhecer o processo de trabalho da Unidade de Terapia Intensiva, Unidades de Pronto Atendimento e Portas de Entrada para Urgência e Emergência, segundo as portarias de Rede de Atenção às Urgências e Emergências *Conhecer os princípios para o Cuidado/Assistência Pré-Hospitalar Móvel *Desenvolver postura ética e sigilosa no enfretamento das situações críticas *Reconhecer o traçado eletrocardiográfico identificando arritmias cardíacas básicas *Compreender as circunstâncias da equipe de enfermagem frente as situações de urgência e emergência cardiovascular *Conhecer e operar equipamentos de monitorização invasiva e ventilação mecânica invasiva e não invasiva *Instrumentalizar os acadêmicos para a punção arterial e interpretação dos dados gasométricos *Compreender a fisiologia dos agravos do sistema respiratório comuns no serviço de urgência, emergência e terapia intensiva *Desenvolver assistência ventilatória com ênfase nos cuidados de enfermagem *Conhecer os modos ventilatórios básicos e suas aplicabilidades *Conhecer e aplicar escala de avaliação neurológica e para vítimas de acidente vascular cerebral *Conhecer testes para abertura do protocolo de morte encefálica *Reconhecer a complexidade dos cuidados aos pacientes nos diferentes estados de choque *Compreender o cuidado de enfermagem no suporte nutricional avançado, controle glicêmico e distúrbios hidroeletrolíticos *Construir algoritmos para cuidado de enfermagem segura aos pacientes com hemorragia digestiva, grande queimado e intoxicações exógenas *Compreender as diretrizes estabelecidas para o tratamento da sepse *Contribuir para implantação de sistema de vigilância de riscos no SAMU, Emergência e UTI Adulto, oportunizando discussão de cultura de segurança do paciente entre as equipes de acordo com as metas do Programa SOS Emergência |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
*Introdução ao módulo |
4 |
2 |
*Cuidado de enfermagem nos agravos do sistema cardiovascular |
3 |
3 |
*Arritmias cardíacas: taquicardia e bradicardia; fibrilação atrial e ventricular; flütter atrial; bloqueio atrioventricular; assistolia |
3 |
4 |
* Parada Cardiorrespiratória: Suporte Básico e Avançado de Vida |
3 |
5 |
* Monitorização hemodinâmica: PIC/PAI/PIA e Capnografia |
2 |
6 |
Avaliação Teórica 1 |
2 |
7 |
Recuperativa da Avaliação Teórica 1 |
2 |
8 |
*Doenças Neurológicas (Hidrocefalia, AVC e Aneurismas) |
3 |
9 |
*Morte Encefálica e manutenção do potencial doador |
3 |
10 |
Avaliação Teórica 2 |
2 |
11 |
Recuperativa da Avaliação Teórica 2 |
2 |
12 |
*Cuidado de enfermagem ao grande queimado |
2 |
13 |
*Cuidados de enfermagem nos agravos do sistema respiratório |
3 |
14 |
* Suporte nutricional avançado |
2 |
15 |
Choque |
2 |
16 |
Hemorragia digestiva |
2 |
17 |
Avaliação Teórica 3 |
2 |
18 |
Avaliação Recuperativa da Avaliação Teórica 3 |
2 |
19 |
Avaliação Integrativa |
1 |
20 |
*Cuidado de enfermagem ao paciente em situações agudas e crônicas agudizadas |
60 |
|
TOTAL DE HORAS |
105 h |
|
Estratégias:*Aula expositiva dialogada *Dinâmica Interativa *Exercícios escritos *Sínteses reflexivas, *Estudo de caso *Processo de enfermagem *Debates e rodadas de discussão; Atividade Prática Supervisionada em Serviços de Saúde (APSSS) - Emergências, UTI, SAMU; Prova escrita pré-elaborada. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de avaliações teóricas escritas e avaliações em serviços de saúde; nos trabalhos em grupos; estudos individuais, seminários e outros; durante a prática assistencial (momento em que o acadêmico deverá fazer a associação teoria x prática); acadêmico deverá realizar cuidado integral de enfermagem baseado nos princípios éticos e técnico-científicos adquiridos individualmente ou em grupo durante as: aulas teóricas, atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde (APSSS), em laboratórios de práticas e/ou estudos extraclasse. |
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HABILIDADES |
As habilidades serão desenvolvidas no decorrer das atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde (APSSS). O acadêmico terá acompanhamento de um supervisor durante a execução do cuidado integral ao ser humano adulto e ao adulto idoso, sendo o avanço de forma progressiva conforme as oportunidades vivenciadas pelo acadêmico. |
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ATITUDES |
Atitude e postura ética. Assiduidade. Pontualidade. Responsabilidade. Participação em sala de aula e em atividades supervisionadas em serviços de saúde. Interesse. Iniciativa. Ética. Companheirismo. Comprometimento. Equilíbrio emocional em situações difíceis. Zelo pelos materiais e equipamentos. Honestidade/sinceridade. Respeito. Apresentação pessoal e material de bolso. |
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OUTRAS |
As formas de avaliação serão: avaliações teóricas individuais; avaliação integrativa; atitudes; habilidades; seminários; postura ética; estudos extraclasse; iniciativa; participação em sala e APSSS (atividade prática supervisionada nos serviços de saúde). |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
20 |
x |
x |
x |
1 |
06/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 1 |
|
x |
x |
x |
1 |
22/08/2024 |
x |
29/08/2024 |
||||
Avaliação 2 |
|
x |
x |
x |
1 |
26/09/2024 |
x |
03/10/2024 |
||||
Avaliação 3 |
|
x |
x |
x |
1 |
14/11/2024 |
x |
21/11/2024 |
||||
Avaliação |
|
x |
x |
x |
1 |
05/12/2024 |
|
|
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APSSS |
|
x |
x |
x |
5 |
18/12/2023 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CINTRA, Eliane de Araújo; NISHIDE, Vera Médice; NUNES, Wilma Aparecida. Assistência de enfermagem ao paciente gravemente enfermo. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. 671 p. ISBN 8573791446 |
|||||||||||
2 |
CHULAY, Marianne; BURNS, Suzanne M. Fundamentos de enfermagem em cuidados críticos da AACN. 2. Porto Alegre: AMGH, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788580551075. |
|||||||||||
3 |
GOMES, Alice Martins. Enfermagem na unidade de terapia intensiva. 2. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2004. 217 p. ISBN 8512121300 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BARROS, Alba Lucia Bottura Leite de (org.). Anamnese & exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 4. Porto Alegre: ArtMed, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786558820284. |
|||||||||||
2 |
CHEREGATTI, Aline; AMORIM, Carolina Padrão. Enfermagem em unidade de terapia intensiva. 2.ed. São Paulo: Martinari, 2011. 517p. ISBN 9788589788854 |
|||||||||||
3 |
GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri (org.). Dicionário de termos médicos e de enfermagem. São Paulo: Rideel, 2002. 473 p. ISBN 9788533905252. |
|||||||||||
4 |
KRUSE, James A.; PARKER, Margaret M.; CARLSON, Richard W.; GEHEB, Michael A. Manual dos princípios e práticas de terapia intensiva. São Paulo: Editora Roca Ltda., 1998. 482 p. ISBN 8572412328 |
|||||||||||
5 |
KROGER, Marcia M. Araújo. Enfermagem em terapia intensiva: do ambiente da unidade à assistência ao paciente. São Paulo: Martinari, 2010. 432p. ISBN 9788589788748 |
|||||||||||
6 |
MARTINS, Herlon Saraiva(EDIT.)DAMASCENO, Maria Cecília de Toledo(EDIT.)AWADA, Soraia Barakat(EDIT.). Pronto-socorro : diagnóstico e tratamento em emergências.. 2.ed. |
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7 |
Enfermagem na unidade coronária: bases, treinamento, prática |
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8 |
PEDREIRA, Larissa Chaves; PRASERES, Beatriz Mergulhão Ribeiro. Cuidados críticos em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788527730679. |
|||||||||||
9 |
PORTELA, Cristina Rodrigues; CORREA, Gladis Tenenbojm. Manual de consulta para estágio em enfermagem. São Caetano do Sul: Yendis, 2007. 207 p. ISBN 9788598859996 |
|||||||||||
10 |
WACHTER, Robert M. Compreendendo a segurança do paciente. 2. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788580552546. |
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obs: * 03 créditos teóricos (48hs sala e 12hs extraclasse), 03 créditos APSSS (60hs) |
Para a atenticação do plano de ensino |