Uniplac - Graduação - Música - Teoria e Percepção Musical II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron, Sueli Eisenberg


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Teoria e Percepção Musical II

0-19326

4

80


EMENTA

Continuação do Sistemas de escrita e grafia musical. Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica. Práticas de audição de estruturas sonoras e suasrelações com o sistema de notação: elementos melódicos com base no sistema tonal (graus conjuntos, intervalos e arpejos) e nos modos litúrgicos (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples; elementos harmônicos abrangendo tríades maiores, menores, diminutas, aumentadas e encadeamentos de I, IV e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (duas vozes). Audições de peças musicais que contenham esses elementos..


OBJETIVO GERAL

Habilitar os alunos a ouvir, perceber, criar e pensar as diferentes músicas, com seus aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos, visando fundamentar sua execução instrumental ou vocal, e o reconhecimento de diferentes estilos musicais com suas características tanto técnicas quanto históricas, assim como ampliar os conceitos e as relações da teoria musical com a prática musical.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Dominar os princípios técnicos de leitura para que o aluno possa desenvolver fluência na leitura de partituras à primeira vista; - Conectar mentalmente as dimensões da notação com a dimensão sonora; - Estudar e conceituar os elementos musicais; - Proporcionar recursos para reconhecimento de gêneros, estilos e formas; - Praticar a percepção musical – rítmica, melódica e harmônica – individual e em conjunto; - Realizar individual e coletivamente o repertório proposto no contexto tonal; - Adquirir noções de afinação, equilíbrio dinâmico e timbrístico, e treinamento auditivo - Ampliar a escuta e a memória musical; - Refletir sobre a influência do estudo da percepção na performance musical; - Estimular o desenvolvimento do aluno como intérprete; - Valorizar a criatividade e incentivar a criação musical.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Leitura e percepção de células rítmicas com mínimas, semínimas, colcheias, semicolcheias e suas pausas, notas com pontos de aumento e staccato em compassos simples e compassos compostos.

18

2

Leitura nas claves de Sol e Fá na 4ª linha, com relação visual até a 8ª.

10

3

Estruturação da Escala Maior (tons e semitons); círculo de quintas e as armaduras de clave das escalas maiores com sustenidos e bemóis. Escalas menores relativas.

20

4

Intervalos melódicos e harmônicos; intervalos simples; classificação de intervalos. Identificação e reprodução dos intervalos de 2ª M e m, 3ª M e 3ª m, 4ª, 5ª e 8ª justas.

18

5

Aspecto harmônico: percepção de tríades maiores, menores e arpejos em estado fundamental e suas inversões.

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, bem como exercícios teóricos e práticos e execução de repertório.

HABILIDADES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas.

ATITUDES

Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação.

OUTRAS

------------------------------

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

----

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 1: Prova

1 e 2

x

x

x

3.0

30/08/2023

x

06/09/2023

Avaliação 2: Prova

3 e 4

x

x

x

2.0

18/10/2023

x

01/11/2023

Avaliação 3: Exercícios e Prova Oral

5

x

x

x

3.0

29/11/2023


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. 7. ed. São Paulo: Unicamp, 2009. 250p ISBN 9788531411960.

2

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8.

3

LIMA, Marisa R. Rosa de; FIGUEIREDO, Sérgio L. F. Exercícios de Teoria Musical: Uma Abordagem Prática. 6. Embraform 2004 ISBN 85-904571-1-7


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ADOLFO, Antônio. Música: leitura, conceitos, exercícios. Rio de Janeiro: Lumiar, 2013. 319 p. ISBN 858542678-0.

2

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2008. 214 p. ISBN 978-85-268-0799-0.

3

MED, Bohumil. Teoria da música. 5.ed. Brasília: Musimed, 2017. 420 p. ISBN 85858860201.

4

MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. 2. ed. rev. Cotia: Ateliê, 2014. 308 p. ISBN 8574802166.

5

POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: parte III e IV. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. 137 p.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática