Uniplac - Graduação - Música - Estudos em Educação Musical I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estudos em Educação Musical I

0-19329

2

40


EMENTA

undefined


OBJETIVO GERAL

Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Musical.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar as diversas teorias de referência em educação musical; - Conhecer as teorias de aprendizagem e cognição musical; - Fomentar práticas pedagógico musicais que articulem com as teorias da Educação Musical.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução às teorias da Educação Musical

08

2

Delimitação epistemológica do campo da Educação Musical.

10

3

Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de música para a
Educação Básica.

10

4

Teorias de aprendizagem e cognição musical.

12

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de estabelecer sínteses dos processos de educação musical relacionados com os pressupostos teórico metodológicos.

HABILIDADES

Críticas de entender o contexto do ensino de música e suas principais teorias de cognição musical.

ATITUDES

Capacidade de reflexão, intervenção e análise dos conteúdos. No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente.

OUTRAS

Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01: Trabalho em grupo

1 e 2

x

x

x

3.0

28/08/2024

x

30/08/2024

Avaliação 02: Resumo Crítico (2,0) e debate em sala (1,0)

3

x

x

x

3.0

09/10/2024

x

16/10/2024

Avaliação 03: Seminário

4

x

x

x

2.0

20/11/2024

Avaliação Integrativa

----

x

x

x

2.0

25/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da Música - Experiência de Apreciação Musical. Mediação 2009

2

GOHN, Daniel Marcondes. Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Anna Blume, Fapesp editora, 2003. 211 p. ISBN 8574193550.

3

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003. 128 p. ISBN 8516039072


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

2

FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: UNESP, 2008.

3

KRIEGER, E. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

4

MATEIRO, Teresa.; ILARI, Beatriz. (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2012.

5

SOUZA, Jusamara. Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2009.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática