Uniplac - Graduação - Música - Flauta Doce II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Sueli Eisenberg, Ingridh Elzinga Ortlieb


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Flauta Doce II

0-19327

2

40


EMENTA

Técnicas de execução na flauta doce em dó e em fá. Aprimoramento técnico e interpretativo na execução de repertório específico para flauta doce. Desenvolvimento de aptidões envolvendo execução de memória, improvisação, transposição, leitura e escrita. Princípios para o ensino de flauta doce: métodos de ensino do instrumento, planejamento de atividades, material didático.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade técnica instrumental do aluno através das flautas doce soprano e contralto, preparando-o para atuação em diversos contextos educativo-musicais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Adquirir uma técnica correta de execução das flautas doce soprano, contralto e tenor; - Desenvolver habilidade de leitura de partituras. - Executar repertório solo, para grupo de flautas doce e pequenos conjuntos. - Demonstrar conhecimento, desempenho, leitura e técnica na execução instrumental;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Leitura de partituras para criança– Exercícios
técnicos e repertório

10

2

Técnicas de execução; Respiração e emissão do
som na flauta doce

10

3

Execução de Repertório solo e para grupo de
flautas doce soprano e contralto.

10

4

Leitura de partituras– Exercícios técnicos e
repertório.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando sua performance no instrumento através da execução do repertório proposto, tanto individualmente quanto em grupo.

HABILIDADES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas.

ATITUDES

Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação.

OUTRAS

-----------------------------------

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

integrativa

2.0

A definir

Leitura de partituras para criança– Exercícios técnicos e repertório

1

x

x

x

2.0

11/09/2024

Execução de Repertório solo

2,3

x

x

x

3.0

02/10/2024

Leitura de partituras e execução de Repertório solo e para grupo de flautas doce. 2,

2,3,4

x

x

x

3.0

23/10/2024

x

06/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

WEILAND, Renate Lizana; WEICHSELBAUM, Anete; SASSE, Ângela. Sonoridades brasileiras: método para flauta doce soprano. Curitiba: Ed. da UFPR, 2018. 94 p. (Didática, 84). ISBN 978-85-8480-099-5.

2

PROSSER, Elisabeth Seraphim. Vem comigo tocar flauta doce: manual para flauta doce soprano. Brasília: Musimed, 1995. 70 p. ISBN 8570920202.

3

ROCHA, Carmen Maria Mettig. Iniciando a flauta doce: (músicas fáceis para a iniciação instrumental individual ou coletiva). São Paulo: Ricordi, 1986. 72 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ATLAS, Allan W. Anthology of renaissance music. Londres: W. W. Norton & Company, 1998. 496 p. ISBN 0393971708

2

HILL, John Walter. Anthology of baroque music: music in western europe, 1580-1750. Londres: W. W. Norton & Company, 2005. 565 p. ISBN 039397801x

3

LIMA JÚNIOR, Ivandel Jesus de; SEZERINO, Glauber Aquiles. A flauta doce música de pixinguinha. Lages: Ed. do Autor, 2007. 45 p.

4

SADIE, Stanley. The new grove dictionary of music and musicians. Oxford: Grove, 2001. 937 p. ISBN 0195170679

5

SOUZA, Jusamara. Arranjos de Músicas Folclóricas. 2. Porto Alegre Sulina 2008

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática