Uniplac - Graduação - Engenharia Civil - Estatística - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Engenharia Civil

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia Civil Par043/22

PROFESSOR

Rodrigo Branco


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estatística

0-19734

4

80


EMENTA

Conceitos básicos séries estatísticas. Apresentação tabular e gráfica de séries. Medidas de Tendência

central, dispersão, assimetrias e curtose. Probabilidade. Distribuições de probabilidade. Amostragem

e estimação. Teste de hipóteses. Correlação e regressão.


OBJETIVO GERAL

Propiciar ao acadêmico as informações dos conceitos e ferramentas da estatística, onde, poderá relacionar a teoria com a prática da análise de problemas que visam na tomada de decisão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Reconhecer a estatística como ciência e seus métodos empregados; 2. Conhecer o significado e a utilização das medidas de estatística descritiva; 3. Definir amostragem e suas aplicações; 4. Aplicar a estatística relacionada as medidas de tendência central e de dispersão; 5. Empregar, de forma apropriada, as formas de apresentação dos dados; 6. Conhecer as técnicas de cálculos de probabilidade; 7. Conhecer e utilizar as metodologia de inferência estatística; 8. Realizar testes de hipóteses; 9. Propor problemas relacionados à Engenharia.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentações de professor e alunos. Apresentação da disciplina
Apresentação do plano de ensino

2

2

2. Conceitos básicos: Definição e Origem da Estatística
2.2 Conceitos básicos séries estatísticas

12

3

3. Modelos de tabelas e gráficos
3.1 Tabelas: Séries estatísticas
3.2 Gráficos estatísticos: Diagramas, gráfico polar, cartograma e pictograma.

15

4

4. Medidas de tendência central, dispersão, assimetria e curtose

8

5

5. Descrição, exploração e comparação dos dados
5.1 Dados e Variáveis
5.2 Análise de Variáveis Qualitativas
5.3 Análise de variáveis quantitativas
5.4 Medidas descritivas
5.5 Observações ao longo do tempo.

8

6

6. Noções básicas de probabilidade e distribuições de probabilidade
6.1. Introdução
6.2. Definição de probabilidade
6.3. Probabilidade condicional
6.4. Teorema condicional
6.5. Distribuição de Probabilidade
6.6. Variáveis aleatórias
6.7.Distribuição de probabilidades
6.8. Função de densidade de probabilidade
6.9. Média ou valor esperado de uma variável aleatória. Variância de uma variável aleatória.
6.10 Teorema de limite central e tratamento estatístico da teoria dos erros.

15

7

7. Estimativa e tamanho de amostras.
7.1. Estimação de parâmetros
7.2. Tamanho de amostra

10

8

8. Teste de hipóteses.
8.1 Conceitos básicos
8.2 Tipos de erro
8.3 Aplicação de testes estatísticos
8.4 Teste para proporção
8.5 Teste para média
8.6 Teste para variância
8.7 Correlação e regressão.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Extraclasse: Elaboração de um projeto para tomada de decisão junto a análise de dados com as ferramentas estatísticas.


Estratégias:AGC - Atividade Google Classroom; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Testes de conhecimentos, atividades propostas.

HABILIDADES

Realizar as atividades com eficácia por meio das soluções apresentadas. Articular saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, proatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional.

OUTRAS

Outras

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01

1, 2, 3, 4, 5

x

x

x

3.0

14/08/2024

x

21/08/2024

Avaliação 02

1, 2, 3, 4, 5, 6

x

x

x

3.0

02/10/2024

x

09/10/2024

Avaliação 03

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

x

x

x

3.0

19/11/2024

x

26/11/2024

Avaliação integrativa

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BARBETTA, Pedro Alberto; REIS, Marcelo Menezes; BORNIA, Antonio Cezar. Estatística: para cursos de engenharia e informática. 3. São Paulo: Atlas, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788522465699.

2

DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística aplicada. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 351 p. (Série essencial). ISBN 978850210416.

3

WALPOLE, Ronald E.; MYERS, Raymond H.; MYERS, Sharon; YE, Keying. Probabilidade & estatística: para engenharia e ciências. 8. ed. São Paulo: Pearson Education, 2009. 491 p. ISBN 9788576051992


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARA, Amilton Braio; MUSETTI, Ana Villares; SCHNEIDERMAN, Boris. Introdução à estatística. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2003. 152 p. ISBN 852120320-9

2

TOLEDO, Geraldo Luciano; OVALLE, Ivo Izidora. Estatística básica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 459 p. ISBN 978-85-224-1791-9.

3

NAVIDI, William. Probabilidade e estatística para ciências exatas. Porto Alegre: AMGH, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788580550740.

4

LEVINE, David M.; BERENSON, Mark L.; STEPHAN, David. Estatística: teoria e aplicações : usando microsoft excel em português. São Paulo: LTC, 2000.

5

DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística aplicada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. 351 p. (Série essencial). ISBN 8502036289.

obs:Observações

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática