Uniplac - Graduação - Música - Psicologia da Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Jourdan Linder Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia da Educação

0-19325

2

40


EMENTA

História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas da educação: personalistas, psicocognitivas, tecnológicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acadêmicas. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos a compreensão das contribuições da Psicologia para a aprendizagem escolar, promovendo reflexões acerca de suas influências no fazer pedagógico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Distinguir as especificidades da psicologia educacional e da psicologia escolar, compreendendo historicamente suas inserções no campo da educação; 2 – Caracterizar diferentes abordagens de aprendizagem e suas influências na prática docente; 3 – Analisar as relações contemporâneas entre os campos da Psicologia e da Educação, reconhecendo a interrelação destas áreas para as teorias da aprendizagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

História da psicologia educacional e escolar:

1.1 A natureza da Psicologia da Educação

1.2 Antecedentes históricos e filosóficos

1.3 A Concepção Inatista

1.4 A Concepção Ambientalista

6

2

Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas:

2.1 Abordagem Behaviorista

2.2 A abordagem cognitivista e o enfoque construtivista

2.3 A abordagem Histórico-Cultural e o aporte sociointeracionista

2.4 Contribuições da Psicanálise à Educação

20

3

Teorias contemporâneas na interface Psicologia e educação:

3.1 Abordagens Múltiplas à Inteligência

3.2 A metacognição, o pensamento criativo e o pensamento crítico

3.3 Por uma pedagogia das juventudes

3.4 Afeto, emoções, atribuições e expectativas

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aula expositiva-dialogada. Problematização. Dinâmicas. Estudo em Grupo. Álbum de Aprendizagens. Microaulas. Discussões de textos. Mini escrito.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização dos conceitos referentes às abordagens teóricas discutidas.

HABILIDADES

Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, no desenvolvimento de uma microaula.

ATITUDES

Disposição para a discussão e estudos em grupos.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Álbum de Aprendizagens

2

x

x

x

2.0

A definir

Microaula

2

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Mini Escrito

1 e 3

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ROBERTA GURGEL AZZI E MÔNICA HELENA TIEPPO ALVES GIANFALDONI. Psicologia e Educação. Casa do Psicólogo ISBN 978-85-8040-128-8

2

DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1994. 125 p. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação De Professor) 162 ISBN 85-249-0273-6

3

LA TAILLE, Yves de; DANTAS, Heloysa; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda, c.1992. 117 p. 876 ISBN 85-323-0412-5


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BERTRAND, Y. Teorias contemporâneas da educação. Montreal: Horizontes Pedagógicos (Instituto Piaget): 2001.

2

BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Machina; FURTADO, Odair (Org.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia.5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

3

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.

4

PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento & aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 5. ed. São Paulo: Summus, 2001.

5

VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, A.R.; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2018.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática