Uniplac - Graduação - Música - Percussão I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Patrick Mota Schuermann


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Percussão I

0-20077

2

40


EMENTA

Percepção rítmica, leitura e grafia para instrumentos de percussão. Percussão corporal. Percussão

brasileira e ritmos diversos. Instrumentos percussivos com objetos sonoros alternativos. Práticas

extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Promover estudos práticos com abordagens didáticas para instrumentos de percussão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender historicamente as práticas e vivencias com percussão na Educação Musical. Entender a importância da percussão no desenvolvimento dos processos educacionais. Explorar as diversas fontes sonoras e ritmos de percussão corporal, alternativa e convencional. Possibilitar o entendimento pedagógico de conduta ética e profissional do educador musical na percussão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da proposta de trabalho e da ementa.

2

2

Panorama do ensino de percussão no Brasil.

4

3

Contextualização e classificação dos instrumentos: Membranofones e idiofones.

2

4

Percepção rítmica, solfejo aplicadas ao estudo de percussão.

4

5

Práticas de leitura e escrita convencional e alternativa para percussão.

4

6

Técnicas de percussão rudimentar e manulação.

2

7

Estudos de percussão corporal; exploração de timbre, duração, dinâmica e altura.

4

8

Avaliação 1 e Recuperação da Avaliação 1

2

9

Estudo de peças de percussão alternativa.

4

10

Elaboração de arranjos de percussão corporal e alternativa.

2

11

Ritmos populares brasileiros aplicados a percussão.

8

12

Avaliação 2 e Recuperação da Avaliação 2

2

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de estabelecer sínteses dos processos práticos de percussão relacionados com a educação.

HABILIDADES

Críticas de entender o contexto do ensino de percussão na educação básica.

ATITUDES

No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente.

OUTRAS

Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de percussão na formação acadêmica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

2

A definir

Avaliação 1

4

A definir

x

A definir

Avaliação 2

4

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro : para músicos, arranjadores e compositores. São Paulo: Lumiar, 2010. 161 p. ISBN 978-85-7407-275-3.

2

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. Campinas: UNICAMP, 1996. 214 p. ISBN 85-268-0380-8.

3

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CALDAS, Waldenyr. Iniciação à música popular brasileira. 3.ed. São Paulo: Editora Ática, 2001. 80 p. (Série Principios) ISBN 8508006985

2

MIRANDA, Clarice; JUSTUS, Liana. Desvendando a banda e a fanfarra. São Paulo: Formato, 2014. 31 p. ISBN 978-85-7208-872-5.

3

PAIVA, Rodrigo Gudin; ALEXANDRE, Rafael Cleiton. Bateria & percussão brasileira em grupo: composições para prática de conjunto e aulas coletivas. Itajaí: Ed. do Autor, 2010. 71 p.

4

POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: parte III e IV. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. 137 p.

5

SAMPAIO, Luiz Roberto; BUB, Victor Camargo. Pandeiro brasileiro. Florianópolis: Bernúncia, 2008. 68 p. ISBN 8587444204

obs:

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