PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Engenharia de Produção |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia de Produção Par775/17 |
PROFESSOR |
Paulo Roberto Oliveira de Sa |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Automação Industrial |
0-18106 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Histórico de controle de processos. Processos industriais e variáveis de processo. Programação de controladores lógicos programáveis: linguagem Ladder. Blocos de funções: temporizadores, comparadores e contadores. Blocos aritméticos. Blocos de relógio de tempo real. |
OBJETIVO GERAL |
Como objetivo geral, a disciplina visa formar o discente sobre aspectos gerais da automação industrial, desde o Nível de sensores e atuadores (chão de fábrica), Nível de Controle (PLCs), Nível de Supervisão (Supervisórios) e Nível de Gerenciamento de uma planta industrial, com foco na área de Engenharia de Produção. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Como objetivo específico, lista-se os seguintes itens: - Identificar a visão geral da automação industrial (Pirâmide de Automação); - Reconhecer o controle de processos; - Identificar os processos Industriais e Variáveis de Processo; - Identificar o controlador Lógico Programável (PLCs); - Programar em linguagem Ladder; - Definir Bloco de Funções; - Definir Blocos Aritméticos; - Definir Blocos de Relógio; - Desenvolver projeto Prático de automação, utilizando Arduíno. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Histórico de controle de processos, mecanização, automação, automatização, autonomação. |
6 |
2 |
Processos industriais, maquinas operatrizes, variáveis continuas e discretas, sistemas de malhas abertas e fechadas. |
16 |
3 |
Introdução a conceitos de comandos elétricos para programação de controladores lógicos. |
4 |
4 |
Introdução a linguagem Ladder usando simulador |
4 |
5 |
Blocos de funções: temporizadores, comparadores e contadores. |
4 |
6 |
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4 |
7 |
Blocos de relógio de tempo real. |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
42 h |
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Estratégias:AEX, TG. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O Conteúdo será avaliado de acordo com o exposto em sala de aula, e referente a bibliografia existente na biblioteca. Será cobrado dos alunos exercícios objetivos da disciplina e exercícios avançados para desenvolvimento de capacidade lógica. |
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HABILIDADES |
Será avaliado a freqüência do aluno (minímo de 75% de presença), participação em sala de aula, trabalhos individuais e em equipe e provas individuais. |
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ATITUDES |
Presença e participação |
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OUTRAS |
Trabalho em equipe |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
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|
2 |
A definir |
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prova 1 |
|
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3 |
A definir |
x |
A definir |
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prova 2 |
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|
3 |
A definir |
x |
A definir |
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Trabalho final |
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|
2 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CAPELLI, Alexandre. Automação industrial: controle do movimento e processos contínuos. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2006. 236 p. ISBN 8536501170 |
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2 |
MONTGOMERY, Douglas C.; RUNGER, George C.; HUBELE, Norma F. Estatística aplicada à Engenharia. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 335 p. ISBN 8521613989 |
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3 |
ROSÁRIO, João Maurício. Princípios de mecatrônica. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2007. 356 p. ISBN 8576050102 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CAMPOS, Mário Massa de; SAITO, Kaku. Sistemas inteligentes em controle e automação de processos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004. 235 p. ISBN 85739323089 |
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2 |
FRANCHI, Claiton Moro; CAMARGO, Valter Luís Arlindo de. Controladores lógicos programáveis: sistemas discretos. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2013. 352 p. ISBN 9788536501994 |
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3 |
GEORGINI, Marcelo. Automação aplicada: descrição e implementação de sistemas seqüenciais com PLCs. 7.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2006. 236 p. ISBN 8571947244 |
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4 |
MORAES, Cícero Couto de. Engenharia de automação industrial. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 2012. 347p. ISBN 9788521615323 |
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5 |
PRUDENTE, Francesco. Automação industrial: PLC : teoria e aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 262 p. ISBN 9788521615750 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |