Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Estágio Curricular Obrigatório IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira, Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório IV

0-18228

6

120


EMENTA

Prática de Ensino: orientação para regência de classe em língua portuguesa e língua inglesa e literaturas no Ensino Médio. Relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante a prática de ensino.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino da língua, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica no Ensino Médio

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários com as informações necessárias, para que possam desenvolver o seu plano de ensino com vistas à prática do ensino da língua portuguesa. - Orientar e discutir com os acadêmicos a busca bibliográfica e outros recursos para a preparação e efetivação do Estágio Supervisionado. - Orientar e discutir com os acadêmicos o material didático a serem aplicados no Estágio Supervisionado. - Trabalhar a estrutura de elaboração do Plano de Aula - Orientar no que diz respeito à intervenção no campo de estágio e auxiliar na elaboração dos planos de aula do Estágio Supervisionado. - Acompanhar a elaboração dos planos de aula do Campo de Estágio, condição indispensável para a regência. - Acompanhar e observar, sempre que possível, os estagiários durante o período de regência em sala de aula campo. - Trabalhar, discutir, realizar seminários sobre leituras a respeito da formação do professor.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Retomada do Plano de Ensino para regência
1.1 Retorno à escola para possíveis adaptações
1.2 Elaboração de planos de aula
1.3 Início da regência

08

2

Planejamento e regência de classe do estágio Supervisionado

3

3. Relatório
3.1 Estrutura
3.2 Elaboração
3.3 Apresentação

14

4

4. Registro de observação na de regência de classe
4.1 Seminário

10

5

5. Formação do Professor
5.1 Leitura e discussões sobre o tema

12

6

6. Acompanhamento na elaboração do relatório
6.1 Seminário

20

7

Preparação para a regência em sala de aula
7.1 Elaboração dos Planos de Aula
7.2 Confecção do material didático

30

8

Acompanhamento do estágio
8.1 Regência de classe –

20

9

Apresentação final do Relatório
9.1 Devolução do Estágio
9.2 Seminário sobre a regência de classe

12

 

TOTAL DE HORAS

126 h


Estratégias:Debates discussões, conclusões. Pesquisa de campo e trabalho em grupo. Recursos multimídias, seminário, participação. Feedback. Leitura, pesquisa, orientação em grupo e individual. Pesquisa bibliográfica e Internet.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

1. Entendimento das normas e conteúdos no regulamento de estágio em vigor. 2. A observação dos prazos para devolução do estágio, bem como o cumprimento do cronograma estabelecido. 3. Desenvolvimento adequado do tema escolhido. 4. Desempenho individual e de grupo na pesquisa de campo.

HABILIDADES

1. Capacidade de entendimento das normas elencadas no Regulamento de Estágio em vigor, bem como em suas implicações didáticas. 2. A solicitude em apresentar-se, juntamente com os demais membros da equipe de estágio, à Supervisão de acordo com o cronograma. 3. Capacidade de relacionar a teoria e a prática e vice-versa. 4. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no Ensino Médio.

ATITUDES

1. Participação nas aulas e no trabalho de equipe. 2. Responsabilidade na condução de trabalho em grupo e individual, demonstrando amadurecimento linguístico e segurança nas ações empreendidas. 3. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento do trabalho nas escolas ou em mini-cursos oferecidos de acordo com modalidade escolhida pela equipe.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Relatório do Estágio Supervisionado

3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

x

x

x

2.0

A definir

Plano de Ensino – Apresentação

2

x

x

x

2.0

A definir

Trabalho desenvolvido em sala de aula Vídeo Conferência

Todas

x

x

x

3.0

A definir

Regência de classe (Síncrona)

Todas

x

x

x

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. v. 2, 144 p. ISBN 85-86584-71-1.

2

BARCELOS, Ana Maria; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. 2.ed. Campinas: Pontes, 2010. 236 p. ISBN 8571132216

3

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: síntese teórica e prática pedagógicas. Florianópolis: Cogem, 1998. 4997


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 232p. (Coleção Idéias Em Ação) ISBN 9788522105885

2

BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522113996.

3

BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522114047.

4

FERRARI, Alceu Eavanello; RIBEIRO, Sérgio Costa; SMOLKA, Ana Luiza B.; BURNHAM, Teresinha Fróes; BRASLAUSKY, Cecilia; TESSER, Ozir; XAVIER, Maria Luisa Santos; RIBEIRO, Maria Luisa Santos; GOMES, Ana Rosa Brito; LUDKE, Menga; BELLONI, Maria Luiza; SOARES, Magda; ANDRÉ, Paulo de Tarso Afonso de. Escola básica. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1992. 210 p. (Coletânea C. B. E.) 5211 ISBN 85 308 0201-1

5

UNIPLAC. ; MALTEZ, Elisabeth França; BRANCO, Gemari Teresinha Gargioni; KLEIN, Sandra Madalena; GARCIA, Sandra Maria; GARGIONI, Sandra Carla. Estágio supervisionado em disciplinas pedagógicas e supervisão escolar. Lages: Ed. do Autor, 1997. 119 p.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática