PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Engenharia de Produção |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia de Produção Par775/17 |
PROFESSOR |
Johnny Rocha Jordan |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão da Inovação |
0-18108 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Fundamentos de Inovação. Tipos de inovação. Perfil dos profissionais da inovação. Função da inovação nas organizações. Estratégias de inovação. Ferramentas e métodos para inovação. Inovação aberta. Mensuração dos resultados da inovação. Criação de cultura de inovação. Propriedade Intelectual e Industrial. |
OBJETIVO GERAL |
Criar no acadêmico uma visão crítica sobre a função da inovação nas organizações e no mercado. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver uma visão mais ampla sobre os processos de inovação. Apresentar ferramentas de inovação, que possam ser usadas nos espaços profissionais do acadêmico(a). |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fundamentos de inovação. O que é inovação. Diferença entre descoberta, invenção e inovação. A importância da inovação para as organizações e para a sociedade. |
10 |
2 |
Tipos de inovação. Inovação incremental, inovação radical,sistema tecnológico, paradigma tecnoeconômico. |
10 |
3 |
Ferramentas e métodos para inovação. Principais ferramentas e métodos utilizados no mercado atual. Processos de inovação. Mensuração. |
20 |
4 |
Estratégias de inovação. Principais práticas do mercado. Inovação fechada e inovação aberta. |
20 |
5 |
Perfil dos profissionais da inovação. Buscadores, criadores, |
10 |
6 |
Criação de cultura de inovação. Características de empresas que possuem cultura de inovação. Modelos para criação de cultura de inovação. |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:ARS - AGM - AGC - DM - ED |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Produção de textos. Produção de exercícios e trabalhos práticos. Provas. |
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HABILIDADES |
Criatividade. Inovação. Profundidade intelectual. |
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ATITUDES |
Frequência. Assiduidade. Participação e interesse nas atividades em sala de aula. |
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OUTRAS |
A evolução do(a) acadêmico(a) ao longo do semestre também será levada em consideração para o conceito final. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
1; 2; 3 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
4; 5; 6 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FASCIONI, Ligia. Atitude pró-inovação: prepare seu cérebro para a revolução 4.0. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555200485. |
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2 |
TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na prática: design thinking e ferramentas aplicadas a startups. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555201574. |
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3 |
VASCONCELLOS, Marcos. Inovação pelas pessoas: o caminho para o sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555205572. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BIRKINSHAW, Julian; MARK, Ken. 25 ferramentas de gestão: inclui estratégia do oceano azul, design thinking, startup enxuta, inovação aberta, inteligência emocional, dentre outras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. |
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2 |
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. |
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3 |
KIM, W. Chan. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005. |
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4 |
MATTOS, Joãoo Roberto Loureiro; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 278 p. ISBN 8502049887 |
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5 |
OSTERWALDER, Alexandre; PIGNEUER, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |