PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Andre da Silva Chiomento |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Teoria e Percepção Musical IV |
0-20078 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Aprimoramento geral da teoria e percepção musical. Desenvolvimento da leitura à primeira vista. Estudo de elementos melódicos com base no sistema tonal, nos modos, em cromatismos e em modulações simples. Estudo de elementos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples, compassos compostos e compassos irregulares. Estudo de elementos harmônicos envolvendo a identificação de tríades e tétrades em estado fundamental e com inversões, acordes complexos e encadeamentos variados. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (orquestra, banda, coro). Audições de peças musicais que contenham esses elementos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de conceber e representar mentalmente a música em suas diferentes dimensões e traduzi-las em múltiplas representações escritas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Dominar os princípios técnicos de leitura para que o aluno possa desenvolver fluência na leitura de partituras à primeira vista; - Conectar mentalmente as dimensões da notação com a dimensão sonora; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Reconhecimento de Tríades – Maior, Menor, Aumentada e Diminuta |
2 |
2 |
Reconhecimento de Tríades com inversões |
2 |
3 |
Reconhecimento de Tétrades – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta. |
2 |
4 |
Reconhecimento de Tétrades com Inversões – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta. |
2 |
5 |
Leitura de Clave de Sol e Leitura de Clave de Fá na quarta linha. |
4 |
6 |
Ditado Melódico: |
20 |
7 |
Ritmo: |
36 |
8 |
Solfejo: |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX/EX |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Conhecimento das técnicas abordadas para o desenvolvimento da Percepção Musical; |
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HABILIDADES |
- Identificação dos elementos fundamentais do sistema tonal; - Compreensão do que se escuta; - Desenvolvimento do ouvido interno; - Reconhecimento e execução de motivos rítmicos; |
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ATITUDES |
- Dedicação nas etapas de aprendizagem dos conteúdos; - Assiduidade e participação |
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OUTRAS |
Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação I – Reconhecimento de Tríades em Estado Fundamental |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
06/08/2024 |
x |
20/08/2024 |
||||
Avaliação II – Reconhecimento de Tríades com inversões |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
27/08/2024 |
x |
03/09/2024 |
||||
Avaliação III - Reconhecimento de Tétrades Em estado Fundamental – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta. |
3 |
x |
x |
x |
0.5 |
17/09/2024 |
x |
24/09/2024 |
||||
Avaliação IV - Reconhecimento de Tétrades com inversões – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta. |
4 |
x |
x |
x |
0.5 |
08/10/2024 |
x |
15/10/2024 |
||||
Avaliação V – Leitura de Clave |
5 |
x |
x |
x |
1.0 |
29/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação VI – Ditado Melódico |
6 |
x |
x |
x |
1.5 |
05/11/2024 |
x |
12/11/2024 |
||||
Avaliação VII – Ritmo |
7 |
x |
x |
x |
2.0 |
19/11/2024 |
x |
03/12/2024 |
||||
Avaliação VIII – Solfejo Tonal |
8 |
x |
x |
x |
1.5 |
19/11/2024 |
x |
03/11/2024 |
||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BRUCE BENWARD E TIMOTHY KOLOSICK. PERCEPÇÃO MUSICAL - PRÁTICA AUDITIVA PARA MÚSICOS. Editora UNICAMP |
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2 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8. |
|||||||||||
3 |
LIMA, Marisa R. Rosa de; FIGUEIREDO, Sérgio L. F. Exercícios de Teoria Musical: Uma Abordagem Prática. 6. Embraform 2004 ISBN 85-904571-1-7 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ADOLFO, Antônio. Música: leitura, conceitos, exercícios. 1. ed. Revisada. Rio de Janeiro: Lumiar, 2013 |
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2 |
BRISOLLA, Cyro. Princípios de harmonia funcional. 2. ed. São Paulo: Anna Blume, 2006. |
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3 |
MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. 2.ed.rev. Cotia: Ateliê, 2014. |
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4 |
PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: percepção rítmica. v. 1-2. w/CD. Rio de Janeiro: Lumiar, 2001. |
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5 |
SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. 2. ed. Rio de Janeiro: Musimed, 2003. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |