Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Neurologia Infantil - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Nayara Lisboa Almeida Schönmeier


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Neurologia Infantil

0-18193

2

40


EMENTA

Desenvolvimento Neuropsicomotor normal e patológico. Conceitos neuroevolutivo Bobath. Técnicas e intervenção fisioterapêutica. Avaliação e minimização das sequelas neurológicas.


OBJETIVO GERAL

Adquirir conhecimento adequado das patologias neuropediátricas, assim como a avaliação e tratamento adequado referente as alterações clínicas relacionadas ao comportamento motor e cognitivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer as características das principais patologias neurológicas, correlacionando-as com a neurofisiologia;- Desenvolver habilidade de avaliar, programar os objetivos e as condutas fisioterapêuticas para o paciente neurológico pediátrica;- Executar o programa fisioterapêutico ao paciente neurológico, através dos métodos e técnicas específicas;- Subsidiar o trabalho com equipe multiprofissional com ações e cuidados básicos, auxiliando sua independência e suporte à família.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

• Paralisia cerebral e lesões neurológicas adquiridas na infância.

4

2

• Desenvolvimento motor típico e atípico.

4

3

• Avaliação e tratamento fisioterapêutico de quadriplegias espásticas, hipotonias, ataxias, atetoses e hemiplegias.

8

4

• Conceito Neuroevolutivo Bobath e seus manuseios.

8

5

• Controle motor e Neuroplasticidade.

2

6

• Técnicas complementares de tratamento em neuropediatria.

 

TOTAL DE HORAS

26 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação da aprendizagem do aluno será de forma contínua através de: Provas teóricas-práticas, objetivas e/ou subjetivas; Atividades complementares (relatórios parciais, seminários, estudos de casos, atividades em grupo). Participação e presença do aluno em sala e nas aulas práticas.

HABILIDADES

O aluno deverá compreender a fisiopatologia das disfunções neurológicas da infância, suas repercussões a curto, médio e a longo prazo, bem como saber avaliar e traçar o plano de tratamento adequado.

ATITUDES

- Frequência nas aulas; - Postura ética em suas condutas; - Trabalho em grupo, - Organização do espaço em aulas práticas;

OUTRAS

Participação e interesse.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01

1 e 2

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2

3

2.0

A definir

x

A definir

Seminários

6

2.0

A definir

Integrativa

todas

1

A definir

Participação em aula

todas

1

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

UMPHRED, Darcy Ann. Fisioterapia neurológica. 2.ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1994. 875p. ISBN 9788520400487

2

SANVITO, Wilson Luiz. Propedêutica neurológica básica. São Paulo: Livraria Atheneu, 2000. 162 p. ISBN 857379037-7.

3

ZAIDAT, Osama O.; LERNER, Alan J. Manual Mosby de neurologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 644 p. ISBN 9788535230161


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

NITRINI, Ricardo; BACHESCHI, Luiz Alberto. A neurologia que todo médico deve saber. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2004. 490 p. ISBN 8573795611

2

LEFÈVERE, Antônio B. Exame neurológico evolutivo: Do pré-escolar normal. 2.ed. São Paulo: Sarvier, 1976. 182 p (Pediatria) 22292

3

BOBATH, Karel. Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. 2.ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, [200-]. 110 p.

4

MACHADO, Angelo B. M. Neuroanatomia funcional. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 1993. 363 p. (Biblioteca Biomédica)

5

TUDELLA, Eloisa; FORMIGA, Cibelle (org.). Fisioterapia neuropediátrica: abordagem biopsicossocial. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555766059.

obs:

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