PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Jaqueline Aparecida Erig Omizzolo |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório (ECO-III) |
0-18090 |
10 |
18 |
360 |
EMENTA |
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Estágio em Enfermagem: implementação e avaliação do projeto de prática assistencial nos diferentes contextos da prática profissional, sob a orientação de um docente enfermeiro e supervisão de um enfermeiro dos serviços de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar ao aluno o desenvolvimento e aprimoramento de competências para o exercício da enfermagem na vivência de situações práticas em contato com a realidade profissional, pautando-se na autonomia com responsabilidade, na consciência crítica, reflexiva e criativa, fundamentadas em princípios científicos, humanísticos e éticos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-Oportunizar ao aluno a vivência das problemáticas do trabalho em Enfermagem e Saúde com articulação entre teoria e prática, em determinada área de atuação da enfermagem. - Estimular o aluno para o desenvolvimento do cuidado integral, norteado por ações de promoção à saúde. - Propiciar a reflexão sobre os aspectos éticos e legais inerentes ao exercício profissional. - Estimular o aluno para promover transformações necessárias como resultado da reflexão e da ação sobre a realidade. - Propiciar a experiência da complexidade das relações interpessoais com demais profissionais da saúde e da enfermagem. - Estimular a interação do aluno com grupo de profissionais e outros acadêmicos utilizando os princípios do relacionamento interpessoal e da comunicação em saúde com vistas a assegurar o compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências e ideias. - Estimular a Identificação de oportunidades inovadoras, prevendo riscos e executando ações de forma segura para usuários e colaboradores. - Favorecer a incorporação da ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional. - Favorecer o desenvolvimento de formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional. - Incentivar o reconhecimento do aluno / futuro profissional, como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem e integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais. - Estimular o cuidado da saúde física e mental do aluno, buscando seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro. - Incentivar o reconhecimento do papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução à disciplina e contrato de trabalho |
12 |
2 |
Legislação do estágio obrigatório |
5 |
3 |
Planejamento do Estágio Curricular Obrigatório |
10 |
4 |
Atividade extra classe |
36 |
5 |
ECO em campo |
280 |
6 |
Acompanhamento e Análise do Estágio Curricular Obrigatório |
15 |
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TOTAL DE HORAS |
358 h |
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Estratégias: - Apresentação do plano do ensino; Estudo dirigido - leitura de texto Regulamento de ECO; - Leitura crítica: Legislação de estágio (LEI Nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008; RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, de 7 de Novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem; Resolução CES/CNE nº 4 de 06/04/2009 – 4000 h em 5 anos = 20% de ECO - Reconhecimento do campo de estágio e elaboração do plano de atividades de estágio. Exercício de elaboração de cronograma semanal – Visitas a campo de ECO e problematização com enfermeiro supervisor - Reconhecimento de campo de estágio: Validação do Planejamento de ECO com enfermeiro supervisor de campo - Estágio em campo sob supervisão do professor orientador de estágio e acompanhamento do enfermeiro do serviço. - Seminários para socialização das experiências em campo - Elaboração e entrega de relatório de estágio. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Elaboração e apresentação do plano de atividades de estágio; - Elaboração e apresentação do relatório de atividades de estágio; - Apresentação da experiência do estágio em seminário. |
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HABILIDADES |
-Verificada através do raciocínio lógico, coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas. Postura ética em relação à responsabilidade e o comprometimento com a formação profissional e na interação com o contexto do campo de estágio. |
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ATITUDES |
Atitude ética. Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, participação em sala de aula e em campo de estágio. Interesse, respeito, comprometimento, equilíbrio emocional em situações difíceis, zelo pelos materiais e equipamentos no campo de estágio. Apresentação pessoal, uniforme e material de estágio. Comprometimento com a sua formação profissional e interação no campo de estágio. |
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OUTRAS |
não há |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Plano de atividades de estágio |
1,2,3 |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação processual I |
4 |
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3.0 |
A definir |
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Avaliação processual II |
4 |
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|
3.0 |
A definir |
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Relatório de estágio |
5 |
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1.0 |
A definir |
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Seminário final - rodas de conversa |
5 |
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1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 9. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597026559. |
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2 |
POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 487 p. ISBN 8573079843 |
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3 |
KURCGANT, Paulina. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2005. 198 p. ISBN 8527710293. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ALVES, Vera Lúcia de Souza. Gestão da qualidade: ferramentas utilizadas no contexto contemporâneo da saúde. São Paulo: Martinari, 2012. ISBN 9788589788977 |
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2 |
ALVES, Vera Lúcia de Souza; FELDMAN, Liliane Bauer. Gestores da saúde no âmbito da qualidade: atuação e competências ; abordagem interdisciplinar. Barueri: Martinari, 2011. ISBN 9788589788816 |
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3 |
BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. 312 p. ISBN 9788532601544 |
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4 |
POTTER, Patrícia A.; PERRY, Anne G. Grande tratado de enfermagem prática: clínica e prática hospitalar. 3.ed. São Paulo: Santos, 2005. 999 p. ISBN 8572881883 |
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5 |
SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Brunner e Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2005. 2419 p. ISBN 8527710579 |
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obs:- Lei do estágio: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm - CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Consolidação da legislação e ética profissional. Florianópolis, 2013. |
Para a atenticação do plano de ensino |