Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia Comunitária II - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/2

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Natalia Veronez da Cunha, Tarso Waltrick, Luísa Medeiros Carsten

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia Comunitária II

10

6

120

EMENTA

Prática supervisionada nas diferentes áreas do saber fisioterapêutico. Fisioterapia na saúde coletiva, postos de saúde (Estratégia Saúde da Família – ESF) e atendimento domiciliar. Atuação da fisioterapia no contexto da saúde pública.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais de Fisioterapia habilitados tecnicamente para o incremento de ações em saúde que garantam a possibilidade de uma recuperação de pacientes cardiopatas, com manutenção da capacidade funcional e independência dos mesmos. Proporcionar ainda ao acadêmico o embasamento teórico e a vivência prática da fisioterapia em Pediatria a partir dos conhecimentos prévios do processo dos distúrbios neurológicos, bem como dos múltiplos problemas que acometem a criança atuando de forma ética e humanística na informação, prevenção e tratamento dos pacientes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Através da vivência em atendimento fisioterapêutico na clínica Escola de Pediatria e na clínica de Reabilitação Cardíaca, capacitar o acadêmico de fisioterapia a estabelecer planos de tratamento que visem promoção, prevenção, tratamento e reabilitação na área de estágio; - Oportunizar vínculo terapêutico e troca de valores entre acadêmico e paciente; - Conhecer as principais afecções neurológicas da criança na prática de ações de prevenção e reabilitação da saúde de pacientes, compreendendo o aspecto emocional do paciente respeitando a individualidade e as particularidades de cada um, com ética e respeito; - Selecionar e aplicar os tratamentos adequados a cada paciente e compreender as limitações de cada um, com ética e profissionalismo; - Dominar as técnicas utilizadas a cada tratamento; - Elaborar a solicitação de avaliações/intervenções de outros profissionais da área da saúde para a abordagem multidisciplinar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

Apresentação das normas e rotinas do estágio
Avaliação fisioterapêutica dos pacientes (anamnese e avaliação física) / - Elaboração dos objetivos e condutas do tratamento
Acompanhamento, supervisão e orientação dos atendimentos realizados pelos alunos (prática clínica supervisionada)

120

TOTAL DE HORAS

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Domínio dos métodos teórico-práticos aplicado nas diversas patologias; - Desempenho nos tratamentos (objetivos e condutas).

HABILIDADES

- Respeitar os princípios éticos quanto às práticas fisioterapêuticas; - Avaliar, elaborar diagnóstico, objetivos, plano e indução do tratamento fisioterapêutico, além ser capaz de decidir a alta fisioterapêutica baseada na evolução dos casos e reavaliações sistemáticas. - Realizar ações em saúde individuais e em grupos. - Ser capaz de atuar junto à equipe multiprofissional de saúde. - Ser capaz de atuar de forma crítica e reflexiva tanto nas ações em saúde quanto na elaboração de estratégias em equipe para o enfrentamento dos agravos e determinantes do processo saúde-doença.

ATITUDES

- Ética perante as atividades desenvolvidas. - Pontualidade e frequência nos estágios. - Paramentação.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação Continuada

10

22/07/2024

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MALONE, Terry R.; NITZ, Arthur J.; MCPOIL, Thomas G. Fisioterapia em ortopedia e medicina no esporte. São Paulo: Santos, 2000. 633p. ISBN 8572882227

2

DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA. Fisioterapia em cardiologia: aspectos práticos. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2014. ISBN 9788538804901.

3

BRITTO, Raquel Rodrigues; BRANT, Tereza Cristina; PARREIRA, Verônica Franco. Recursos manuais e instrumentais em fisioterapia respiratória. 2. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788520459737.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LIPPERT, Lynn S. Cinesiologia clínica. Guanabara

2

SILVA, Rafael Duarte; CAMPOS, Vinícius Castro Campos. Cinesioterapia: fundamentos teóricos para prática. Belo Horizonte: Coopmed, 2006. 145p. ISBN 978858500279

3

GAINO, Marta Rejane Corrocher; MOREIRA, Rosânia Terezinha. Manual prático de cinesioterapia: terapia pelo movimento. São Paulo: Roca, 2010. 199p. ISBN 9788572418867

4

ROSENTHAL, Susan; CARIGNAN, Joanne R.; SMITH, Brian D. Oncologia prática: cuidados com o paciente. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 1995. 339 p. ISBN 8573090502

5

ALGRANT, Eduardo; CAPITANI, Eduardo M.; MENDONÇA, Elizabete M. Doenças ocupacionais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 19--.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura