Uniplac - Graduação - Música - Educação e Necessidades Especiais - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Vanir Peixer Lorenzini


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Educação e Necessidades Especiais

0-20076

2

40


EMENTA

 Educação especial. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial.

Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e

sócio emocional e de altas habilidades/superdotação.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar acesso a conhecimentos no campo da Educação Especial, visando compreensão de suas especificidades como modalidade, em todos os níveis da educação brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. 2. Conhecer as políticas públicas da Educação Especial, identificando seus desdobramentos na educação escolar brasileira. 3. Identificar especificidades decorrentes de deficiências, definidas em legislação específica e as necessidades educacionais decorrentes. 4. Relacionar fundamentos da perspectiva histórico-cultural a práticas de educação especial.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial.
1.1 A deficiência na história humana.
1.2 História da Educação Especial Moderna.
1.3 Enfoques e perspectivas da Educação Especial.

12

2

2. Políticas Públicas de Educação Especial
2.1 Legislações específicas
2.2 Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

08

3

Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas: visual, auditiva, mental, motora e TGD: Especificidades orgânico-funcionais de deficiências e Implicações educacionais

16

4

Práticas pedagógicas de Educação Especial e a perspectiva histórico-cultural.

04

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Filme “O Lutador” – Reflexão escrita individual; Elaboração de linha de tempo - TG; História da Educação Especial Moderna – Pesquisa em grupos; Políticas Públicas da EE – Exposição dialogada; TG: Estudo de caso – história de vida e escolar. Apresentação e discussão no coletivo; Estudo de texto individual: Capítulo da Obra “Se essa casa fosse nossa...”. Mini - escrito individual.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise reflexiva e crítica da realidade educacional da população atendida na educação especial, na escola regular. Reconhecimento dos paradigmas que orientam as políticas públicas educacionais. Compreensão do processo de aprendizagem em sua multiplicidade e complexidade. Reconhecimento da necessidade de superação da homogeneidade no processo de ensino. Identificação de elementos centrais de ação pedagógica.

HABILIDADES

Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais.

OUTRAS

Conteúdo e forma definidos, quando necessários.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Itegrativa

1,2,3,4

x

x

x

2.0

A definir

Reflexão individual escrita sobre a educação especial no contexto atual

1,2

x

x

x

1.5

A definir

Linha de tempo - construção social da deficiência -TG

1

x

x

x

2.0

A definir

Estudo de Caso - história escolar / história de vida - TG

3

x

x

x

1

A definir

Contribuição da Perspectiva histórico -cultural para a Educação Especial - Reflexão escrita individual

4

x

x

x

1

A definir

Autoavaliação

1,2,3,4

0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DENISE MEYRELES DE JESUS; CLAUDIO ROBERTO BAPTISTA; MARIA APARECIDA SANTOS CORREA BARRETO; SONIA LOPES VICTOR. Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa.

2

BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE, Ida Mara (orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2004. 223 p. (Educação especial). ISBN 853080003-6.

3

DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa.: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 2001. 157 p. ISBN 85-85689-45-5.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CAIADO, K. R. M. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. 2. ed. São Paulo: PUC/Campinas, 2006.

2

CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com Síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. São Paulo: Papirus, 2008.

3

KASSAR, Monica. Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva, 2011

4

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus, 2004.

5

RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2011.

obs:

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