PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Sueli Eisenberg, Ingridh Elzinga Ortlieb |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Flauta Doce II |
0-19327 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Técnicas de execução na flauta doce em dó e em fá. Aprimoramento técnico e interpretativo na execução de repertório específico para flauta doce. Desenvolvimento de aptidões envolvendo execução de memória, improvisação, transposição, leitura e escrita. Princípios para o ensino de flauta doce: métodos de ensino do instrumento, planejamento de atividades, material didático. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade técnica instrumental do aluno através das flautas doce soprano e contralto, preparando-o para atuação em diversos contextos educativo-musicais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Adquirir uma técnica correta de execução das flautas doce soprano, contralto e tenor; - Desenvolver habilidade de leitura de partituras. - Executar repertório solo, para grupo de flautas doce e pequenos conjuntos. - Demonstrar conhecimento, desempenho, leitura e técnica na execução instrumental; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Leitura de partituras para criança– Exercícios |
10 |
2 |
Técnicas de execução; Respiração e emissão do |
10 |
3 |
Execução de Repertório solo e para grupo de |
10 |
4 |
Leitura de partituras– Exercícios técnicos e |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando sua performance no instrumento através da execução do repertório proposto, tanto individualmente quanto em grupo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
----------------------------------- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
integrativa |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Leitura de partituras para criança– Exercícios técnicos e repertório |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
11/09/2024 |
|
|
||||
Execução de Repertório solo |
2,3 |
x |
x |
x |
3.0 |
02/10/2024 |
|
|
||||
Leitura de partituras e execução de Repertório solo e para grupo de flautas doce. 2, |
2,3,4 |
x |
x |
x |
3.0 |
23/10/2024 |
x |
06/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
WEILAND, Renate Lizana; WEICHSELBAUM, Anete; SASSE, Ângela. Sonoridades brasileiras: método para flauta doce soprano. Curitiba: Ed. da UFPR, 2018. 94 p. (Didática, 84). ISBN 978-85-8480-099-5. |
|||||||||||
2 |
PROSSER, Elisabeth Seraphim. Vem comigo tocar flauta doce: manual para flauta doce soprano. Brasília: Musimed, 1995. 70 p. ISBN 8570920202. |
|||||||||||
3 |
ROCHA, Carmen Maria Mettig. Iniciando a flauta doce: (músicas fáceis para a iniciação instrumental individual ou coletiva). São Paulo: Ricordi, 1986. 72 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ATLAS, Allan W. Anthology of renaissance music. Londres: W. W. Norton & Company, 1998. 496 p. ISBN 0393971708 |
|||||||||||
2 |
HILL, John Walter. Anthology of baroque music: music in western europe, 1580-1750. Londres: W. W. Norton & Company, 2005. 565 p. ISBN 039397801x |
|||||||||||
3 |
LIMA JÚNIOR, Ivandel Jesus de; SEZERINO, Glauber Aquiles. A flauta doce música de pixinguinha. Lages: Ed. do Autor, 2007. 45 p. |
|||||||||||
4 |
SADIE, Stanley. The new grove dictionary of music and musicians. Oxford: Grove, 2001. 937 p. ISBN 0195170679 |
|||||||||||
5 |
SOUZA, Jusamara. Arranjos de Músicas Folclóricas. 2. Porto Alegre Sulina 2008 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |