PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Patrick Mota Schuermann |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Percussão I |
0-20077 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Percepção rítmica, leitura e grafia para instrumentos de percussão. Percussão corporal. Percussão brasileira e ritmos diversos. Instrumentos percussivos com objetos sonoros alternativos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover estudos práticos com abordagens didáticas para instrumentos de percussão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender historicamente as práticas e vivencias com percussão na Educação Musical. Entender a importância da percussão no desenvolvimento dos processos educacionais. Explorar as diversas fontes sonoras e ritmos de percussão corporal, alternativa e convencional. Possibilitar o entendimento pedagógico de conduta ética e profissional do educador musical na percussão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da proposta de trabalho e da ementa. |
2 |
2 |
Panorama do ensino de percussão no Brasil. |
4 |
3 |
Contextualização e classificação dos instrumentos: Membranofones e idiofones. |
2 |
4 |
Percepção rítmica, solfejo aplicadas ao estudo de percussão. |
4 |
5 |
Práticas de leitura e escrita convencional e alternativa para percussão. |
4 |
6 |
Técnicas de percussão rudimentar e manulação. |
2 |
7 |
Estudos de percussão corporal; exploração de timbre, duração, dinâmica e altura. |
4 |
8 |
Avaliação 1 e Recuperação da Avaliação 1 |
2 |
9 |
Estudo de peças de percussão alternativa. |
4 |
10 |
Elaboração de arranjos de percussão corporal e alternativa. |
2 |
11 |
Ritmos populares brasileiros aplicados a percussão. |
8 |
12 |
Avaliação 2 e Recuperação da Avaliação 2 |
2 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos práticos de percussão relacionados com a educação. |
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HABILIDADES |
Críticas de entender o contexto do ensino de percussão na educação básica. |
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ATITUDES |
No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
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OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de percussão na formação acadêmica. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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2 |
A definir |
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Avaliação 1 |
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4 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
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|
4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro : para músicos, arranjadores e compositores. São Paulo: Lumiar, 2010. 161 p. ISBN 978-85-7407-275-3. |
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2 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. Campinas: UNICAMP, 1996. 214 p. ISBN 85-268-0380-8. |
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3 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CALDAS, Waldenyr. Iniciação à música popular brasileira. 3.ed. São Paulo: Editora Ática, 2001. 80 p. (Série Principios) ISBN 8508006985 |
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2 |
MIRANDA, Clarice; JUSTUS, Liana. Desvendando a banda e a fanfarra. São Paulo: Formato, 2014. 31 p. ISBN 978-85-7208-872-5. |
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3 |
PAIVA, Rodrigo Gudin; ALEXANDRE, Rafael Cleiton. Bateria & percussão brasileira em grupo: composições para prática de conjunto e aulas coletivas. Itajaí: Ed. do Autor, 2010. 71 p. |
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4 |
POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: parte III e IV. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. 137 p. |
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5 |
SAMPAIO, Luiz Roberto; BUB, Victor Camargo. Pandeiro brasileiro. Florianópolis: Bernúncia, 2008. 68 p. ISBN 8587444204 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |