Uniplac - Graduação - Engenharia de Produção - Gestão de Projetos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Engenharia de Produção

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia de Produção Par775/17

PROFESSOR

Giovani Letti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão de Projetos

0-18116

4

80


EMENTA

Conceitos e objetivos da gerência de projetos. Metodologias para gestão de projetos. Metodologias tradicionais. Metodologias ágeis. Técnicas e ferramentas de gestão de projetos. Conhecimentos, habilidades e competências do gestor de projetos. Apresentação de projetos.


OBJETIVO GERAL

Apresentar técnicas e metodologias para elaboração, planejamento, controle e avaliação de projetos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar aos alunos a compreensão dos conceitos básicos para a elaboração de projetos;? Proporcionar a compreensão gerencial para a identificação e seleção de métodos, técnicas e ferramentas necessárias ao gerenciamento de projetos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

O que é um projeto.?A importância dos projetos nas empresas..?A importância do gerenciamento de projetos.
Estruturas organizacionais adequadas a projetos.

8

2

Estratégia X projetos. Tradução de objetivos estratégicos em ideias de projetos.

8

3

OKRs. Definição e conceitos básicos. Criação para a criação de objetivos-chave e resultados-chave. Alinhamento de OKRs ao projeto.

8

4

Project Management Body of Knowledge
O que é o PMI.
O que é o PMBOK.
Pontos positivos e negativos do PMBOK.
Quando usar o PMBOK.
Conjunto de conhecimentos do PMBOK.

16

5

SCRUM
Características de metodologias ágeis de gerenciamento de projetos.
O que é o SCRUM.
Características do SCRUM.
Pontos positivos e negativos do SCRUM.
Quando usar o SCRUM.

24

6

Critérios de escolha do melhor método e/ou ferramenta de gerenciamento de projeto.

4

7

Principais softwares de gerenciamento de projetos do mercado.

4

8

Conhecimentos, habilidades e competências do gestor de projetos.

4

9

Apresentação de projetos.

4

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares. 80 horas em classe e 16 extraclasse.


Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

HABILIDADES

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

ATITUDES

Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração.

OUTRAS

As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

2

A definir

Avaliação 01

1, 2, 3

4

A definir

x

A definir

Avaliação 02

4, 5, 6, 7, 8, 9

4

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ADKINS, Lyssa. Treinamento de equipes ágeis: um guia para scrum masters, agile coaches e gerentes de projeto em transição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555206340.

2

COUTINHO, Carlos. Resiliencia ágil: aprenda as práticas ágeis (SCRUM) para transformar seus projetos pessoais e profissionais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555206081.

3

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Implementando o gerenciamento organizacional de projetos: um guia de práticas. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547208264.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

DOERR, John. Avalie o que importa: como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788550807508.

2

TORRES, Luis Fernando. Fundamentos de gerenciamento de projetos. 5. São Paulo: GEN Atlas, 2013. 1 recurso online. (Grandes especialistas brasileiros). ISBN 9788595155534.

3

COUTINHO, Heitor. Da estratégia ágil aos resultados: uma combinação de abordagens adaptativas, mudanças dialógicas e gestão avançada de projetos. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788571440463.

4

WYSOCKI, Robert K. Gestão eficaz de projetos, v. 1: como gerenciar com excelência projetos tradicionais, ágeis e extremos. São Paulo: Saraiva, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788571441002.

5

COUTINHO, Carlos. Resiliencia ágil: aprenda as práticas ágeis (SCRUM) para transformar seus projetos pessoais e profissionais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555206081.

obs:Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina.

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