Uniplac - Graduação - Engenharia Civil - Análise de Estruturas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Engenharia Civil

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia Civil Par772/17

PROFESSOR

Diogo Felipe Steinheuser


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Análise de Estruturas

0-18571

4

80


EMENTA

Tipos de estrutura; ações; vínculos; reações de apoio; equações de equilíbrio estático; grau de estaticidade; esforços internos em estruturas isostáticas: treliças planas - método de equilíbrio de nós, método de Ritter, método de Cremona; vigas - método das seções, método das áreas, método direto; vigas Gerber; pórticos planos e espaciais; cabos; arcos; linhas de influência em estruturas isostáticas. Resolução de estruturas hiperestáticas; método das forças: formulação algébrica e matricial; método dos deslocamentos: formulação matricial; caso particular - processo de Cross.


OBJETIVO GERAL

Análise das forças externas (carregamentos e reações em apoios) e forças internas (normal, cisalhamento, momento fletor e momento torçor) em estruturas isostáticas e hiperestáticas, para embasar o posterior estudo do dimensionamento de estruturas nas disciplinas de concreto armado, estruturas metálicas, estruturas de madeira, etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Introdução - revisão de definições básicas; 2. Análise de estruturas isostáticas; 3. Estudo de cargas móveis (linhas de influência em estruturas isostáticas); 4. Análise de estruturas hiperestáticas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

APRESENTAÇÃO:
Da disciplina, de sua relação com disciplinas já estudadas e que serão cursadas futuramente, e a forma de avaliação.
INTRODUÇÃO:
Revisão de definições básicas já estudadas em outras disciplinas: apoios e vínculos em estruturas, esforços, convenções adotadas na análise de estruturas, tipos de estruturas, grau de hiperestaticidade, condições de equilíbrio, etc.

12

2

ANÁLISE DE FORÇAS, REAÇÕES E ESFORÇOS DE ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS
- Vigas isostáticas (revisão de física e resistência dos materiais): método das seções, método dos diagramas e método direto;
- Treliças isostáticas (revisão de física e resistência dos materiais): método das seções de Ritter, método dos nós e método de Cremona;
- Vigas Gerber;
- Grelhas;
- Pórticos planos carregados no próprio plano;
- Pórticos com carregamento fora do plano.

42

3

ESTUDO DE CARGAS MÓVEIS EM ESTRUTURAS
Estudo dos esforços provocados por cargas móveis através de linhas de influência em estruturas isostáticas;
Apresentação de aplicação do estudo de cargas móveis.

12

4

ANÁLISE DE ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS
- Determinação do grau de hiperestaticidade (hiperestaticidade externa e/ou interna);
- Método dos esforços;
- Método dos deslocamentos;
- Processo de Cross.

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: resolução de exercícios.


Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Resolução de exercícios em classe. Exercícios individuais. APE/TIG/ED *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação 01 - teste individual em classe referente ao conteúdo estudado nos itens 1 e 2 (40% do conceito final); Avaliação 02 - teste individual em classe referente ao conteúdo trabalhado no item 3 e 4 (30% do conceito final); Avaliação 03 – Trabalho coletivo conforme edital repassado pelo professor (20% do conceito final); Avaliação Interdisciplinar - teste individual com referente à conteúdos das disciplinas cursadas pelo acadêmico do semestre corrente (10% do conceito final).

HABILIDADES

De pesquisa, de estudo individual e de grupo; De apresentar trabalhos com criatividade; Capacidade de relacionar os conhecimentos de outras disciplinas com os abordados na disciplina de Análise de Estruturas; Aplicação de conceitos de álgebra, física, resistência dos materiais e cálculo diferencial e integral à análise de esforços e deformações de elementos estruturais isostáticos e hiperestáticos.

ATITUDES

O aluno deverá apresentar comportamento adequado durante o semestre sendo que serão avaliados os seguintes quesitos: participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem, interação e trabalho em equipe.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01

1 e 2

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02

3 e 4

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Integrativa

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 03

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ALMEIDA, Maria Cascão Ferreira de. Estruturas isostáticas. São Paulo: Oficina de textos, 2009. 168 p. ISBN 9788586238833

2

MARTHA, Luiz Fernando. Análise de estruturas: conceitos e métodos básicos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2010. 524p. ISBN 9788535234558

3

BEER, Ferdinand Pierre; JOHNSTON, E. Russell. Mecânica vetorial para engenheiros. 5. ed., rev. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1994. v. 2, 982 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 701 p. ISBN 8521612281

2

BOTELHO, Manoel Henrique Campos. Resistência dos materiais: para entender e gostar. São Paulo: Studio Nobel, 2013. 301 p. ISBN 9788521207498

3

SUSSEKIND, J. C. Curso de análise estrutural volume 1 estruturas isostáticas.

4

SUSSEKIND, J. C. Curso de análise estrutural volume 2 deformações em estruturas metodo das forças. John Willey

5

SUSSEKIND, J. C. Curso de análise estrutural volume 3 metodo das deformações processo de cross.

obs:Serão utilizados recursos e ferramentas disponibilizadas pela UNIPLAC como: Google Classroom, Google Formulários e Hangouts ou outra plataforma digital, para aplicação de algumas atividades. A aula será presencial conforme regulamento interno da instituição.

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