PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Camila Nara Moraes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fisioterapia Aquática |
0-18180 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Efeitos fisiológicos da água. Princípios Físicos do meio aquático. Indicações e contra-indicações da fisioterapia aquática. Aplicações e procedimentos da Fisioterapia Aquática nas diferentes patologias de origem neurológica, ortopédica, traumatológica, reumatológica, geriátrica, obstétrica e pediátrica. Noções dos métodos Bad Ragaz, Halliwick e Watsu. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de interpretar e realizar os procedimentos pertinentes a fisioterapia aquática, atrelando a teoria à prática. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Por meio de aulas teóricas e práticas, orientadas pelo professor da disciplina de Fisioterapia Aquática tem como objetivos específicos, possibilitar o aluno (a): - Identificar os diversos aspectos fisiológicos envolvidos na aplicação do processo de reabilitação dentro da água. - Interpretar os casos clínicos e conseguir realizar a aplicação das técnicas pertinentes correlacionando-as com os casos em questão. - Estar apto a realizar uma avaliação fisioterapêutica aquática. - Estruturar as técnicas de cinesioterapia aquática, entre outros. - Aplicar as técnicas de atendimento aquático que competem ao fisioterapeuta. - Preocupar-se com a real compreensão do tema proposto em sala de aula e sua importância dentro do contingente de experiências acadêmicas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Plano de ensino e Introdução a fisioterapia aquática. |
4 |
2 |
Conceitos e efeitos fisiológicos da água. |
8 |
3 |
Avaliação do fisioterapêutica aquática. |
6 |
4 |
Técnicas de fisioterapia aquática – aplicabilidade com casos clínicos. |
24 |
5 |
Fisioterapia aquática no paciente neurológico, geriátrico e desportivo. |
16 |
6 |
Avaliações |
22 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Provas teóricas e práticas |
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HABILIDADES |
A capacidade de criar soluções com flexibilidade, adaptabilidade e com inovação; de selecionar estratégias adequadas de ação visando a atender interesses interpessoais e institucionais; comunicação interpessoal e expressão corretas na interpretação da realidade, raciocínio lógico, crítico e analítico; capacidade de propor modelos inovadores; de ordenar atividades e programas, de decidir entre alternativas. |
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ATITUDES |
Pontualidade e frequência nas aulas; Atitudes éticas perante o grupo e o material utilizado; Raciocínio crítico; Participação ativa nas aulas; |
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OUTRAS |
. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
|
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|
1.0 |
A definir |
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Trabalho |
|
|
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|
4.0 |
A definir |
|
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Prova 1 |
|
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|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova 2 |
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|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
COHEN, Moisés. Fisioterapia aquática. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2011. 317p. ISBN 9788520429808 |
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2 |
SACHELLI, Tatiana; ACCACIO, Letícia Maria Pires; RADL, André Luís Maierá. Fisioterapia aquática. Barueri: Editora Manole Ltda, 2007. 350p. ISBN 9788520420416 |
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3 |
SILVA, Juliana Borges da; BRANCO, Fábio Rodrigues. Fisioterapia aquática funcional. São Paulo: Arts Médicas, 2011. 392p. ISBN 9788536701226 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BATES, Andrea; HANSON, Norm. Exercícios aquáticos terapéuticos. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1998. 320 p ISBN 8520407250 |
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2 |
KATZ, Jane. Exercícios aquáticos na gravidez. 1. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1999. 223 p. ISBN 852040970-9 |
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3 |
KRASEVEC, Joseph A.; GRIMES, Diane C. Hidroginástica: um programa de exercícios aquáticos para pessoas de todas as idades e todos os níveis de preparo físico. São Paulo: Hemus Editora Limitada, 1989. 224 p. ISBN 8528901432. |
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4 |
CASE, Leanne. Condicionamento físico na água. 1.ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1998. 165 p. 18865 ISBN 852040745-5 |
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5 |
KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1998. 746 p. ISBN 852040746-3. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |