Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Portuguesa VIII - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa VIII

0-18230

2

40


EMENTA

O discurso. Enunciado e contexto. Leis e competências do discurso. As bases de análise. Enunciação, pragmática e argumentação. Sintaxe e semântica discursiva.


OBJETIVO GERAL

Entender a elaboração do texto como uma atividade que envolve uma sequência de estratégias – linguísticas e cognitivo-discursivo – voltadas à construção do gênero

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender o texto como uma sequência de frases, articuladas entre si e elaborado a partir de uma estrutura discursiva. - Reconhecer as diferentes estruturas textuais ligadas aos diversos gêneros. - Identificar o gênero e as partes constituintes - Perceber as partes que formam textos argumentativos e informativos - Identificar os argumentos presentes num texto - Relacionar elementos da gramática à elaboração do enunciado - Perceber no texto os diferentes níveis de análise.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 Discurso
1.1 O discurso e a ideologia
1.2 Elementos (alguns) da análise do discurso
1.3 A importância atual da análise do discurso

10

2

2, Estrutura e função do documento
2.1 Condição discursiva e domínio discursivo,
2.2. Construção interna do texto:
2.3. A estrutura da informação:
2.3.1. Referenciação estratégias
2.3.2 Predicação,
2.3.3. Balizamento, modalização e hierarquização.

10

3

3.Modos e meios de produção e recuperação da informação técnica.
3.1.Aspectos linguísticos e estruturais do texto argumentativo
32. Particularidades da linguagem de alguns textos: editoriais, classificados, peças publicitárias, descrições científicas, provérbios, crônicas.

12

4

4. A gramática do texto
4.1. A pontuação
4.1.1. Emprego da vírgula
4.2. Valor estilístico da pontuação
4.3 Da concordância
4.3.1 Da concordância nominal, principais dúvidas
4.3.2 Concordância verbal

12

5

5. O texto
5.1. Níveis de análise
5.1.1. Estrutura discursiva _ indeterminação, localização e temporalização
5.1,2. Estrutura narrativa – manipulação e competência
5.1.3. Estrutura profunda
5.2. O ideológico no texto
5.3. O linguístico - vocabular, morfossintático e discursivo, conhecimento técnico, teor informativo, legibilidade e usabilidade

10

 

TOTAL DE HORAS

54 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:Estudo de diferentes gêneros Pesquisa bibliográfica Análise de textos Exercícios de aplicação. Análise de textos. Análise de textos nos mais variados gêneros. Pesquisa de campo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados

HABILIDADES

Produção e análise de textos observanda a carga significativa

ATITUDES

Raciocínio crítico e lógico, percepção da frase e suas estruturas mais profundas

OUTRAS

Interesse, assiduidade e participação

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Pesquisa: Categoria Semântica no texto

1

2.0

A definir

Prova: Estrutura e função do documento e produção

2 e 3

2.0

A definir

Prova sobre a gramática do texto

4

2.0

A definir

Avaliação: Análise de texto nos mais variados gêneros

5

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000. 1037 p. ISBN 857139288-9

2

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. 768 p. ISBN 978-85-7244-462-0.

3

MACAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português. 9.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1999. 10261


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 2.ed.ampl. e atual. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S/a, 2010. 707 p. ISBN 9788520921456

2

Iniciação à sintaxe do português. AZEREDO, José Carlos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2015 3. ......... Gramática Houaisss. São Paulo: Publifolha, 2010

3

Gramática de usos do português – 2.reimp. / 2000 – (livros) – Acervo 30596 NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2 reimp. São Paulo: UNESP, 2000. 1037 p.ISBN 857139288-9

4

SILVA, Rosa Virgínia Mattos e Tradição gramatical e gramática tradicional. São Paulo: Contexto 2012

5

DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Classes e categorias em Português. Fortaleza: UFC Edições, 2000 MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de texto. 3 ed. ver. e anual. São Paulo: Saraiva, 2009

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática