PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Vanir Peixer Lorenzini |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Educação e Necessidades Especiais |
0-20076 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Educação especial. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio emocional e de altas habilidades/superdotação. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar acesso a conhecimentos no campo da Educação Especial, visando compreensão de suas especificidades como modalidade, em todos os níveis da educação brasileira. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. 2. Conhecer as políticas públicas da Educação Especial, identificando seus desdobramentos na educação escolar brasileira. 3. Identificar especificidades decorrentes de deficiências, definidas em legislação específica e as necessidades educacionais decorrentes. 4. Relacionar fundamentos da perspectiva histórico-cultural a práticas de educação especial. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. |
12 |
2 |
2. Políticas Públicas de Educação Especial |
08 |
3 |
Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas: visual, auditiva, mental, motora e TGD: Especificidades orgânico-funcionais de deficiências e Implicações educacionais |
16 |
4 |
Práticas pedagógicas de Educação Especial e a perspectiva histórico-cultural. |
04 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:Filme “O Lutador” – Reflexão escrita individual; Elaboração de linha de tempo - TG; História da Educação Especial Moderna – Pesquisa em grupos; Políticas Públicas da EE – Exposição dialogada; TG: Estudo de caso – história de vida e escolar. Apresentação e discussão no coletivo; Estudo de texto individual: Capítulo da Obra “Se essa casa fosse nossa...”. Mini - escrito individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Análise reflexiva e crítica da realidade educacional da população atendida na educação especial, na escola regular. Reconhecimento dos paradigmas que orientam as políticas públicas educacionais. Compreensão do processo de aprendizagem em sua multiplicidade e complexidade. Reconhecimento da necessidade de superação da homogeneidade no processo de ensino. Identificação de elementos centrais de ação pedagógica. |
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HABILIDADES |
Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais. |
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ATITUDES |
Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais. |
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OUTRAS |
Conteúdo e forma definidos, quando necessários. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Itegrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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Reflexão individual escrita sobre a educação especial no contexto atual |
1,2 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
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Linha de tempo - construção social da deficiência -TG |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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Estudo de Caso - história escolar / história de vida - TG |
3 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
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||||
Contribuição da Perspectiva histórico -cultural para a Educação Especial - Reflexão escrita individual |
4 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
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Autoavaliação |
1,2,3,4 |
|
|
|
0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DENISE MEYRELES DE JESUS; CLAUDIO ROBERTO BAPTISTA; MARIA APARECIDA SANTOS CORREA BARRETO; SONIA LOPES VICTOR. Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. |
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2 |
BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE, Ida Mara (orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2004. 223 p. (Educação especial). ISBN 853080003-6. |
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3 |
DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa.: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 2001. 157 p. ISBN 85-85689-45-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CAIADO, K. R. M. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. 2. ed. São Paulo: PUC/Campinas, 2006. |
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2 |
CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com Síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. São Paulo: Papirus, 2008. |
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3 |
KASSAR, Monica. Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva, 2011 |
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4 |
PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus, 2004. |
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5 |
RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2011. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |