PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Ingridh Elzinga Ortlieb |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Técnica Vocal e Canto Coral II |
0-19328 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Estudo da respiração, emissão, ressonância, articulação e dicção. Exercícios de vocalização. Estudo e aplicação da técnica vocal em diferentes repertórios e diferentes idiomas. Improvisação vocal. Interpretação vocal individual e coletiva. Aprimoramento da qualidade sonora vocal. A técnica vocal aplicada na educação musical. Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. Prática de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica, harmônica e polifônica. A interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. O canto coral no contexto educacional. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver habilidades e conhecimentos específicos sobre o uso da voz na prática do canto coletivo e individual. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Desenvolver o estudo e prática sobre respiração, emissão, ressonância, articulação e dicção; - Desenvolver habilidades e técnicas de vocalização; - Aplicar a prática vocal e prática de leitura musical em conjunto e em diferentes idiomas; - Avaliar e fomentar o desenvolvimento e aprimoramento da expressão, interpretação e qualidade vocal individual e coletiva; - Desenvolver habilidade para o trabalho da técnica vocal enquanto educação musical. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Estudo e prática sobre respiração, emissão, ressonância, articulação e dicção |
16 |
2 |
Exercícios de vocalização e improvisação vocal |
08 |
3 |
Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico |
20 |
4 |
Desenvolvimento e aprimoramento da interpretação e qualidade vocal individual e coletiva. |
20 |
5 |
Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica, harmônica e polifônica |
08 |
6 |
O canto coral e a técnica vocal aplicados à educação musical. |
08 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:ED TG DG TI |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de provas escritas, trabalhos, bem como exercícios teóricos e práticos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
------- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 01: Atividade teórico-prática (elaboração e apresentação de plano de aula) |
1 a 5 |
x |
x |
x |
3.0 |
27/08/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02:Atividade teórica e prática (Coletânea de vocalizes) |
1 a 5 |
x |
x |
x |
3.0 |
24/09/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03: Execução do repertório (individual) |
1 a5 |
x |
x |
x |
2.0 |
22/10/2024 |
x |
05/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BAÊ, Tutti. Canto: uma consciência melódica: os intervalos através dos vocalizes. São Paulo: Irmãos Vitale, 2003. 111 p. ISBN 978-857407-165-7. |
|||||||||||
2 |
BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo; MORETI, Felipe. Higiene vocal: cuidando da voz. 5. Rio de Janeiro: ThiemeBrazil, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788554651046. |
|||||||||||
3 |
CANTO: uma expressão : princípios básicos de técnica vocal. Mônica Marsola, Tutti Baê. São Paulo: Irmãos Vitale, 2000. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
1 ARAÚJO, Marconi. Belting Contemporâneo: Aspectos técnico-vocais para Teatro Musical e Música Pop. Brasília: Musimed Edições Musicais, 2013. 2 GOULART, Diana; COOPER, Malu. Por Todo o Canto: Coletânea de Exercícios de Técnica Vocal. v. II. Rio de Janeiro: D. Goulart, 2013. 3 PINHO Silvia; POLACOW KRN, Gustavo; PONTES, Paulo. Músculos Intrínsecos da Laringe e Dinâmica Vocal. v.1, Thieme Revinter, 2019. 4 QUINTEIRO, Eudosia Acuna. Estética da voz: uma voz para o ator. 8. ed. São Paulo: Plexus, 2018. 5 SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. trad. Salomão, Gláucia Laís. São Paulo: EDUSP, 2018. |
|||||||||||
2 |
ARAÚJO, Marconi. Belting Contemporâneo: Aspectos técnico-vocais para Teatro Musical e Música Pop. Brasília: Musimed Edições Musicais, 2013. |
|||||||||||
3 |
GOULART, Diana; COOPER, Malu. Por Todo o Canto: Coletânea de Exercícios de Técnica Vocal. v. II. Rio de Janeiro: D. Goulart, 2013. |
|||||||||||
4 |
PINHO Silvia; POLACOW KRN, Gustavo; PONTES, Paulo. Músculos Intrínsecos da Laringe e Dinâmica Vocal. v.1, Thieme Revinter, 2019. |
|||||||||||
5 |
QUINTEIRO, Eudosia Acuna. Estética da voz: uma voz para o ator. 8. ed. São Paulo: Plexus, 2018. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |