PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Nayara Lisboa Almeida Schönmeier |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Neurologia Infantil |
0-18193 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Desenvolvimento Neuropsicomotor normal e patológico. Conceitos neuroevolutivo Bobath. Técnicas e intervenção fisioterapêutica. Avaliação e minimização das sequelas neurológicas. |
OBJETIVO GERAL |
Adquirir conhecimento adequado das patologias neuropediátricas, assim como a avaliação e tratamento adequado referente as alterações clínicas relacionadas ao comportamento motor e cognitivo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Reconhecer as características das principais patologias neurológicas, correlacionando-as com a neurofisiologia;- Desenvolver habilidade de avaliar, programar os objetivos e as condutas fisioterapêuticas para o paciente neurológico pediátrica;- Executar o programa fisioterapêutico ao paciente neurológico, através dos métodos e técnicas específicas;- Subsidiar o trabalho com equipe multiprofissional com ações e cuidados básicos, auxiliando sua independência e suporte à família. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
• Paralisia cerebral e lesões neurológicas adquiridas na infância. |
4 |
2 |
• Desenvolvimento motor típico e atípico. |
4 |
3 |
• Avaliação e tratamento fisioterapêutico de quadriplegias espásticas, hipotonias, ataxias, atetoses e hemiplegias. |
8 |
4 |
• Conceito Neuroevolutivo Bobath e seus manuseios. |
8 |
5 |
• Controle motor e Neuroplasticidade. |
2 |
6 |
• Técnicas complementares de tratamento em neuropediatria. |
|
|
TOTAL DE HORAS |
26 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação da aprendizagem do aluno será de forma contínua através de: Provas teóricas-práticas, objetivas e/ou subjetivas; Atividades complementares (relatórios parciais, seminários, estudos de casos, atividades em grupo). Participação e presença do aluno em sala e nas aulas práticas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno deverá compreender a fisiopatologia das disfunções neurológicas da infância, suas repercussões a curto, médio e a longo prazo, bem como saber avaliar e traçar o plano de tratamento adequado. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Frequência nas aulas; - Postura ética em suas condutas; - Trabalho em grupo, - Organização do espaço em aulas práticas; |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação e interesse. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 |
1 e 2 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminários |
6 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Integrativa |
todas |
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Participação em aula |
todas |
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
UMPHRED, Darcy Ann. Fisioterapia neurológica. 2.ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1994. 875p. ISBN 9788520400487 |
|||||||||||
2 |
SANVITO, Wilson Luiz. Propedêutica neurológica básica. São Paulo: Livraria Atheneu, 2000. 162 p. ISBN 857379037-7. |
|||||||||||
3 |
ZAIDAT, Osama O.; LERNER, Alan J. Manual Mosby de neurologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 644 p. ISBN 9788535230161 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
NITRINI, Ricardo; BACHESCHI, Luiz Alberto. A neurologia que todo médico deve saber. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2004. 490 p. ISBN 8573795611 |
|||||||||||
2 |
LEFÈVERE, Antônio B. Exame neurológico evolutivo: Do pré-escolar normal. 2.ed. São Paulo: Sarvier, 1976. 182 p (Pediatria) 22292 |
|||||||||||
3 |
BOBATH, Karel. Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. 2.ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, [200-]. 110 p. |
|||||||||||
4 |
MACHADO, Angelo B. M. Neuroanatomia funcional. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 1993. 363 p. (Biblioteca Biomédica) |
|||||||||||
5 |
TUDELLA, Eloisa; FORMIGA, Cibelle (org.). Fisioterapia neuropediátrica: abordagem biopsicossocial. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555766059. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |