Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Coletiva - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/2

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Angela Carla Ghizoni

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Coletiva

4

80

EMENTA

Prática supervisionada nas diferentes áreas do saber fisioterapêutico. Saúde Coletiva e Comunidade em geral. Educação ambiental, saúde e sociedade. Atuação da fisioterapia no contexto da saúde pública. Matriciamento como processo de trabalho do fisioterapeuta no NASF.

OBJETIVO GERAL

- Estudar, identificar e aplicar adequadamente avaliação fisioterapêutica e os procedimentos fisioterapêuticos na prevenção, promoção e reabilitação visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender a importância da inserção do fisioterapeuta nos diferentes níveis de atenção a saúde da comunidade; - Aplicar e relacionar a teoria estudada com a prática fisioterapêutica supervisionada na saúde coletiva e comunidade em geral. - Prestar atendimento fisioterapêutico a pacientes nas diversas áreas da fisioterapia, correlacionando a anamnese, exame físico, objetivos e conduta; - Elaborar diagnóstico cinético funcional e evolução fisioterapêutica adequadamente; - Atuar em equipe interdisciplinar com responsabilidade profissional na educação ambiental, saúde e sociedade; - Realizar leitura e análise crítica de textos científicos com a temática da saúde coletiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

80

TOTAL DE HORAS

80 h

Estratégias:Atendimento aos pacientes na saúde coletiva. AEX, APE; EC; ED, SE; TICS. *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; SE - Seminário; TICS – Tecnologias de Informação e Comunicação.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Demonstrar conhecimento do conteúdo estudado na saúde coletiva e no trabalho desenvolvido pelo fisioterapeuta neste cenário.

HABILIDADES

- Capacidade de estabelecer correlação entre a prática fisioterapêutica e a saúde coletiva; - Capacidade de formular e responder aos questionamentos acerca dos temas dialogados; - Comunicação e expressão oral e escrita; - Preenchimento e manuseio adequado dos prontuários na UBS e fichas de avaliação fisioterapêuticas. - Capacidade de atuar em equipe multiprofissional e colocar em prática os conhecimentos adquiridos acerca dos princípios e diretrizes do SUS.

ATITUDES

- Freqüência, pontualidade, responsabilidade profissional; - Interesse, fundamentação teórica postura colaborativa e participação ativa nas discussões de casos clínicos e temáticas abordadas durante o estágio; - Atitude profissional e ética perante o paciente, supervisor, equipe de saúde e demais colegas; - Cumprimento do prazo de entrega das atividades solicitadas; - Análise crítica nas discussões propostas e na leitura de artigos científicos.

OUTRAS

A avaliação será feita de forma continuada, considerando todos os itens acima mencionados, as atividades desenvolvidas durante o estágio, estudo de caso, seminário e avaliação teórica.

DATAS PREVISTAS

Data

Recuperação

Data

Avaliação 1: Atuação fisioterapêutica na saúde coletiva (ASDF, UBS), conforme itens que constam na ficha de Avaliação Habilidades e Atitudes do Estágio (5,0) Seminário (1,0) Estudo de Caso (2,0) Avaliação do estágio (2,0)

10

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. (Saúde em debate, 170). ISBN 978-85-64806-56-6.

2

CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. São Paulo: Hucitec, 2013. 174 p. (Saúde em debate). ISBN 978-85-271-0681-8.

3

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar de (org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. ISBN 9788599977972.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALMEIDA FILHO, Naomar de; ROUQUAYROL, Maria Zélia. Introdução à epidemiologia. 4.ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 282p. ISBN 9788527711876.

2

BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KJESLLSTRÖM, T. Epidemiologia básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2013. 175 p. ISBN 8572881891

3

GRISOTTI, Márcia; PATRÍCIO, Zuleica Maria. A saúde coletiva entre discursos e práticas. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. 159 p. ISBN 853280338-5

4

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A crise da saúde pública: e a utopia da saúde coletiva. Salvador: Casa da Saúde, 2000. 125 p. ISBN 8585651520

5

PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 596 p. ISBN 85-277-0356-4.

obs: A disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Coletiva ocorrerá na UBS e ASDF, sendo necessário que os estagiários estejam devidamente paramentados e de posse dos materiais para avaliação e tratamento fisioterapêutico dos pacientes, respeitando a ética profissional, bem como os princípios e diretrizes que regem o Sistema Único de Saúde – SUS. A média final para aprovação é 7,0, sendo que não será feito arredondamento de notas no final do semestre. O cronograma e as avaliações poderão sofrer alterações conforme o andamento do semestre.

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura