Uniplac - Graduação - Engenharia de Produção - Gestão da Inovação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Engenharia de Produção

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia de Produção Par775/17

PROFESSOR

Johnny Rocha Jordan


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão da Inovação

0-18108

4

80


EMENTA

Fundamentos de Inovação. Tipos de inovação. Perfil dos profissionais da inovação. Função da inovação nas organizações. Estratégias de inovação. Ferramentas e métodos para inovação. Inovação aberta. Mensuração dos resultados da inovação. Criação de cultura de inovação. Propriedade Intelectual e Industrial.


OBJETIVO GERAL

Criar no acadêmico uma visão crítica sobre a função da inovação nas organizações e no mercado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver uma visão mais ampla sobre os processos de inovação. Apresentar ferramentas de inovação, que possam ser usadas nos espaços profissionais do acadêmico(a).


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Fundamentos de inovação. O que é inovação. Diferença entre descoberta, invenção e inovação. A importância da inovação para as organizações e para a sociedade.

10

2

Tipos de inovação. Inovação incremental, inovação radical,sistema tecnológico, paradigma tecnoeconômico.

10

3

Ferramentas e métodos para inovação. Principais ferramentas e métodos utilizados no mercado atual. Processos de inovação. Mensuração.

20

4

Estratégias de inovação. Principais práticas do mercado. Inovação fechada e inovação aberta.

20

5

Perfil dos profissionais da inovação. Buscadores, criadores,
desenvolvedores, executores e facilitadores.

10

6

Criação de cultura de inovação. Características de empresas que possuem cultura de inovação. Modelos para criação de cultura de inovação.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:ARS - AGM - AGC - DM - ED


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Produção de textos. Produção de exercícios e trabalhos práticos. Provas.

HABILIDADES

Criatividade. Inovação. Profundidade intelectual.

ATITUDES

Frequência. Assiduidade. Participação e interesse nas atividades em sala de aula.

OUTRAS

A evolução do(a) acadêmico(a) ao longo do semestre também será levada em consideração para o conceito final.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

1; 2; 3

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2

4; 5; 6

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir

Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FASCIONI, Ligia. Atitude pró-inovação: prepare seu cérebro para a revolução 4.0. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555200485.

2

TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na prática: design thinking e ferramentas aplicadas a startups. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555201574.

3

VASCONCELLOS, Marcos. Inovação pelas pessoas: o caminho para o sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555205572.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BIRKINSHAW, Julian; MARK, Ken. 25 ferramentas de gestão: inclui estratégia do oceano azul, design thinking, startup enxuta, inovação aberta, inteligência emocional, dentre outras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

2

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

3

KIM, W. Chan. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005.

4

MATTOS, Joãoo Roberto Loureiro; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 278 p. ISBN 8502049887

5

OSTERWALDER, Alexandre; PIGNEUER, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática