PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Natalia Veronez da Cunha, Tarso Waltrick, Luísa Medeiros Carsten |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia Comunitária II |
0-18200 |
10 |
6 |
120 |
EMENTA |
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Prática supervisionada nas diferentes áreas do saber fisioterapêutico. Fisioterapia na saúde coletiva, postos de saúde (Estratégia Saúde da Família – ESF) e atendimento domiciliar. Atuação da fisioterapia no contexto da saúde pública. |
OBJETIVO GERAL |
Formar profissionais de Fisioterapia habilitados tecnicamente para o incremento de ações em saúde que garantam a possibilidade de uma recuperação de pacientes cardiopatas, com manutenção da capacidade funcional e independência dos mesmos. Proporcionar ainda ao acadêmico o embasamento teórico e a vivência prática da fisioterapia em Pediatria a partir dos conhecimentos prévios do processo dos distúrbios neurológicos, bem como dos múltiplos problemas que acometem a criança atuando de forma ética e humanística na informação, prevenção e tratamento dos pacientes. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Através da vivência em atendimento fisioterapêutico na clínica Escola de Pediatria e na clínica de Reabilitação Cardíaca, capacitar o acadêmico de fisioterapia a estabelecer planos de tratamento que visem promoção, prevenção, tratamento e reabilitação na área de estágio; - Oportunizar vínculo terapêutico e troca de valores entre acadêmico e paciente; - Conhecer as principais afecções neurológicas da criança na prática de ações de prevenção e reabilitação da saúde de pacientes, compreendendo o aspecto emocional do paciente respeitando a individualidade e as particularidades de cada um, com ética e respeito; - Selecionar e aplicar os tratamentos adequados a cada paciente e compreender as limitações de cada um, com ética e profissionalismo; - Dominar as técnicas utilizadas a cada tratamento; - Elaborar a solicitação de avaliações/intervenções de outros profissionais da área da saúde para a abordagem multidisciplinar. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação das normas e rotinas do estágio |
120 |
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TOTAL DE HORAS |
120 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Domínio dos métodos teórico-práticos aplicado nas diversas patologias; - Desempenho nos tratamentos (objetivos e condutas). |
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HABILIDADES |
- Respeitar os princípios éticos quanto às práticas fisioterapêuticas; - Avaliar, elaborar diagnóstico, objetivos, plano e indução do tratamento fisioterapêutico, além ser capaz de decidir a alta fisioterapêutica baseada na evolução dos casos e reavaliações sistemáticas. - Realizar ações em saúde individuais e em grupos. - Ser capaz de atuar junto à equipe multiprofissional de saúde. - Ser capaz de atuar de forma crítica e reflexiva tanto nas ações em saúde quanto na elaboração de estratégias em equipe para o enfrentamento dos agravos e determinantes do processo saúde-doença. |
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ATITUDES |
- Ética perante as atividades desenvolvidas. - Pontualidade e frequência nos estágios. - Paramentação. |
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OUTRAS |
- Ética perante as atividades desenvolvidas. - Pontualidade e frequência nos estágios. - Paramentação. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Continuada |
1 |
x |
x |
x |
10 |
22/07/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MALONE, Terry R.; NITZ, Arthur J.; MCPOIL, Thomas G. Fisioterapia em ortopedia e medicina no esporte. São Paulo: Santos, 2000. 633p. ISBN 8572882227 |
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2 |
DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA. Fisioterapia em cardiologia: aspectos práticos. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2014. ISBN 9788538804901. |
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3 |
BRITTO, Raquel Rodrigues; BRANT, Tereza Cristina; PARREIRA, Verônica Franco. Recursos manuais e instrumentais em fisioterapia respiratória. 2. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788520459737. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LIPPERT, Lynn S. Cinesiologia clínica. Guanabara |
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2 |
SILVA, Rafael Duarte; CAMPOS, Vinícius Castro Campos. Cinesioterapia: fundamentos teóricos para prática. Belo Horizonte: Coopmed, 2006. 145p. ISBN 978858500279 |
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3 |
GAINO, Marta Rejane Corrocher; MOREIRA, Rosânia Terezinha. Manual prático de cinesioterapia: terapia pelo movimento. São Paulo: Roca, 2010. 199p. ISBN 9788572418867 |
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4 |
ROSENTHAL, Susan; CARIGNAN, Joanne R.; SMITH, Brian D. Oncologia prática: cuidados com o paciente. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 1995. 339 p. ISBN 8573090502 |
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5 |
ALGRANT, Eduardo; CAPITANI, Eduardo M.; MENDONÇA, Elizabete M. Doenças ocupacionais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 19--. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |