Uniplac - Graduação - Enfermagem - Pesquisa em Enfermagem - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Giovanna Dall'Olivo da Luz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Pesquisa em Enfermagem

0-18076

4

80


EMENTA

Evolução da pesquisa na enfermagem no Brasil. Aplicação dos enfoques teóricos, filosóficos na pesquisa em enfermagem. Leitura e crítica de trabalhos científicos. Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde - APSSS


OBJETIVO GERAL

Propiciar ao aluno o conhecimento necessário sobre pesquisa e produção científica, podendo assim, contribuir com a construção de projetos de pesquisa e/ou outras formas de produção de conhecimento em enfermagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estimular a reflexão sobre as questões históricas e contemporâneas no processo de construção do conhecimento em Enfermagem e Saúde; - Propiciar condições pedagógicas para o reconhecimento das bases filosóficas, epistemológicas e éticas dos paradigmas que influenciaram e/ou têm influenciado a construção do conhecimento em Enfermagem; - Fomentar a identificação e análise da produção de trabalhos científicos; - Estimular a leitura e interpretação de produções científicas de maneira crítica e reflexiva; - Propiciar a identificação das formas de publicação da pesquisa em enfermagem e saúde.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade de Aprendizagem 1:
Introdução a disciplina;
Pesquisa em enfermagem;
Bases históricas da pesquisa.

8

2

Unidade de Aprendizagem 2:
Métodos de Pesquisa;
Estrutura de uma pesquisa;
Natureza da pesquisa;
Abordagem;
Objetivos;
Métodos.

8

3

Unidade de Aprendizagem 3:
Aplicação dos métodos teóricos na pesquisa em enfermagem

8

4

Unidade de Aprendizagem 4:
Pesquisa convergente assistencial (PCA)

8

5

Unidade de Aprendizagem 5:
Artigos Científicos
- Anatomia de um artigo científico
1.Título;
2.Autor;
3.Epígrafe;
4.Resumo e Abstract;
5.Palavras-chave;
6.Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão);
7.Referências

- Bases de Dados e Softwares para pesquisa

8

6

Unidade de Aprendizagem 6:
Estudo e Relato de Caso

8

7

Unidade de Aprendizagem 7:
Comunicação de Trabalho Científico na Enfermagem
Oratória e Apresentação de Trabalhos Científicos

4

8

Unidade de Aprendizagem 8:
Ética na pesquisa
Comitês de Ética

8

9

Unidade de Aprendizagem 9:
Revisão de Literatura
- Estrutura
- Conversa de Autores
- Citações
- ABNT

8

10

Unidade de Aprendizagem 10:
Plataforma Brasil e Currículo Lattes
- Conceitos e Explanações
- Atualização Currículo Lattes
- ORCID

4

11

Unidade de Aprendizagem 11:
Feira de Inovações na Enfermagem

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula expositiva dialogada, seminário, leitura de artigo científico, laboratório de informática, atividade extraclasse, sala de aula invertida, problematização.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Objetiva-se que o aluno através do conhecimento adquirido seja capaz de realizar leitura crítica de artigos científicos, ter entendimento acerca das etapas intrínsecas ao processo de pesquisa científica, conhecimento sobre os variados tipos de pesquisa e sua aplicabilidade, compreensão sobre as bases de dados e softwares de pesquisa científica, diferenciação de conceitos científicos e empíricos. Espera-se entendimento sobre a postura ética frente a pesquisa, comitês e demais relacionados.

HABILIDADES

Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico-dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas. Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional. Desenvolver comportamento ético, digno e respeitoso. Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional. Promover o desenvolvimento pessoal e profissional respeitando os valores morais e éticos da sociedade. Desenvolver o domínio do conhecimento sobre os aspectos teórico e metodológicos que possibilitem o suporte ao processo de pesquisar e produzir trabalhos científicos. Promover coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas.

ATITUDES

Comprometimento, responsabilidade social e consciência da importância da sua ação como futuro profissional para a melhoria da vida do outro e de si mesmo. Cooperação e socialização do saber produzido. Respeito e maturidade para a convivência em grupos. Participação e postura ética-política frente às diferentes atividades desenvolvidas durante as aulas. Responsabilidade e comprometimento com a formação profissional e da interação com o contexto da futura profissão.

OUTRAS

Formas de Avaliação: Será verificada através do raciocínio lógico, objetividade, coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas. Participação ativa do aluno tendo como atividades básicas: a) Leitura e interpretação de artigos científicos; b) Realização de atividades escritas com cumprimento dos prazos; c) Interação com a turma e com o professor no ambiente virtual; d) Elaboração e Atualização do Currículo na Plataforma Lattes; e) Planejamento e execução das atividades previstas em formato extraclasse; f) Elaboração e desenvolvimento das atividades pedagógicas de recuperação.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1-2-3-4-5-6

1.0

06/11/2024

Avaliação 01 (Seminário)

3

1.5

A definir

Avaliação 02 (PROVA)

1-2-4

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 03 (PROVA)

5-6-8

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 04 (Participação Mostra Científica)

7-10

0.5

A definir

Atividade Prática Extraclasse (Feira de Inovação em Enfermagem)

9-11

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559771653.

2

LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da Silva. Metodologia científica. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029576.

3

POLIT, Denise F; BECK, Cheryl Tatano. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582714904.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BOSI, Maria Lúcia Magalhães; GASTALDO, Denise (org.). Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021. 343 p. ISBN 978-65-5713-146-6.

2

CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro et al. (org.). TCC, trabalho de conclusão de curso: uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788571440708.

3

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597026580.

4

MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina. Redação de artigos científicos: métodos de realização, seleção de periódicos, publicação. 2. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597026641.

5

ROEVER, Leonardo. Avaliação crítica de artigos na área da saúde: guia prático. Rio de Janeiro: Thieme, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555720280.

obs:

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