Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/2

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Bruna Fernanda da Silva

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Trabalho de Conclusão de Curso

10

40

EMENTA

Conclusão e apresentação do relatório final da pesquisa (trabalho de curso). Elaboração e envio para publicação do artigo científico.

OBJETIVO GERAL

Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de executar e finalizar um projeto de pesquisa que resultará no trabalho final de conclusão de curso, sob orientação de um docente responsável cumprindo todas as etapas de um trabalho científico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar o tema investigado como um Trabalho de Conclusão de Curso; Executar e finalizar o plano de trabalho estabelecido junto com o orientador, para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso; Executar e finalizar o percurso metodológico frente à questão de pesquisa, sob orientação do docente orientador; Reconhecer cada etapa para o desenvolvimento de um trabalho científico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de fisioterapia

30

2

Apresentação do trabalho de conclusão de curso de fisioterapia

10

TOTAL DE HORAS

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Escrita científica na área fisioterapêutica.

HABILIDADES

Escrever, dissertar, pontuar, corroborar, confrontar, dialogar, decidir.

ATITUDES

Postura, Respeito, Pontualidade, Disciplina, Frequência, Argumentação.

OUTRAS

Contribuição com a Avaliação Institucional. Participação em Evento acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Apresentação TCC

7

07/11/2024

Entrega versão final TCC

27/11/2024

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação. 7. ed. Botucatu: Best Writing, 2019. 312 p. ISBN 978-85-64201-13-2.

2

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto. metodologia da pesquisa. 5. Porto Alegre Penso 2013

3

CRESWELL, John W; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de métodos mistos. 2. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. (Métodos de pesquisa). ISBN 9788565848411.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. Rio de Janeiro Atlas 2016 (recurso online)

2

MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. Rio de Janeiro Atlas 2017 (recurso online)

3

MATTAR, João. Metodologia científica na era digital. 4. São Paulo Saraiva 2017 (recurso online)

4

FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Planejamento da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. (recurso online)

5

KROKOSCZ, Marcelo. Outras palavras para autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015. (recurso online).

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura