PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Engenharia de Produção |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia de Produção Par775/17 |
PROFESSOR |
Giovani Letti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão de Projetos |
0-18116 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Conceitos e objetivos da gerência de projetos. Metodologias para gestão de projetos. Metodologias tradicionais. Metodologias ágeis. Técnicas e ferramentas de gestão de projetos. Conhecimentos, habilidades e competências do gestor de projetos. Apresentação de projetos. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar técnicas e metodologias para elaboração, planejamento, controle e avaliação de projetos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Proporcionar aos alunos a compreensão dos conceitos básicos para a elaboração de projetos;? Proporcionar a compreensão gerencial para a identificação e seleção de métodos, técnicas e ferramentas necessárias ao gerenciamento de projetos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
O que é um projeto.?A importância dos projetos nas empresas..?A importância do gerenciamento de projetos. |
8 |
2 |
Estratégia X projetos. Tradução de objetivos estratégicos em ideias de projetos. |
8 |
3 |
OKRs. Definição e conceitos básicos. Criação para a criação de objetivos-chave e resultados-chave. Alinhamento de OKRs ao projeto. |
8 |
4 |
Project Management Body of Knowledge |
16 |
5 |
SCRUM |
24 |
6 |
Critérios de escolha do melhor método e/ou ferramenta de gerenciamento de projeto. |
4 |
7 |
Principais softwares de gerenciamento de projetos do mercado. |
4 |
8 |
Conhecimentos, habilidades e competências do gestor de projetos. |
4 |
9 |
Apresentação de projetos. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares. 80 horas em classe e 16 extraclasse. |
Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração. |
|||||||||||
OUTRAS |
As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
1, 2, 3 |
|
|
|
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 |
4, 5, 6, 7, 8, 9 |
|
|
|
4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ADKINS, Lyssa. Treinamento de equipes ágeis: um guia para scrum masters, agile coaches e gerentes de projeto em transição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555206340. |
|||||||||||
2 |
COUTINHO, Carlos. Resiliencia ágil: aprenda as práticas ágeis (SCRUM) para transformar seus projetos pessoais e profissionais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555206081. |
|||||||||||
3 |
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Implementando o gerenciamento organizacional de projetos: um guia de práticas. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547208264. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
DOERR, John. Avalie o que importa: como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788550807508. |
|||||||||||
2 |
TORRES, Luis Fernando. Fundamentos de gerenciamento de projetos. 5. São Paulo: GEN Atlas, 2013. 1 recurso online. (Grandes especialistas brasileiros). ISBN 9788595155534. |
|||||||||||
3 |
COUTINHO, Heitor. Da estratégia ágil aos resultados: uma combinação de abordagens adaptativas, mudanças dialógicas e gestão avançada de projetos. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788571440463. |
|||||||||||
4 |
WYSOCKI, Robert K. Gestão eficaz de projetos, v. 1: como gerenciar com excelência projetos tradicionais, ágeis e extremos. São Paulo: Saraiva, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788571441002. |
|||||||||||
5 |
COUTINHO, Carlos. Resiliencia ágil: aprenda as práticas ágeis (SCRUM) para transformar seus projetos pessoais e profissionais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555206081. |
|||||||||||
obs:Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina. |
Para a atenticação do plano de ensino |