PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estudos em Educação Musical I |
0-19329 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
undefined |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Musical. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar as diversas teorias de referência em educação musical; - Conhecer as teorias de aprendizagem e cognição musical; - Fomentar práticas pedagógico musicais que articulem com as teorias da Educação Musical. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução às teorias da Educação Musical |
08 |
2 |
Delimitação epistemológica do campo da Educação Musical. |
10 |
3 |
Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de música para a |
10 |
4 |
Teorias de aprendizagem e cognição musical. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos de educação musical relacionados com os pressupostos teórico metodológicos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Críticas de entender o contexto do ensino de música e suas principais teorias de cognição musical. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de reflexão, intervenção e análise dos conteúdos. No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
|||||||||||
OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01: Trabalho em grupo |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
28/08/2024 |
x |
30/08/2024 |
||||
Avaliação 02: Resumo Crítico (2,0) e debate em sala (1,0) |
3 |
x |
x |
x |
3.0 |
09/10/2024 |
x |
16/10/2024 |
||||
Avaliação 03: Seminário |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
20/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação Integrativa |
---- |
x |
x |
x |
2.0 |
25/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da Música - Experiência de Apreciação Musical. Mediação 2009 |
|||||||||||
2 |
GOHN, Daniel Marcondes. Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Anna Blume, Fapesp editora, 2003. 211 p. ISBN 8574193550. |
|||||||||||
3 |
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003. 128 p. ISBN 8516039072 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. |
|||||||||||
2 |
FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: UNESP, 2008. |
|||||||||||
3 |
KRIEGER, E. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. |
|||||||||||
4 |
MATEIRO, Teresa.; ILARI, Beatriz. (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2012. |
|||||||||||
5 |
SOUZA, Jusamara. Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2009. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |