PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Luísa Medeiros Carsten |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Eletrotermofototerapia |
0-18178 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Termoterapia. Principais agentes termoterapêuticos. Efeitos fisiológicos e terapêuticos, indicações e contra-indicações. Técnicas de aplicação. Fototerapia. Principais agentes fototerapêuticos. Efeitos fisiológicos e terapêuticos, indicações e contra-indicações. Eletroterapia. Técnicas de aplicação. Princípios de eletricidade. Baixa e média freqüência. Efeitos fisiológicos e terapêuticos. Indicações e contra-indicações. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos de fisioterapia conhecimento teórico e prático dos recursos disponíveis na área da eletrotermofototerapia, para o uso clínico de modo seguro e baseado em evidências. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver conhecimento específico da teoria de base para compreensão mais aprofundada da eletroterapia e fototerapia; Definir e diferenciar os conhecimentos teóricos da eletroterapia, termoterapia, fototerapia e crioterapia; Conhecer as principais indicações e contraindicações dos equipamentos; Interpretar corretamente os casos clínicos, e assim, aplicar de modo eficaz os equipamentos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução e História da Eletroterapia |
08 |
2 |
Eletrologia |
12 |
3 |
Ultrassom |
12 |
4 |
Fototerapia e Princípios da Luz |
12 |
5 |
Corrente Interferencial |
12 |
6 |
Provas Teóricas |
12 |
7 |
Aulas Práticas |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Uso de projeção, aulas práticas para aplicação dos equipamentos na Clínica Escola, exercícios de fixação com caso clínico e dinâmica com Quiz. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar conhecimento teórico e prático sobre eletroterapia, termoterapia, crioterapia e fototerapia. |
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HABILIDADES |
Determinar e definir a função e a aplicabilidade da eletrotermofototerapia na atuação clínica fisioterapêutica. |
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ATITUDES |
Pontualidade e frequência nas aulas; Atitudes éticas perante a turma e ao material utilizado; Raciocínio clínico crítico; Participação ativa nas aulas. |
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OUTRAS |
N/D |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
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Avaliação 1 |
1 e 2 |
x |
|
|
2.0 |
23/08/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
3 e 4 |
x |
|
|
3.0 |
04/10/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
5 |
x |
|
|
1.0 |
08/11/2024 |
|
|
||||
Prova Prática |
1, 2, 3, 4, 5 |
x |
x |
|
3.0 |
29/11/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
LOW, John; REED, Ann. Eletroterapia explicada: princípios e prática. 4. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2009. 472 p. ISBN 9788535231229 |
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2 |
NELSON, Roger M; HAYES, Karen W; CURRIER, Dean P (ed.). Eletroterapia clínica. 3. Barueri: Manole, 2003. 1 recurso online. ISBN 9788520447420. |
|||||||||||
3 |
WATSON, Tim. Eletroterapia: prática baseada em evidência. 12.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 349p. ISBN 9788535231380 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
AGNE, Jones. Eu sei eletroterapia .... Santa Maria: Palotti, 2011. 363p. ISBN 9788577821099. |
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2 |
ROBINSON, Andrew; SNYDER-MACKLER, Lynn. Eletrofisiologia clínica: eletroterapia e teste eletrofisiológico. 2. ed. 1. reimp. Porto Alegre: Artmed, 2002. 426 p. ISBN 857307735-2 |
|||||||||||
3 |
HANSEN, John T.; KOEPPEN, Bruce M. Atlas de fisiologia humana de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2003. 238 p. ISBN 8536301619. |
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4 |
ROBERTO, Alexsander Evangelista. Eletroestimulação: o exercício do futuro. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2006. 2007p. ISBN 8576550830. |
|||||||||||
5 |
CHAVES, Marcelo Rocha; OLIVEIRA, Rauirys de Alencar. Efeitos fotobiomoduladores do laser no reparo da esternotomia em pós-operatório de cirurgia cardíaca. FisioBrasil: a revista do fisioterapeuta brasileiro, Rio de Janeiro, v.16, n.113 , p. 14-20, nov. 2013. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |