Uniplac - Graduação - Música - Libras I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Jourdan Linder Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Libras I

0-18327

2

40


EMENTA

Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico.


OBJETIVO GERAL

Mediar a apreensão de aspectos gramaticais básicos da Libras, levando os/as acadêmicos/as a perceber o status de língua oficial da comunidade surda do Brasil, e a importância da utilização deste idioma nos processos educacionais de surdos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

> Conhecer os fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais, a fim de problematizar a realidade da atual educação de surdos; > Compreender os processos de pensamento e linguagem da pessoa surda, relacionando-os a seu aprendizado; > Valorizar as culturas e identidades surdas nos processos educacionais inclusivos; > Apreender os parâmetros que levam a construção dos sinais da Libras; > Adquirir vocabulário básico em Libras, assimilando a gramática que envolve os sinais estudados.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Fundamentos Históricos e Epistemológicos das Línguas de Sinais:

1.1 Epistemologia das Línguas de Sinais e História da Educação de Surdos

1.2 Filosofias Educacionais

5

2

Surdez e Linguagem:

2.1 Surdez e Bilinguismo: O pensamento e a aquisição da L1 e L2

2.2 Legislação

2.3 Mitos Relacionados à Língua de Sinais.

6

3

Culturas e Identidades Surdas:

3.1 Identidades Surdas: híbridas, de transição, incompletas, flutuantes.

3.2 Culturas Surdas: a comunidade Surda e os artefatos Culturais

6

4

O Sinal e Seus Parâmetros:

4.1 Configurações de Mão;

4.2 Ponto de Articulação;

4.3 Movimento;

4.4 Orientação de Mão;

4.5 Expressão Facial e Corporal.

2

5

Noções Gramaticais e vocabulário básico:

5.1 Alfabeto Manual como empréstimo da Língua Portuguesa.

5.2 Introdução aos números.

5.3 Sinais Interrogativos.

5.4 Pronomes:
5.4.1 Pessoais do caso reto;
5.4.2 Possessivos;
5.4.3 Demonstrativos.

5.5 Advérbios de Tempo.

5.6 Verbos e Adjetivos.

14

6

Prática com Componente Curricular (PCC).
Atividade contemplada na Unidade 5: Elaboração de texto em Libras.

7

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Traduções de frases no Google ClassRoom


Estratégias:Atividades em vídeo de Libras. Aula expositiva-dialogada. Diálogos. Dinâmicas. Dramatização. Elaboração de texto em libras. Estudo em grupo. Interpretações. Mini-escrito. Seminário. Síntese individual escrita. Traduções.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apreensão dos aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais e entendimento dos processos socioeducacionais de surdos.

HABILIDADES

Utilização dos sinais da Libras gramaticalmente fundamentados.

ATITUDES

A avaliação será holística, contemplando inclusive o anseio para que os processos socioeducacionais atinjam o sujeito surdo através da Libras.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2

A definir

Dramatização

1

x

x

x

1

A definir

Mini escrito

1

x

x

x

1

A definir

x

A definir

Seminário

2 e 3

x

x

x

1

A definir

Síntese Individual

2 e 3

x

x

x

1.5

A definir

Tradução Libras-Português

4 e 5

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Atividades de tradução no Google ClassRoom

5

x

x

x

0.5

A definir

Produção de um texto (diálogo) em Libras

5

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GESSER, Audrei. Libras@p0: que língua é essa@p1 crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. 87 p. (Série estratégias de ensino, 14). ISBN 978-85-7934-001-7.

2

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos (org.). Tenho um aluno surdo, e agora@p2: introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014. ISBN 978-85-7600-307-6.

3

SKLIAR, Carlos (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 190 p. ISBN 978-85-87063-17-5.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FERNANDES, Eulalia; FERNANDES, Eulalia. Surdez e bilinguismo. 4. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011. 103 p. ISBN 9788577060047

2

LACERDA, Cristina B. Feitosa de. Intérprete de libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. Porto Alegre: Editora Mediação, 2015. 95p. ISBN 9788577060474

3

LODI, A. C. B. Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

4

LOPES, Maura Corcini. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. Número de chamada: 371.912 L864s

5

QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

obs:

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