PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Engenharia Civil |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Civil Par772/17 |
PROFESSOR |
Carlos Eduardo de Liz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Supervisionado |
0-18588 |
10 |
8 |
160 |
EMENTA |
|||
Projeto de estágio. Desenvolvimento de atividades de estágio em empresas e instituições de forma aplicada, contemplando a articulação teoria e pratica de ensino, pesquisa e extensão. Relatório final. |
OBJETIVO GERAL |
O Estágio Supervisionado em Engenharia Civil objetiva o complemento do ensino diante da realidade profissional, constituindo-se num instrumento de aperfeiçoamento técnico-científico e de treinamento prático. Permitindo ao aluno integrar prática e teoria, obtendo uma visão ampla das estruturas empresariais privadas ou públicas. Proporcionando uma relação importante entre Universidade e Empresa |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Despertar a vocação profissional em diferentes áreas de conhecimento o qual possibilite uma visão global das diversas atividades desenvolvidas pelo engenheiro civil; 2) Proporcionar o contato com outras pessoas de diferentes níveis sociais, culturais, formação profissional e níveis hierárquicos. Devendo interagir com os operários, técnicos, pessoal de nível superior, dirigentes da empresa e outros profissionais. Propiciando experiência no campo do relacionamento humano; 3) Prover os alunos de capacidade técnica, interpretativa e construtiva do relatório de estágio, compreendendo estratégias metodológicas, estrutura e desenvolvimento; 4) Estreitar a relação campo de estágio e teoria acadêmica, devendo o aluno utilizar os conhecimentos adquiridos na Universidade e aplicá-los no estágio. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estágio supervisionado, acompanhado pelo supervisor de estágios do curso de engenharia civil, por orientador com conhecimento na área de estudo e do supervisor de estágio da empresa. |
124 |
2 |
Estudos para o desenvolvimento da estrutura do trabalho: O Projeto de Estágio deverá seguir a seguinte estrutura: 1. Introdução; 2. Justificativa; 3. Problema; 4. Objetivo Geral e Objetivos Específicos; 5. Pressupostos ou Hipóteses; 6. 6 ARS-PD-Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital e presenciais. TI-Google Classroom, Referencial Teórico ou Revisão da Literatura; 7. Material e Métodos; 8. |
6 |
3 |
O processo de observação e relato das atividades no campo concedente de estágio (histórico, identificação da estrutura organizacional, descrição das atividades por área de formação profissional), e identificação de problemas e/ou oportunidades). |
6 |
4 |
O processo de elaboração do projeto de estágio e de pesquisa em Engenharia civil (tipos de projetos, estrutura de um projeto de estágio, identificação do tema, definição do problema e/ou oportunidade, descrição de objetivos e justificativa, revisão da literatura, metodologia, pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, cronograma e orçamento). |
6 |
5 |
O Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Civil e o processo de inscrição no estágio curricular supervisionado |
4 |
6 |
As Normas da ABNT e IBGE para a elaboração de tabelas e apresentação |
6 |
7 |
Seminário de apresentação dos trabalhos de projeto de estágio e |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
160 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG –Dinâmicas de Grupo;DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina e das práticas no campo de estágio. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será observado pelo supervisor da empresa, orientador e supervisor de estágios a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos, bem como de relacionamento com demais colegas de estágio na empresa e sala de aula. |
|||||||||||
ATITUDES |
Será observado a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais apresentadas pelo orientador e supervisor de estágio e relatadas em ficha de avaliação. |
|||||||||||
OUTRAS |
Avaliação pelo orientador; Avaliação pelo supervisor na empresa; Avaliação pelo supervisor de estágios nas aulas presenciais; Avaliação da apresentação no seminário. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação do projeto de estágio |
|
x |
x |
x |
5.0 |
18/09/2024 |
|
|
||||
Avaliação relatório final |
|
x |
x |
x |
5.0 |
04/12/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
KESTRING, Silvestre; BRANCHER, Almerindo; SCHWAB, Aparecida Beduschi. Metodologia do trabalho acadêmico: orientações para a sua elaboração. Blumenau: Editora Acadêmica, 2001. 81 p. ISBN 8587357085. |
|||||||||||
2 |
BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos: (TCC) : ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação lato-sensu. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2009. 116 p. ISBN 9788522450800. |
|||||||||||
3 |
ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 3. ed.rev.e atual. Curitiba: Juruá, 2008. 98 p. ISBN 9788536219141. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho didático-científico na universidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1980. 159 p. |
|||||||||||
2 |
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 308 p. ISBN 85-224-4049-2. |
|||||||||||
3 |
CORTEZ, Juliano Chaves. O estágio de estudantes na empresa. São Paulo: Ltr Editora Ltda., [19--]. 96 p |
|||||||||||
4 |
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 11. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 108 p. |
|||||||||||
5 |
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 6. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522499052. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |