PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Maria Candida Melo Pereira, Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório IV |
0-18228 |
8º |
6 |
120 |
EMENTA |
|||
Prática de Ensino: orientação para regência de classe em língua portuguesa e língua inglesa e literaturas no Ensino Médio. Relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante a prática de ensino. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino da língua, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica no Ensino Médio |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários com as informações necessárias, para que possam desenvolver o seu plano de ensino com vistas à prática do ensino da língua portuguesa. - Orientar e discutir com os acadêmicos a busca bibliográfica e outros recursos para a preparação e efetivação do Estágio Supervisionado. - Orientar e discutir com os acadêmicos o material didático a serem aplicados no Estágio Supervisionado. - Trabalhar a estrutura de elaboração do Plano de Aula - Orientar no que diz respeito à intervenção no campo de estágio e auxiliar na elaboração dos planos de aula do Estágio Supervisionado. - Acompanhar a elaboração dos planos de aula do Campo de Estágio, condição indispensável para a regência. - Acompanhar e observar, sempre que possível, os estagiários durante o período de regência em sala de aula campo. - Trabalhar, discutir, realizar seminários sobre leituras a respeito da formação do professor. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Retomada do Plano de Ensino para regência |
08 |
2 |
Planejamento e regência de classe do estágio Supervisionado |
|
3 |
3. Relatório |
14 |
4 |
4. Registro de observação na de regência de classe |
10 |
5 |
5. Formação do Professor |
12 |
6 |
6. Acompanhamento na elaboração do relatório |
20 |
7 |
Preparação para a regência em sala de aula |
30 |
8 |
Acompanhamento do estágio |
20 |
9 |
Apresentação final do Relatório |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
126 h |
|
Estratégias:Debates discussões, conclusões. Pesquisa de campo e trabalho em grupo. Recursos multimídias, seminário, participação. Feedback. Leitura, pesquisa, orientação em grupo e individual. Pesquisa bibliográfica e Internet. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
1. Entendimento das normas e conteúdos no regulamento de estágio em vigor. 2. A observação dos prazos para devolução do estágio, bem como o cumprimento do cronograma estabelecido. 3. Desenvolvimento adequado do tema escolhido. 4. Desempenho individual e de grupo na pesquisa de campo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
1. Capacidade de entendimento das normas elencadas no Regulamento de Estágio em vigor, bem como em suas implicações didáticas. 2. A solicitude em apresentar-se, juntamente com os demais membros da equipe de estágio, à Supervisão de acordo com o cronograma. 3. Capacidade de relacionar a teoria e a prática e vice-versa. 4. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no Ensino Médio. |
|||||||||||
ATITUDES |
1. Participação nas aulas e no trabalho de equipe. 2. Responsabilidade na condução de trabalho em grupo e individual, demonstrando amadurecimento linguístico e segurança nas ações empreendidas. 3. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento do trabalho nas escolas ou em mini-cursos oferecidos de acordo com modalidade escolhida pela equipe. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Relatório do Estágio Supervisionado |
3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Plano de Ensino – Apresentação |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho desenvolvido em sala de aula Vídeo Conferência |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Regência de classe (Síncrona) |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. v. 2, 144 p. ISBN 85-86584-71-1. |
|||||||||||
2 |
BARCELOS, Ana Maria; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. 2.ed. Campinas: Pontes, 2010. 236 p. ISBN 8571132216 |
|||||||||||
3 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: síntese teórica e prática pedagógicas. Florianópolis: Cogem, 1998. 4997 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 232p. (Coleção Idéias Em Ação) ISBN 9788522105885 |
|||||||||||
2 |
BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522113996. |
|||||||||||
3 |
BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522114047. |
|||||||||||
4 |
FERRARI, Alceu Eavanello; RIBEIRO, Sérgio Costa; SMOLKA, Ana Luiza B.; BURNHAM, Teresinha Fróes; BRASLAUSKY, Cecilia; TESSER, Ozir; XAVIER, Maria Luisa Santos; RIBEIRO, Maria Luisa Santos; GOMES, Ana Rosa Brito; LUDKE, Menga; BELLONI, Maria Luiza; SOARES, Magda; ANDRÉ, Paulo de Tarso Afonso de. Escola básica. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1992. 210 p. (Coletânea C. B. E.) 5211 ISBN 85 308 0201-1 |
|||||||||||
5 |
UNIPLAC. ; MALTEZ, Elisabeth França; BRANCO, Gemari Teresinha Gargioni; KLEIN, Sandra Madalena; GARCIA, Sandra Maria; GARGIONI, Sandra Carla. Estágio supervisionado em disciplinas pedagógicas e supervisão escolar. Lages: Ed. do Autor, 1997. 119 p. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |