Uniplac - Graduação - Música - Teoria e Percepção Musical IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Andre da Silva Chiomento


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Teoria e Percepção Musical IV

0-20078

4

80


EMENTA

Aprimoramento geral da teoria e percepção musical. Desenvolvimento da leitura à primeira vista.

Estudo de elementos melódicos com base no sistema tonal, nos modos, em cromatismos e em

modulações simples. Estudo de elementos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos

simples, compassos compostos e compassos irregulares. Estudo de elementos harmônicos envolvendo

a identificação de tríades e tétrades em estado fundamental e com inversões, acordes complexos e

encadeamentos variados. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (orquestra, banda, coro).

Audições de peças musicais que contenham esses elementos. Práticas extensionistas integradoras e

articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de conceber e representar mentalmente a música em suas diferentes dimensões e traduzi-las em múltiplas representações escritas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Dominar os princípios técnicos de leitura para que o aluno possa desenvolver fluência na leitura de partituras à primeira vista; - Conectar mentalmente as dimensões da notação com a dimensão sonora;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Reconhecimento de Tríades – Maior, Menor, Aumentada e Diminuta

2

2

Reconhecimento de Tríades com inversões

2

3

Reconhecimento de Tétrades – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta.

2

4

Reconhecimento de Tétrades com Inversões – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta.

2

5

Leitura de Clave de Sol e Leitura de Clave de Fá na quarta linha.

4

6

Ditado Melódico:
Melodias formadas com base em escalas e arpejos de I e V graus; Melodias formadas com base em escalas e arpejos de I, IV e V graus e bordaduras simples e duplas;
Linhas melódicas com duas frases;
Breves melodias da literatura musical;
Melodias com Cromatismos e modulações simples.

20

7

Ritmo:
Semicolcheias em compasso simples;
Colcheias pontuadas em compasso simples a uma e duas vozes; Semicolcheias em compasso 6/8 a uma e duas vozes;
Pausas e síncopes em compasso simples a uma e duas vozes; Pausas e síncopes em compasso 6/8;
Compasso 9/8 a uma e duas vozes;
Compasso 12/8 a uma e duas vozes;
Tercinas em compasso simples a uma e duas vozes;
Compassos com mínima como unidade de tempo;
Compassos com colcheia como unidade de tempo;
Mudança métrica em compassos simples.

36

8

Solfejo:
Melodias começando na quinta da tríade da tônica;
Melodias começando na terça da tríade da tônica;
Melodias com arpejo no IV grau em modo maior e menor;
Melodias com arpejo no V grau em modo maior e menor;
Melodias baseadas nos modos litúrgicos;

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX/EX


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Conhecimento das técnicas abordadas para o desenvolvimento da Percepção Musical;

HABILIDADES

- Identificação dos elementos fundamentais do sistema tonal; - Compreensão do que se escuta; - Desenvolvimento do ouvido interno; - Reconhecimento e execução de motivos rítmicos;

ATITUDES

- Dedicação nas etapas de aprendizagem dos conteúdos; - Assiduidade e participação

OUTRAS

Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação I – Reconhecimento de Tríades em Estado Fundamental

1

x

x

x

0.5

06/08/2024

x

20/08/2024

Avaliação II – Reconhecimento de Tríades com inversões

2

x

x

x

0.5

27/08/2024

x

03/09/2024

Avaliação III - Reconhecimento de Tétrades Em estado Fundamental – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta.

3

x

x

x

0.5

17/09/2024

x

24/09/2024

Avaliação IV - Reconhecimento de Tétrades com inversões – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta.

4

x

x

x

0.5

08/10/2024

x

15/10/2024

Avaliação V – Leitura de Clave

5

x

x

x

1.0

29/10/2024

Avaliação VI – Ditado Melódico

6

x

x

x

1.5

05/11/2024

x

12/11/2024

Avaliação VII – Ritmo

7

x

x

x

2.0

19/11/2024

x

03/12/2024

Avaliação VIII – Solfejo Tonal

8

x

x

x

1.5

19/11/2024

x

03/11/2024

Avaliação Integrativa

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRUCE BENWARD E TIMOTHY KOLOSICK. PERCEPÇÃO MUSICAL - PRÁTICA AUDITIVA PARA MÚSICOS. Editora UNICAMP

2

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8.

3

LIMA, Marisa R. Rosa de; FIGUEIREDO, Sérgio L. F. Exercícios de Teoria Musical: Uma Abordagem Prática. 6. Embraform 2004 ISBN 85-904571-1-7


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ADOLFO, Antônio. Música: leitura, conceitos, exercícios. 1. ed. Revisada. Rio de Janeiro: Lumiar, 2013

2

BRISOLLA, Cyro. Princípios de harmonia funcional. 2. ed. São Paulo: Anna Blume, 2006.

3

MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. 2.ed.rev. Cotia: Ateliê, 2014.

4

PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: percepção rítmica. v. 1-2. w/CD. Rio de Janeiro: Lumiar, 2001.

5

SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. 2. ed. Rio de Janeiro: Musimed, 2003.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática