Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Cinesioterapia I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par047/22

PROFESSOR

Tarso Waltrick


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cinesioterapia I

0-19903

4

80


EMENTA

Introdução à cinesioterapia. Percepção corporal através do movimento. Estudo do movimento

como forma de terapia. Aplicação dos diferentes tipos de exercícios físicos: passivo, ativo, ativo

assistido, ativo-resistido, isocinético, concêntrico e excêntrico, cadeia cinética aberta e fechada.

Exercícios proprioceptivos e pliométricos.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos a condição de atuar na prevenção, promoção, recuperação, manutenção de funções físicas e orgânicas do ser humano, com base em conhecimentos científicos e técnicos desenvolvidos dentro de princípios legais e éticos; visando socializar e desenvolver atividades fisioterapêuticas e interdisciplinares junto à comunidade no sentido de conceber a saúde como um direito às ações e serviços no processo saúde-patológico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Manter atitude ético-profissional, durante as aulas e no exercício da profissão nas diferentes esferas de atuação do fisioterapeuta; - Capacitar a atuação científica e análise crítica no processo ensino-aprendizagem. - Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho. - Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças das condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução a Cinesioterapia I

10

2

Manipulação e Mobilização das articulações periféricas

30

3

Propriocepção e Pliometria

20

4

Protocolos de atendimentos nas diferentes lesões

21

 

TOTAL DE HORAS

81 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Prova teórica e prática

HABILIDADES

Ser hábil na aplicação dos conhecimentos adquiridos, conseguindo relacionar a teoria com a prática

ATITUDES

Pontualidade e frequência nas aulas; Atitudes éticas perante o grupo e o material utilizado; Raciocínio crítico;

OUTRAS

Participação ativa nas aulas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Prova Prática

Todas

x

x

x

09

18/09/2024

x

25/09/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BARBAS, Carmen S. Valente; SCARPINELLA-BUENO, Marco; RODRIGUES JÚNIOR, Milton. Terapia intensiva : pneumologia e fisioterapia respiratória,. Belo Horizonte Atheneu 2005.

2

BARBAS, Carmen S. Valente; SCARPINELLA-BUENO, Marco; RODRIGUES JÚNIOR, Milton. Terapia intensiva: pneumologia e fisioterapia respiratória. Belo Horizonte: Editora Atheneu, 2004. 236 p. ISBN 8573796847.

3

BARRETO, Sérgio Saldanha Menna. Pneumologia. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. (No consultório). ISBN 9788536319315.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PULMÃO RJ. Rio de Janeiro: Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do RJ,. ISSN 1516-0270

2

SOCIEDADE PAULISTA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA. Asma: controle e prevenção : programa educativo. São Paulo: Boehringer Ingelheim, 19--.

3

RIGATTO, Mário; ROSEMBERG, José; MIRRA, Antônio Pedro. Consultas diárias em pneumologia: tabagismo. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 19--.

4

CARDOSO, Alexandre Pinto. Monitoração da inflamação no tratamento da asma brônquica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 19--.

5

CARDOSO, Alexandre Pinto et al. (ed.) SOCIEDADE DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Diagnóstico e tratamento em pneumologia. 2. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555764383.

obs:

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