PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron, Sueli Eisenberg |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Teoria e Percepção Musical II |
0-19326 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Continuação do Sistemas de escrita e grafia musical. Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica. Práticas de audição de estruturas sonoras e suasrelações com o sistema de notação: elementos melódicos com base no sistema tonal (graus conjuntos, intervalos e arpejos) e nos modos litúrgicos (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples; elementos harmônicos abrangendo tríades maiores, menores, diminutas, aumentadas e encadeamentos de I, IV e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (duas vozes). Audições de peças musicais que contenham esses elementos.. |
OBJETIVO GERAL |
Habilitar os alunos a ouvir, perceber, criar e pensar as diferentes músicas, com seus aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos, visando fundamentar sua execução instrumental ou vocal, e o reconhecimento de diferentes estilos musicais com suas características tanto técnicas quanto históricas, assim como ampliar os conceitos e as relações da teoria musical com a prática musical. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Dominar os princípios técnicos de leitura para que o aluno possa desenvolver fluência na leitura de partituras à primeira vista; - Conectar mentalmente as dimensões da notação com a dimensão sonora; - Estudar e conceituar os elementos musicais; - Proporcionar recursos para reconhecimento de gêneros, estilos e formas; - Praticar a percepção musical – rítmica, melódica e harmônica – individual e em conjunto; - Realizar individual e coletivamente o repertório proposto no contexto tonal; - Adquirir noções de afinação, equilíbrio dinâmico e timbrístico, e treinamento auditivo - Ampliar a escuta e a memória musical; - Refletir sobre a influência do estudo da percepção na performance musical; - Estimular o desenvolvimento do aluno como intérprete; - Valorizar a criatividade e incentivar a criação musical. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Leitura e percepção de células rítmicas com mínimas, semínimas, colcheias, semicolcheias e suas pausas, notas com pontos de aumento e staccato em compassos simples e compassos compostos. |
18 |
2 |
Leitura nas claves de Sol e Fá na 4ª linha, com relação visual até a 8ª. |
10 |
3 |
Estruturação da Escala Maior (tons e semitons); círculo de quintas e as armaduras de clave das escalas maiores com sustenidos e bemóis. Escalas menores relativas. |
20 |
4 |
Intervalos melódicos e harmônicos; intervalos simples; classificação de intervalos. Identificação e reprodução dos intervalos de 2ª M e m, 3ª M e 3ª m, 4ª, 5ª e 8ª justas. |
18 |
5 |
Aspecto harmônico: percepção de tríades maiores, menores e arpejos em estado fundamental e suas inversões. |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, bem como exercícios teóricos e práticos e execução de repertório. |
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HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
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ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
---- |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Avaliação 1: Prova |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
30/08/2023 |
x |
06/09/2023 |
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Avaliação 2: Prova |
3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
18/10/2023 |
x |
01/11/2023 |
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Avaliação 3: Exercícios e Prova Oral |
5 |
x |
x |
x |
3.0 |
29/11/2023 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. 7. ed. São Paulo: Unicamp, 2009. 250p ISBN 9788531411960. |
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2 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8. |
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3 |
LIMA, Marisa R. Rosa de; FIGUEIREDO, Sérgio L. F. Exercícios de Teoria Musical: Uma Abordagem Prática. 6. Embraform 2004 ISBN 85-904571-1-7 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ADOLFO, Antônio. Música: leitura, conceitos, exercícios. Rio de Janeiro: Lumiar, 2013. 319 p. ISBN 858542678-0. |
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2 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2008. 214 p. ISBN 978-85-268-0799-0. |
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3 |
MED, Bohumil. Teoria da música. 5.ed. Brasília: Musimed, 2017. 420 p. ISBN 85858860201. |
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4 |
MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. 2. ed. rev. Cotia: Ateliê, 2014. 308 p. ISBN 8574802166. |
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5 |
POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: parte III e IV. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. 137 p. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |