PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Patrick Mota Schuermann |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Educação Musical e Escola |
0-20082 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Música como área de conhecimento na escola. Inserção do acadêmico no contexto de espaços educativos. Revisão bibliográfica, seleção e organização de conteúdos, procedimentos e avaliação. Escolha e adaptação de repertórios. Articulação entre as teorias da educação musical e a prática pedagógica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover estudos sobre a prática pedagógica do educador musical no contexto escolar. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender a música enquanto área do conhecimento cientifico e escolar. Ampliar a referencial teórico no campo da educação musical. Provocar experiências do contexto escolar para o educador musical. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da proposta de trabalho e da ementa. |
2 |
2 |
Panorama do ensino de música na educação básica no Brasil. Abordagem de textos complementares de referencia. |
8 |
3 |
Revisão bibliográfica sobre propostas curriculares de ensino de música. |
6 |
4 |
Sistemática de avaliação em educação musical na educação básica e espaços informais de educação. |
6 |
5 |
Avaliação 1 e Recuperação da Avaliação 1 |
6 |
6 |
Elaboração de projetos de intervenção com atividades de educação musical. |
4 |
7 |
Organização de conteúdos e repertório nas atividades culturais complementares. |
2 |
8 |
Devolutiva dos projetos de intervenção de práticas pedagógicas em educação musical na educação básica. |
4 |
9 |
Avaliação 2 e Recuperação da Avaliação 2 |
2 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos de educação musical relacionados com a educação. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Críticas de entender o contexto do ensino de música na educação básica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, participação e no respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
|||||||||||
OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
|
|
|
|
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
|
|
|
|
4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Papirus 2003 |
|||||||||||
2 |
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. Porto Alegre Livraria Sulina Editora 2010 |
|||||||||||
3 |
TAKATSU, Mayra Mika. Artes, educação e música. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522123735. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
Música na escola. |
|||||||||||
2 |
HOWARD, Walter. A música e a criança. São Paulo: Summus, 1984. 121 p. (Novas buscas em educação, 19). |
|||||||||||
3 |
PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2020. ISBN 978-85-205-0734-6. |
|||||||||||
4 |
PONSO, Caroline Cao. Música em Diálogo: Ações Interdisciplinares na Educação Infantil. Porto Alegre Sulina 2008 |
|||||||||||
5 |
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003. 128 p. ISBN 8516039072 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |