Uniplac - Graduação - Música - Educação Musical e Escola - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Patrick Mota Schuermann


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Educação Musical e Escola

0-20082

2

40


EMENTA

Música como área de conhecimento na escola. Inserção do acadêmico no contexto de espaços

educativos. Revisão bibliográfica, seleção e organização de conteúdos, procedimentos e avaliação.

Escolha e adaptação de repertórios. Articulação entre as teorias da educação musical e a prática

pedagógica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Promover estudos sobre a prática pedagógica do educador musical no contexto escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender a música enquanto área do conhecimento cientifico e escolar. Ampliar a referencial teórico no campo da educação musical. Provocar experiências do contexto escolar para o educador musical.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da proposta de trabalho e da ementa.

2

2

Panorama do ensino de música na educação básica no Brasil. Abordagem de textos complementares de referencia.

8

3

Revisão bibliográfica sobre propostas curriculares de ensino de música.

6

4

Sistemática de avaliação em educação musical na educação básica e espaços informais de educação.

6

5

Avaliação 1 e Recuperação da Avaliação 1
Seminário intervenções e avaliação em música: reflexões e práticas

6

6

Elaboração de projetos de intervenção com atividades de educação musical.

4

7

Organização de conteúdos e repertório nas atividades culturais complementares.

2

8

Devolutiva dos projetos de intervenção de práticas pedagógicas em educação musical na educação básica.

4

9

Avaliação 2 e Recuperação da Avaliação 2

2

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de estabelecer sínteses dos processos de educação musical relacionados com a educação.

HABILIDADES

Críticas de entender o contexto do ensino de música na educação básica.

ATITUDES

Pontualidade, participação e no respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente.

OUTRAS

Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

2

A definir

Avaliação 1

4

A definir

x

A definir

Avaliação 2

4

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Papirus 2003

2

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. Porto Alegre Livraria Sulina Editora 2010

3

TAKATSU, Mayra Mika. Artes, educação e música. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522123735.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Música na escola.

2

HOWARD, Walter. A música e a criança. São Paulo: Summus, 1984. 121 p. (Novas buscas em educação, 19).

3

PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2020. ISBN 978-85-205-0734-6.

4

PONSO, Caroline Cao. Música em Diálogo: Ações Interdisciplinares na Educação Infantil. Porto Alegre Sulina 2008

5

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003. 128 p. ISBN 8516039072

obs:

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