PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Andre da Silva Chiomento |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Harmonia IV |
0-18330 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons; acordes com tensões e acordes alterados; elementos modais. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias e modulação. Harmonização de melodias e arranjos simples. Desenvolvimento da percepção harmônica. |
OBJETIVO GERAL |
Dominar as regras e conceitos básicos do sistema tonal. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Sistematizar os conhecimentos relativos aos acordes de três e quatro sons (estrutura, estado, tipo, classificação); - Desenvolver a percepção musical das tríades e tétrades quanto ao modo, tipo e função harmônica do acorde; - Sistematizar os conhecimentos sobre encadeamento de acordes, condução de vozes; - Desenvolver os conhecimentos sobre o sistema tonal a partir do estudo das tríades e tétrades diatônicas pertencentes a escala maior e menor e do estudo das funções harmônicas atribuídas aos graus das escalas maiores e menores. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Tétrades Diatônicas |
6 |
2 |
Funções Secundárias – Dominantes Secundárias |
6 |
3 |
Modulação |
6 |
4 |
Empréstimo Modal e Modos Diatônicos |
6 |
5 |
Vocabulário Harmônico aplicado a Música Popular |
8 |
6 |
Harmonização de Melodias |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX/ARM/EX |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Internalização das técnicas de harmonização e condução de vozes. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Aprimorar a percepção e análise crítica dos resultados práticos e teóricos. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; - Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem do conteúdo. |
|||||||||||
OUTRAS |
Datas podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Teórica I |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
4.0 |
25/09/2024 |
x |
09/10/2024 |
||||
Avaliação II |
4, 5 e 6 |
x |
x |
x |
4.0 |
20/11/2024 |
x |
27/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GUEST, Ian. Harmonia: método prático. 2. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010. 143 p. ISBN 978-85-7407-333-0. |
|||||||||||
2 |
HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. São Paulo: Irmãos Vitale, 1949. 127 p. ISBN 978-85-7407-045-2. |
|||||||||||
3 |
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: UNESP, 2011. 579 p. ISBN 978-85-393-0174-4. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BRISOLLA, Cyro. Princípios de harmonia funcional. 2ª ed. São Paulo: Anna Blume, 2006. |
|||||||||||
2 |
CHEDIAK, Almir. Harmonia & Improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas. Vol 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006 |
|||||||||||
3 |
MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. 2.ed. Cotia: Ateliê, 2002. 452 p. ISBN 8574801097 |
|||||||||||
4 |
RINALDI, Arthur. Harmonia: um tratado sobre a prática tonal, suas expansões e adaptações. Santa Maria,RS: Ed. UFSM, 2023. Recurso online. |
|||||||||||
5 |
SCHOENBERG, Arnold. Funções estruturais da harmonia. São Paulo: Via Lettera, 2004. 218 p. ISBN 85-86932-90-6. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |