Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Portuguesa II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa II

0-19314

2

40


EMENTA

Vocábulo: definição, formas, sistema aberto e fechado. Léxico, lexicalização. Estrutura dos vocábulos: segmentação morfemática. Os morfemas de significação interna e externa. Enriquecimento do léxico. Composição e derivação. Neologismo e outros processos de formação de palavras.


OBJETIVO GERAL

Compreender a estrutura mórfica da Língua Portuguesa

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- identificar o valor semântico que cada palavra apresenta; - identificar os processos de formação de palavras; - Identificar as possibilidades de sentido que a palavra adquire em diferentes contextos. - Perceber na palavra as partes mínimas portadoras de significados; - Analisar as palavras a partir dos processos de formação de novos vocábulos; - Reconhecer o vocábulo como um subsistema em expansão contínua; - Perceber os processos de flexão e as possíveis alterações no interior da palavra.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. A palavra e o vocábulo
1.1 O sentido das palavras: conotação, denotação
1.2 A palavra e o contexto
1.3 Campos semânticos e campos lexicais
1.4 Palavra e lexia – lexemas e grafemas

6

2

2. A segmentação morfo-femática
2.1 Morfemas de sigmentação interna
2.2 Morfemas de sigmentação externa
2.3 O morfema zero
2.4 Alomorfes e alofones
2.5 Vogais Temáticas
2.6 Os afixos
2.7.1 Prefixos e sufixos (gregos e latinos)
2.8 Herança grega: os radicais

8

3

3 As palavras – formação
3.1 Processos de composição
3.2 A derivação segundo Macambira
3.3 A derivação em Kuri
3.4 Os constituintes imediatos
3.5 Outros processos
3.5.1 Os estrangeirismos
3.6Arcaísmo e neologismo

10

4

4. O léxico
4.1 Princípios da criação de novos vocábulos
4.1.1 Mudança Categorial
4.1.2 Função expressiva
4.1.3 Função de rotulação
4.2 Condições de produtividade
4.3 A lexicalização

8

5

5. A flexão
5.1 A flexão nominal
5.1.1 Flexão de gênero e número
5.2 A flexão verbal
5.2.1 Alteração do radical
5.2.2 Desinência de número e pessoa
5.2.3 Irregularidades flexionais

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Trabalho individual. Pesquisa de campo sobre os diferentes empregos para as palavras. Jogos de palavras. Leituras recomendadas. Pesquisa bibliográfica e Exercício de decomposição de palavras. Observação dos usos da linguagem e Oralidade.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

1. Provas escritas 2. Apresentação oral e escrita de pesquisa 3. Apresentação de trabalhos 4. Seminário sobre o conteúdo pesquisado 5. Desempenho na pesquisa de campo e em sala de aula.

HABILIDADES

1. Cooperação e interação com o grupo 2. Produção oral e escrita, compreensão oral e escrita e reflexão escrita. 3. Interesse nos debates 4. Participação e organização nos trabalhos em grupo e individual.

ATITUDES

1. Uso de diferentes estruturas em seu processo enunciativo e a conseqüente associação do teórico com a linguagem empregada no cotidiano. 2. Participação no trabalho de equipe. 3. Responsabilidade na condução dos trabalhos de grupo e individuais, demonstrando amadurecimento linguístico e segurança nas ações empreendidas. 4. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento do trabalho oferecido, de acordo com a modalidade escolhida pela equipe. 5. Responsabilidade, engajamento nas atividades em sala de aula, pontualidade, ética, interesse.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

A palavra e o vocabulário

1

x

x

x

2.0

A definir

A segmentação morfo-femática

2

x

x

x

2.0

A definir

A palavra e o léxico

3, 4

x

x

x

2.0

A definir

A flexão nominal e verbal

5

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação Integrativa

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMARA JR, Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. 35ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 124 p. ISBN 853260061-1

2

KEHDI, Valter. Morfemas do português. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 2007. 72 p (Série princípios) ISBN 9788508107957

3

AZEREDO, José Carlos de. Escrevendo pela nova ortografia: como usar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. 2.ed. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, 2008. 134 p. ISBN 9788574029382


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

RYAN, Maria Aparecida Florence Cerquera. Conjugação dos verbos em português: Prático e eficiente. 12.ed. São Paulo: Editora Ática, 1995. 176 p. 312 ISBN 85-08-02370-7

2

DISCINI, Norma. O estilo nos textos. São Paulo: Contexto acadêmica, 2003. 344 p. ISBN 8572442316

3

PILLA, Éda Heloísa. Os neologismos de Português e a Face Social da Língua

4

KEHDI, Valter. Formação de palavras em português

5

LAROCA, Maria Nazaré de Carvalho. Manual de morfologia do português

obs:

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