PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Caroline Beatriz Schons |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Ética Geral e Profissional |
0-18079 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Princípios do desenvolvimento da conduta ética. Ser humano, a ética e o mundo científico. Responsabilidade profissional: ética, civil e penal. Dilemas éticos. Pressupostos básicos da conduta profissional. Legislação profissional: Lei do exercício profissional e Código de Ética. Órgãos de classe. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os conceitos de ética, focados na ação profissional do enfermeiro, visando uma atuação comprometida com as demandas de saúde da população, pautada nos princípios e no código de ética da enfermagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer os princípios do desenvolvimento da conduta ética, considerando o ser humano, a ética e o mundo científico. Discutir questões inerentes à responsabilidade profissional, nos aspectos da ética, civil e penal. Refletir sobre os dilemas éticos profissionais da área da saúde e enfermagem. Conhecer os pressupostos básicos da conduta profissional decorrentes da Lei do exercício profissional e do Código de Ética de enfermagem. Contextualizar os marcos históricos da profissão de Enfermagem no Brasil em Santa Catarina, considerando os órgãos de classe. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceito de ética e princípios do desenvolvimento da conduta ética. |
4 |
2 |
Responsabilidade profissional, nos aspectos da |
4 |
3 |
Dilemas éticos profissionais da área da saúde e enfermagem. |
4 |
4 |
Pressupostos básicos da conduta profissional. |
8 |
5 |
Código de Ética dos profissionais de enfermagem. |
12 |
6 |
Marcos históricos da profissão de Enfermagem no Brasil em Santa Catarina. |
4 |
7 |
Entrevistas com participação do COREN -SC |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:Aula expositiva dialogada Estudo dirigido Questionário sobre questões éticas Atividade em sala de aula individual Presencial Estudo de texto Seminários avaliações escritas |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações teórico práticas; Seminários; Serão considerados os seguintes critérios: contribuições pertinentes ao tema; coerência nas respostas orais/escritas solicitadas. domínio de conceitos estudados e aplicação dos conhecimentos através de atividades práticas supervisionadas, provas com questões objetivas e/ou dissertativas, ou orais, nas avaliações parciais e integrativas que comporão o conceito final. |
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HABILIDADES |
Avaliação individual e em grupos; Estabelecimento de relação entre os diferentes conteúdos vistos na disciplina; Retomada de conteúdos afins vistos em semestres anteriores; Desenvolvimento de textos e técnicas de apresentação de seminários; Habilidades de raciocínio do acadêmico, capacidade de análise, síntese, abstração, indução, dedução, durante sua participação na aulas teórico práticas e respostas dadas aos questionamentos; Habilidades para análise das fontes de busca de informações/conhecimento utilizadas pelo acadêmico; Habilidades de comunicação e expressão manifestadas pela expressão escrita, nas provas e trabalhos, no fórum de discussão e nas atividades práticas. |
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ATITUDES |
Participação presencial nas aulas bem como no ambiente virtual Google Class. Contribuição nas aulas e seminários com leituras e pesquisas de outras referências atualizadas; Participação ativa nos seminários e trabalhos em grupo; Participação ativa e passiva na apresentação dos seminários como ouvinte capacidade de argumentação verbal e escrita; Ética, compromisso, responsabilidade, trabalho em equipe, respeito a diversidade de opiniões; Serão considerados os seguintes critérios: Pontualidade e assiduidade; Manifestação de valores e atitudes éticas; Respeito aos colegas, ao professor, à comunidade em que interage, à universidade, ao patrimônio. |
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OUTRAS |
Avaliações teórico práticas; Atividade mobilizadora; Atividade integradora do semestre; Atitudes e habilidades: apresentação de seminário; Participação; Assiduidade; |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
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Avaliação 01 |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 |
3 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 |
4 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 05 |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
SOUZA, Herbert de; RODRIGUES, Carla. Ética e cidadania. 2.ed.reformul. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2009. 71 p. (Polêmica) ISBN 8516045870 |
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2 |
FORTES, Paulo Antônio de Carvalho. Ética e saúde: questões éticas, deontológicas e legais: autonomia e direitos do paciente, estudo de casos. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2011. 119 p. ISBN 8512480300 |
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3 |
OGUISSO, Taka; SCHMIDT, Maria José. O exercício da enfermagem: uma abordagem ético-legal. São Paulo: Ltr Editora Ltda., 1999. 232 p. 23838 ISBN 857322696X |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
PESSINI, Léo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Problemas atuais de bioética. 6.ed.rev. e ampl. São Paulo: Loyola, 2002. |
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2 |
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. 11.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 199 p. ISBN 8532621627 |
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3 |
VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. 9.ed. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2004. 82 p. (Coleção Primeiros Passos) ISBN 8511011773 |
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4 |
OGUISSO, Taka; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. 2. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. (Enfermagem). ISBN 9788520455333. |
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5 |
ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto. A ética na saúde. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002. 182 p. ISBN 8522100675 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |