PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Celio Jose Zampieri, Mareli Eliane Graupe, Josilaine Antunes Pereira, Rafael Araldi Vaz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cultura, Diferença e Cidadania |
0-17512 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender que as diferenças sociais, éticas e culturais no contexto social-histórico em que estão inseridas, são fundamentais para se alcançar a cidadania. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Reconhecer que as diferenças entre os indivíduos é o que os une, e estão inseridas na cultura que cada um vivencia. • Compreender a natureza e a cultura, respeitando a identidade e as diferenças. • Promover uma visão de atitudes e valores, que repensem o modelo de sociedade atual, buscando o exercício da cidadania. • Refletir o panorama dos direitos humanos no contexto atual, contemplando a sua evolução histórica e a globalização. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Abordagem |
20 |
2 |
2. Identidade Cultural |
20 |
3 |
3. Cidadania no Brasil |
19 |
4 |
4. Direitos humanos |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
79 h |
|
Estratégias:Fórum temático, Produção textual, Mapa mental, Tarefa. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. |
|||||||||||
ATITUDES |
Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Fórum Avaliativo |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
15/07/2024 |
|
|
||||
Atividade Avaliativa |
1 |
x |
x |
x |
0.8 |
26/07/2024 |
x |
06/09/2024 |
||||
Atividade Avaliativa |
2 |
x |
x |
x |
0.7 |
09/08/2024 |
x |
06/09/2024 |
||||
Fórum Avaliativo |
3 |
x |
x |
x |
0.5 |
23/08/2024 |
|
|
||||
Fórum Avaliativo |
3 |
x |
x |
x |
0.5 |
06/09/2024 |
|
|
||||
Atividade Avaliativa |
3 |
x |
x |
x |
0.7 |
13/09/2024 |
x |
01/11/2024 |
||||
Atividade Avaliativa |
4 |
x |
x |
x |
0.7 |
04/10/2024 |
x |
01/11/2024 |
||||
Fórum Avaliativo |
4 |
x |
x |
x |
0.5 |
11/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação Final |
Todas |
x |
x |
x |
5.1 |
18/11/2024 |
x |
25/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2012. 111p. ISBN 978-85-308-0291-2. |
|||||||||||
2 |
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. 254 p. ISBN 9788520005651. |
|||||||||||
3 |
DIAS, Jean Carlos; SIMÕES, Sandro Alex de Souza (coord.). Direito, políticas públicas e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Método, 2013. 1 recurso online. ISBN 978-85-309-4981-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BRASIL; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA; ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013. 103 p. ISBN 9788579940798. |
|||||||||||
2 |
DEUS, Zélia Amador de. Caminhos trilhados na luta antirracista. São Paulo: Autêntica, 2020. 1 recurso online. (Cultura negra e identidades). ISBN 9788551306710. |
|||||||||||
3 |
DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda Costa de. Políticas públicas: principios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522484478. |
|||||||||||
4 |
MOREIRA, Tales Willyan Fornazier. Serviço social e luta antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2020. 166 p. ISBN 978-85-86025-55-2. |
|||||||||||
5 |
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 133 p. ISBN 9788532624130. |
|||||||||||
obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central. |
Para a atenticação do plano de ensino |