PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia da Educação |
0-19325 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas da educação: personalistas, psicocognitivas, tecnológicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acadêmicas. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos a compreensão das contribuições da Psicologia para a aprendizagem escolar, promovendo reflexões acerca de suas influências no fazer pedagógico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Distinguir as especificidades da psicologia educacional e da psicologia escolar, compreendendo historicamente suas inserções no campo da educação; 2 – Caracterizar diferentes abordagens de aprendizagem e suas influências na prática docente; 3 – Analisar as relações contemporâneas entre os campos da Psicologia e da Educação, reconhecendo a interrelação destas áreas para as teorias da aprendizagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
História da psicologia educacional e escolar: |
6 |
2 |
Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas: |
20 |
3 |
Teorias contemporâneas na interface Psicologia e educação: |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula expositiva-dialogada. Problematização. Dinâmicas. Estudo em Grupo. Álbum de Aprendizagens. Microaulas. Discussões de textos. Mini escrito. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Internalização dos conceitos referentes às abordagens teóricas discutidas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, no desenvolvimento de uma microaula. |
|||||||||||
ATITUDES |
Disposição para a discussão e estudos em grupos. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Álbum de Aprendizagens |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Microaula |
2 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Mini Escrito |
1 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ROBERTA GURGEL AZZI E MÔNICA HELENA TIEPPO ALVES GIANFALDONI. Psicologia e Educação. Casa do Psicólogo ISBN 978-85-8040-128-8 |
|||||||||||
2 |
DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1994. 125 p. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação De Professor) 162 ISBN 85-249-0273-6 |
|||||||||||
3 |
LA TAILLE, Yves de; DANTAS, Heloysa; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda, c.1992. 117 p. 876 ISBN 85-323-0412-5 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BERTRAND, Y. Teorias contemporâneas da educação. Montreal: Horizontes Pedagógicos (Instituto Piaget): 2001. |
|||||||||||
2 |
BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Machina; FURTADO, Odair (Org.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia.5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010. |
|||||||||||
4 |
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento & aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 5. ed. São Paulo: Summus, 2001. |
|||||||||||
5 |
VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, A.R.; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2018. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |